Informes - GERAIS

Especialista aponta 10 evidências para você repensar o uso da tecnologia em 2023

6 de Janeiro de 2023

O CEO e Knowledge Officer Marco Marcelino traz algumas reflexões à partir da sua visão de especialista para otimização do uso da tecnologia a favor da produtividade e qualidade de vida.

Com a chegada de cada novo ano, conforme avançamos no tempo, grandes expectativas são depositadas em inovações e avanços na área de TI, ciências e engenharia para solucionar problemas antigos e nos levar a um novo nível tecnológico. No entanto, antes de se frustrar ao esperar que algo digno da ficção cientifica aconteça ou que haja uma revolução tecnológica, cabe uma reflexão sobre uso consciente de tudo aquilo que já temos em mãos.

CEO e Knowledge Officer Marco Marcelino | Foto: Divulgação

Por esse motivo, o CEO da Serinews e Knowledge Officer Marco Marcelino, especialista em tecnologia e segurança digital, elaborou uma lista de utilidade pública, onde enumera dez evidências de que realmente precisamos repensar a forma como fazemos uso da tecnologia neste novo ano de 2023. Confira:

1. Informação de valor no mundo corporativo e IoT: O Brasil tem 21 milhões de empresas e a maioria ainda não conseguiu transformar dados em informação relevante, que seja capaz de criar valor  e definir o sucesso dessas empresas muito alem do lucro. Busque saber como an Internet das Coisas (IoT) pode ajudar a coletar e organizar valiosas informações que o seu negócio gera. Se você for um executivo esse pode ser uma ótima ideia pra evoluir na carreira ajudando a criar valor a médio e longo prazo. Se a estratégia e discussões da sua empresa ou local de trabalho for predominantemente lucro, repense.

2. Pare de procurar por sistemas pensando em salvar e simplificar a sua vida: a tecnologia é excelente sim quando otimiza algo que você já faz de alguma forma e precisa de melhorias no processo. A boa e antiga planilha pode lhe entregar o que você precisa. Use-a para organizar os dados. Se quiser otimizar esse dados e ter uma visão consolidada dos números, invista num curso de B.I. (Business Intelligence). Você pode até usar gratuitamente o DataStudio do Google e conectar suas planilhas de maneira simples. Aprenda mais sobre planilhas e como construir eficientes dashboards (uma tela com resumo visual das informações) através do YouTube ou TikTok. Se estiver escravo de algum sistema que não tem informação relevante capaz de ajudar na sua tomada de decisão, o problema não é a tecnologia, e sim o seu diante dela. De dois passos pra trás e repense.

3. Desenhe o fluxo da sua jornada de trabalho como é hoje: atribua notas sobre a eficiência ou resultados, de 0 a 10 em cada etapa. Você identificará os pontos que precisam de mudanças e atenção. Você pode usar uma antiga tecnologia que são um lápis e um papel ou recorrer ao Funnel analytics. Se o seu desenho de fluxo atual não te leva pros objetivos que você gostaria, mude algumas etapas e repense.

4. Identifique quem são as pessoas do seu Networking:  Revisite as suas redes sociais e analise quem são as suas conexões e como elas podem lhe ajudar no seu objetivo do ano? Se você estiver gastando energia e tempo discutindo com que não pode contribuir com a sua prosperidade, repense.

Foto: Divulgação

5. Em 2022 você investiu dinheiro para aprimorar o seu conhecimento?: Busque por livros, plataformas que ensinam educação na área que você quer se desenvolver. Eventos presenciais e treinamentos específicos sobre a atividade. Evite gastar tempo com promessas de ganhar dinheiro fácil e investir em “gurus” que dizem saber o caminho. Planeje suas escolhas: não somente pelo dinheiro gasto, mas pelo tempo e energia necessária pra consumir esse conteúdo. Tem quem compre livros e não os leia. Se esse é o caso repense.

6. Cuide da imagem do seu negócio: hoje existem tecnologias como o Canva.com que permite melhorar as peças de comunicação em todas as aplicações. De um cartão de visita, folheto, camiseta, vídeo de apresentação. A tecnologia pode ajudar você a construir um kit com todos os materiais essenciais para melhorar o seu posicionamento em 2023. A embalagem daquilo que você entrega, tem que ser percebido. Se não for, repense.

7. Use o email para perguntar ao seu cliente: saiba o quanto ele te indicaria para outras pessoas comprarem o seu produto ou serviço. Peça por email uma nota de 0 a 10. Se as respostas forem de 0 a 6, repense. Você pode saber mais dessas práticas de pesquisa buscando no Google, mais sobre NPS (Net Promote Score)

8. Descubra onde estão os novos e potenciais clientes: através dos perfis de comunidades em redes sociais, e eventos setorizados esse mapeamento é possível. Depois que você esgotar as possibilidades procure por ferramentas de BigData e smartdata. Se você não souber como o seu mercado está se movimentando, repense.

9. Mude rapidamente o que não está dando certo: revisite o seu plano de metas a cada 3 meses. Use a tecnologia da agenda do seu celular ou computador para gerar alertas para essas revisões. Você pode por exemplo ter colocado uma meta pra visitar 10 novos clientes por mês e na primeira revisão descobrir que não realizou nem 3. Assuma o controle sobre aquilo que está dando errado e repense sobre novas formas.

10. Não implante mais burocracias: coloque sistemas e recursos que tragam informação ou experiência agradável para as pessoas. Alimente-se de canais de notícias confiáveis. Instale as aplicações do R7 e compartilhe com quem pode te ajudar. Isso irá fortalecer o relacionamento entre vocês. Repense o uso das tecnologias e o uso do seu tempo diante delas.

Comentários
Assista ao vídeo