Notícias - Motor

Combustível adulterado: o motor do carro pode estar em perigo

11 de Janeiro de 2023

Com a oscilação nos valores do combustível, muita gente procura postos com preços mais atrativos, mas isso pode ser um perigo

Nos últimos tempos os valores dos combustíveis cobrados nas bombas dos postos têm oscilado muito e isso pode esconder um perigo ao consumidor, com a venda de produtos adulterados. Ao longo de 2022 o governo realizou algumas medidas para diminuir o preço dos combustíveis para o consumidor final, redução de PIS/PASEP, COFINS e ICMS único no território nacional. Outro ponto que contribuiu para essa queda no valor dos combustíveis nas bombas, foi a variação no preço do barril do petróleo no mercado internacional, por manobras comerciais dos Estados Unidos, para pressionar o Oriente Médio e também as pressões exercidas no mercado por conta do conflito entre Rússia e Ucrânia.

O combustível adulterado, seja ele o etanol, a gasolina e até mesmo o óleo diesel, tem uma grande concentração de impurezas, que, durante seu processo de queima no motor, se transformam em resíduos, causando diversos danos mecânicos. No caso da gasolina, a adulteração mais comum é a mistura de uma quantidade de etanol anidro superior aos 27% que são permitidos por lei. Já no etanol (álcool), a alteração ocorre com a mistura também do etanol anidro, mesmo produto que é misturado na gasolina. Já no óleo diesel, o que varia no produto adulterado é a quantidade de enxofre (acima de 10mg/kg no diesel S10 e 500mg/kg no S500).

Geralmente, logo após abastecer o veículo com combustível adulterado é possível perceber alterações em seu funcionamento, como falhas no motor, perda de potência,  dificuldades de partida e ruídos estranhos, mas em algumas situações, o problema pode aparecer algum tempo depois, como o consumo elevado, sinalizações de painel como a luz de injeção eletrônica, grande perda de potência, entupimento dos bicos injetores e filtros, problemas de lubrificação, entre outros. Quando o carro apresentar um desses sintomas, procure imediatamente um profissional mecânico de confiança, pois o tanque precisa ser esvaziado para que o motor não continue sendo abastecido com combustível de baixa qualidade.

O Instrutor Técnico da DPaschoal, Leonardo Tobias, fala sobre os principais sinais que o veículo indica com a utilização de combustível adulterado e o que isso pode acarretar em problemas no motor. “Quando identificado que o veículo foi abastecido com combustível de baixa qualidade e os sintomas forem perceptíveis, é importante procurar um profissional e realizar um diagnóstico no veículo. Hoje em dia não é mais necessário um diagnóstico desmontando o motor e parte do sistema de injeção, é possível realizar essa verificação através de uma micro câmera equipada com uma sonda”, indica Tobias. 

Para diminuir o prejuízo com a utilização de combustível adulterado, é sempre importante solicitar o cupom fiscal no momento do abastecimento, pois ele é o documento que garante a possível utilização de produto em não conformidade com as normas vigentes. Comprovada a existência de combustível adulterado, o posto deve ser acionado para ressarcimento. Caso os responsáveis pelo posto não queiram ressarcir os prejuízos, deve-se procurar o Procon e Agência Nacional de Petróleo - ANP, ou mesmo um advogado, para ingressar com uma ação judicial.

A DPaschoal, possui 123 lojas instaladas em oito estados do Território Nacional, onde além de oferecer uma linha completa de pneus, também disponibiliza, como diferencial, a revisão de segurança gratuita a seus clientes, o que certamente vai ajudar a diagnosticar possíveis problemas no sistema de suspensão dos veículos.

Comentários
Assista ao vídeo