Cultura - Educação

A Noite Americana dos Trapalhões

10 de Janeiro de 2023

Notório e polêmico biógrafo do grupo lança neste final de ano o livro (produção independente) onde entrevistador (Rafael Spaca) e entrevistado (Vitor Lustosa) fazem, em versão nacional e guardadas as devidas proporções, uma espécie de “Hitchcock / Truffaut: entrevistas” brasileiro

Com o objetivo de "consultar o Oráculo", Rafael Spaca propôs ao versátil Vitor Lustosa que respondesse perguntas sobre sua obra e carreira dentro do cinema dos Trapalhões. Nesta conversa Vitor comenta detalhadamente sua produção com o quarteto mais querido do Brasil, falando sobre a concepção de cada obra, a elaboração do roteiro, as circunstâncias, os problemas técnicos, bastidores e a relação com o grupo.

O diálogo entre os dois permite ao leitor acompanhar não apenas a evolução da obra dos Trapalhões, mas a própria história do cinema.

Rafael Spaca é radialista, escritor e documentarista. Tem se notabilizado por estudar o grupo Os Trapalhões por um viés bem singular: apesar da paixão pelo grupo, não esconde as verdades que lhe vem à tona.

Sua primeira obra a respeito do grupo foi ‘O Cinema dos Trapalhões, por quem fez e por quem viu’ (Editora Laços) e lhe rendeu muita visibilidade por conta do ineditismo da pesquisa. No ano seguinte lançou “As HQs dos Trapalhões” (Editora Estronho).

Desde 2018 está produzindo o aguardado e polêmico documentário ‘Trapalhadas sem Fim’ (Nuuma Productions) a respeito dos Trapalhões que Renato Aragão tenta boicotar.

Porém, para aplacar a ansiedade dos fãs do quarteto, está lançando ‘A Noite Americana dos Trapalhões’ que fará qualquer fã que se diz expert na obra trapalhônica ficar de queixo caído.

‘A Noite Americana dos Trapalhões’ é um livro-entrevista de Rafael com o lendário roteirista, assistente de direção, produtor e diretor dos mais emblemáticos filmes dos Trapalhões, Vitor Lustosa. Num bate-papo leve, investigativo e profundo Vitor revela toda a mecânica fílmica do grupo, explicando a respeito do financiamento, bastidores de produção e muitas histórias que os fãs irão se deleitar. O livro ainda tem um depoimento de ninguém mais ninguém menos que Dedé Santana.

A presente produção é um documento único da história do cinema. Uma obra para ninguém botar defeito!

Serviço:

A NOITE AMERICANA DOS TRAPALHÕES

Editora: Publicação independente

Páginas: 330

Valor: 86,90

Link para vendas:

https://loja.umlivro.com.br/Trapalhões?&utmi_p=_Sistema_buscavazia&utmi_pc=BuscaFullText&utmi_cp=Trapalhões

Comentários
Assista ao vídeo