Informes - GERAIS

Quatro dicas para o bebê ter um sono tranquilo

23 de Janeiro de 2023

Cerca de 30% das crianças apresentam dificuldades para dormir, mas algumas práticas aceleram esse processo

Foto: Hu Chen/Unsplash

A chegada de um bebê é um momento repleto de descobertas. Logo nos primeiros meses de vida, há uma série de desafios — e um deles pode, literalmente, tirar o sono dos pais. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), entre 20% e 30% das crianças podem apresentar dificuldade na hora de dormir e despertares noturnos frequentes, resultando em choros constantes e irritabilidade durante o dia.

Conforme alerta a National Sleep Foundation, a qualidade do sono durante a infância é tão importante quanto a alimentação e pode impactar diretamente no desenvolvimento infantil. A recomendação da SBP é que bebês de até um ano durmam de 13 a 16 horas por dia, incluindo o sono noturno e as sonecas. Apesar da orientação, muitos pais enfrentam dificuldades para fazer com que os pequenos descansem o tempo necessário.

Tendo atenção a alguns detalhes, é possível garantir um sono tranquilo para os bebês. O conforto do quarto, o preparo para a hora de dormir, a rotina e a posição de descanso podem ajudá-los a relaxar melhor.

Atente-se ao quarto e aos móveis

Um ambiente arejado, limpo, com janelas bem posicionadas, boa corrente de ar, móveis confortáveis e iluminação adequada é a melhor escolha para o repouso da criança. Por esse motivo, é importante que os responsáveis pensem nesses detalhes ainda durante a gestação.

Cabe ressaltar que, segundo a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, nos primeiros dias o recomendado é que o bebê durma em seu berço ou moisés no mesmo quarto dos pais, mas não na mesma cama. Certifique-se de que o clima ambiente também esteja preparado para oferecer o conforto necessário durante os primeiros meses de vida.

A partir dos seis meses, ele já pode dormir no próprio quarto.

Um erro frequente de muitos pais é deixar a criança dormir no peito e só depois colocá-la na cama. Descansar em um local e acordar em outro pode assustá-la e prejudicar a qualidade de sono. O ideal é levá-la ainda sonolenta ao berço e interagir com ela até que adormeça.

Com o passar do tempo, o berço pode ficar apertado — é importante que os pais troquem-no por uma cama. A tradicional é uma boa opção, mas há também a cama montessoriana, móvel que promove a independência da criança e que pode ser adaptado ao longo dos anos, acompanhando suas necessidades e fases.

Faça a higienização do sono

A higienização é, segundo o Instituto do Sono, uma série de práticas que buscam preparar o organismo para que o horário de dormir seja relaxante e agradável. Durante a infância, esses hábitos podem ajudar os pequenos a criar uma relação positiva com o sono, obtendo ainda os benefícios que ele pode proporcionar ao desenvolvimento infantil.

Nessa fase da vida, são os pais que vão ter atenção às práticas da higienização do sono — as principais delas dizem respeito ao ambiente. Desligar as luzes do quarto escuro ou deixá-lo com uma luz indireta, controlar a temperatura, desligar os aparelhos eletrônicos, optar por roupas confortáveis e manter o ambiente silencioso são alguns costumes que costumam garantir uma noite tranquila.

Posição também influencia

Algumas posições podem pôr em risco a saúde da criança, favorecendo casos de síndrome da morte súbita — de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), uma das principais causas de óbito de bebês com até um ano.

A recomendação do órgão é deixar que os pequenos durmam sempre de barriga para cima, e não de lado ou de bruços. Além disso, o berço não deve ter travesseiros, bichos de pelúcia, mantas ou cobertores para que ele não corra risco de se sufocar.

Crie uma rotina de sono para o bebê

Adotar uma rotina de horários para a criança também auxilia a garantir um bom descanso. Conforme explica a Sociedade de Pedriatria de São Paulo (SPSP), essa prática prepara emocionalmente para cada momento do dia e ajuda a estabilizar o ritmo de sono.

Para começar, a SPSP orienta que os pais escolham um horário para o bebê dormir e, próximo a esse momento, evitem brincadeiras agitadas e passeios noturnos. Com o passar do tempo, as crianças vão se acostumar com o horário e começarão a adormecer sozinhas, estabilizando o ritmo de sono.

Comentários
Assista ao vídeo