Business -

Vendas do Comércio de Ribeirão Preto crescem 1,56% em dezembro

9 de Janeiro de 2023

Já na comparação com o mês anterior, ou seja, com novembro desse ano, o desempenho de vendas, em dezembro, teve alta de 15,31%; Empregabilidade registra pequena variação positiva apontando para um quadro de estabilidade

Praça XV de Novembro em Ribeirão Preto-SP | Foto: Érico Andrade/ Reprodução

As vendas do Comércio de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 1,56% em dezembro de 2022, na comparação com o mesmo período do ano anterior. É o que aponta o levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista, e CDL Ribeirão – Câmara de Dirigentes Lojistas. No entanto, quando a comparação é feita somente com o mês anterior, ou seja, com novembro de 2022, o desempenho das vendas apresentou crescimento de 15,31%.

Importante destacar que considerando o acumulado das duas datas sazonais que compõem as vendas de fim de ano (Black Friday, em novembro, e Natal, em dezembro), o crescimento de vendas supera a casa de dois dígitos, com alta de 10,31%.

A expectativa inicial dos lojistas de Ribeirão Preto, para dezembro, era de um crescimento de vendas entre 13% e 16%, o que não se confirmou. “Os consumidores, de uma forma geral, se mostraram mais cautelosos do que o esperado. Optaram por garantir a maior parte dos presentes de Natal já na Black Friday, aproveitando descontos e promoções. Depois apenas complementaram as compras, em dezembro, com a segunda parcela do décimo terceiro salário. A palavra de ordem foi ‘economizar’ diante das incertezas geradas pelo cenário político. Além do governo eleito divulgar que adotaria políticas econômicas que foram mal recebidas pelo mercado, o acirramento da tensão político-ideológica ajudou a esfriar o otimismo”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

Empregos
Em dezembro, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no Comércio da cidade, teve pequeno crescimento de 1,11% apontando para uma estabilidade. Para janeiro de 2023, a previsão é de variação negativa com o encerramento do período de festas e a dispensa dos trabalhadores temporários.

Índice de Confiança

Sobre a expectativa dos negócios para o primeiro trimestre de 2023 (de curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL ficou em 2,8 pontos (ante 2,7 pontos, em novembro e 3,3 pontos, em outubro), avaliado como regular.

Considerando a mesma escala, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL para os próximos 12 meses (de longo prazo) ficou em 2,9 pontos (ante 3,1 pontos, em novembro, e 3,4 pontos, em outubro), avaliado também como regular.

Importante observar que, assim como foi detectado junto aos consumidores, o otimismo dos lojistas também vem diminuindo, ainda que comece 2023 em um patamar de regularidade. Estão mais cautelosos também. O Comércio Varejista teme por uma desaceleração da economia ao longo do ano sem dizer que o nome de Fernando Haddad, para o ministério da fazenda, está gerando mais dúvidas do que respostas. Enquanto aguarda maior clareza do cenário, a grande maioria dos lojistas deve segurar alguns investimentos. Infelizmente o processo crescente de recuperação do Varejo após a fase mais restritiva da pandemia de Covid-19 pode ser prejudicado”, finaliza o pesquisador.

Comentários
Assista ao vídeo