Colaboradores - Tânia Voss

Janeiro começa esquentando em 2023

6 de Janeiro de 2023

Monólogo sobre empatia e afeto, com mensagem que reflete sobre todos os seres vivos serem igualmente importantes.

Hoje, dia 06 de janeiro, sexta-feira, às 21 horas, estreia A Hora do Boi no Teatro Poeirinha, monólogo com Vandré Silveira, idealizado pelo ator com texto de Daniela Pereira de Carvalho, a montagem tem direção de André Paes Leme. Com ensaio aberto no dia 05 de janeiro, quinta-feira, o projeto gestado por alguns anos pelo ator, narra a história de Seu Francisco, um tratador e capataz de matadouro que se encontra numa encruzilhada ao criar grande relação de amizade e afeto com Chico, boi nascido e criado sob seus cuidados que, um dia, deverá ser abatido. “Mas uma história real, a fuga de um boi na Bahia, foi determinante para narrativa do espetáculo A Hora do Boi”, declara a autora (aspa completa da autora e do diretor, abaixo).

Precisamos ampliar o entendimento de que todos os seres vivos são igualmente importantes, buscar esse diálogo entre os homens”, reflete Vandré, que foi buscar os escritos e histórias de São Francisco de Assis sobre a natureza dos seres vivos para dar sentido ao espetáculo. Para o homem Francisco, nascido em Assis, na Itália, nos idos do Século XII, ninguém é suficientemente perfeito que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão. Francisco enxergava todos os seres vivos como igualmente importantes e tinha profunda relação com a natureza e os animais.

Seguindo com este ensinamento, a trama apresenta dois personagens: Seu Francisco e Chico, que estabelecem uma ligação afetiva de profunda empatia e amizade, sentimentos que põem em xeque toda a objetividade das funções de Seu Francisco, como um matador de bois. Apegado ao boi, Seu Francisco, apavorado, vê se aproximar a hora do abate de Chico – única criatura em todo o mundo, com a qual estabeleceu um vínculo. Seu Francisco nunca deixou de cumprir ordens. Manso e submisso, abateu centenas e centenas de cabeças de gado a mando dos patrões – sem sentir nada, nem refletir sobre seus atos. A amizade com Chico, entretanto, mudou sua vida. É alguém com significado. Ao seu lado, o boi Chico vive a agonia do condenado, injustamente, no corredor da morte, com a peculiaridade de amar o próprio algoz e depositar, nesse laço de afeto, todas as suas esperanças de salvação.

Vandré Silveira | Foto: Lorena Zschaber

Barão Vermelho lança álbum especial

Está disponível nas plataformas digitais: o disco BARÃO 40, que reúne três dos EPs lançados ao longo de 2022 com o especial de TV e mais a nova versão da clássica balada “Solidão que nada”.

Contando uma versão nova de uma velha história, o Barão Vermelho, hoje composto por Rodrigo Suricato (guitarra, violão e voz), Fernando Magalhães (guitarra e violão), Guto (bateria) e Maurício (teclados e vocais) comemora as quatro décadas com a junção dos monólitos “Clássicos”, “Blues & baladas” e “Sucessos”, gravados ao vivo em um teatro carioca no meio deste ano, em duas noites históricas, à frente de fãs emocionados e recebendo convidados.

Com o sólido reforço de Márcio Alencar no contrabaixo, o Barão pensou, dividiu e rearranjou seu repertório sem respeitar fronteiras muito definidas. Tem pra todo mundo, é o "Barão 40 horas", nas palavras de Maurício. Chama a atenção o clima de sacanag... quer dizer, de camaradagem entre os músicos e seus convidados, do garoto Suri, que integra o Barão desde a saída do fundador Frejat, em 2017, aos fundadores Guto e Maurício, passando pelo gentleman Fernando Magalhães, que começou a acompanhar a banda em 1985, ou seja, viveu 37 destes 40 anos. Também se percebe o brilho nos olhos da banda ao desfiar o repertório, que passeia sem solavancos por quatro décadas.

Entre os clássicos, pipocam "O poeta está vivo", com o solo de guitarra de Fernando; a nova versão de "Meus bons amigos", puxada pelo violão country-blueseiro de Suri, e o peso do instrumental de em canções como "A solidão te engole vivo" e "Tão longe de tudo". Os fãs hard de Barão Vermelho têm para si o repertório de blues e baladas, com "Guarda essa canção" (Dulce Quental/Frejat), do disco "Carne crua", de 1994, e o hino "Down em mim", uma das letras com a assinatura de Cazuza tatuada de forma mais sangrenta: "E as paredes do meu quarto vão assistir comigo/ A versão nova de uma velha história". Suri também comparece com uma composição, a bela e melancólica "Um dia igual ao outro". A presença de Cazuza é nítida por todo o show, mas na parte do blues ela berra, até em “Amor, meu grande amor”, que não é dele (Angela Ro Ro e Ana Terra), mas é, né? Para coroar a coleção, a linda versão de “Solidão que nada”, novinha em folha, com toda a sensibilidade de Suri.

Os "Sucessos" vêm para esmigalhar o que restava dos corações roqueiros. Além de Lucinha, mãe de Cazuza, cantando “O tempo não para”, feliz, com os meninos, o clássico dos clássicos, sucesso dos sucessos, "Pro dia nascer feliz", tem a participação de ninguém menos do que Roberto Frejat – que ainda menciona que a gravação aconteceu no dia do aniversário de Peninha (1950-2016), por décadas brother e percussionista da banda.

Ouça Barão 40 em: https://links.altafonte.com/barao40_deluxe

Barão Vermelho | Foto: Divulgação

Neyde Veneziano apresenta versão contemporânea do Teatro de Revista

Musical da premiada diretora atualiza gênero por meio da diversidade e da inclusão, com drags e sem machismo. Com direção musical de Dagoberto Feliz, tem trilha original de Danilo Dunas, cenário e figurino de Kleber Montanheiro e coreografia de Paula Flaibann. São 18 cenas, 12 atores no palco e músicas inéditas cantadas ao vivo.

Autoridade no assunto Teatro Musical Brasileiro, Neyde Veneziano apresenta resultado de sua pesquisa sobre o formato contemporâneo do gênero Teatro de Revista com a estreia de Revista Babadeira no dia 20 de janeiro de 2023 na sede da Cia da Revista. Sexta e sábado às 21 horas. Domingo às 19 horas. Temporada até 19 de março, entrada gratuita.

Veneziano imprime seu nome também na dramaturgia e direção do espetáculo contemplado na 38ª Edição do Fomento ao Teatro pelo projeto Teatro de Revista Hoje: Uma re-existência. São 18 cenas, todas com músicas inéditas e cantadas ao vivo, 12 artistas no palco – 10 drag queens e dois músicos. Serão 24 sessões a partir de 20 de janeiro, às sextas, sábados e domingos, com entrada franca.

Musical Revista Babadeira | Foto: Alex Santana

Luan Santana anuncia show que marca versão futurista do projeto

Quase um ano e três meses depois de ocupar a Vila Itororó, patrimônio histórico de São Paulo para inaugurar o projeto LUAN CITY com a gravação de um show - álbum que reverberou até em especial de fim de ano, com milhões de plays, views e aplausos, dentro e fora do Brasil - Luan Santana parte para uma versão futurista do título que já ganhou status de franquia.

Vem aí LUAN CITY 2.0, um avanço nas dimensões do projeto, agora pautado por elementos do futuro e pela multiplicação de suas proporções.

O show que marca a gravação de LUAN CITY 2.0 está marcado para acontecer no dia 18 de março próximo, no Estádio do MINEIRÃO, em Belo Horizonte.

É uma evolução musical, cenográfica e inspiracional do LUAN CITY, por isso chamei de 2.0. Evoluímos no sentido das histórias de amor das canções, dos arranjos, do palco e dos efeitos visuais”, sintetiza o artista.

Vai ser um mega show num palco gigantesco que tem uma temática futurista. A evolução está também na passagem do tempo, porque na Vila Itororó, no Luan City, a gente se inspirou na Nova York dos anos 20, no City 2.0, avançamos uns 150 anos, e estamos trazendo uma estética de um futuro utópico, onde as máquinas, a inteligência artificial e os chips fazem parte do nosso cotidiano”, conclui.

Telões de LED, drones, hologramas gigantes, fogos de artifício e posicionamento de câmeras também pedem um planejamento de grandes proporções para contemplar o grande espaço do Mineirão na tela de um futuro DVD, mais um para a coleção do cantor, a fim de honrar o registro de LUAN CITY 2.0. Agora, sob as lentes e comando de Gui Dalzoto, com cenografia do também conceituado Kley Tarcitano.

Sobre o repertório, serão gravadas mais de 25 músicas inéditas, álbum este a ser lançado pela SONY MUSIC a partir de maio de 2023.

Luan Santana | Foto: Divulgação

Show de Sylvia Patricia acontece dia 17

A Cantora e Compositora Sylvia Patricia realiza o SHOW “EXISTE AMOR EM SP – ACÚSTICO" no dia 17 de Janeiro às 20Hs na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, como parte da comemoração, em 2023, de 40 anos do seu primeiro registro fonográfico, o single  “Saia da Minha Vida (Stônica)”, lançado na Bahia, em 1983, e o lançamento de seu trabalho mais recente, o EP Existe Amor em SP.
O repertório traça uma viagem cronológica de sua obra, mesclando as canções mais conhecidas às músicas do novo EP, lançado em 2022, projeto autoral e inédito, gestado e realizado durante o período da pandemia da COVID-19 e que evidencia a pulsação criativa da artista.

Sylvia Patrícia, que no convívio familiar é chamada pelas suas iniciais, SP, brinca com essas letras, fazendo alusão ao trabalho do cantor Crioulo, de quem é admiradora, parodiando o título de sua música Não Existe Amor em SP, onde o artista se refere à cidade de São Paulo.

Em “Existe Amor em SP”, Sylvia Patricia fala de si, usando suas iniciais, e faz reflexões, desabafos, através de suas canções, e, sobretudo fala sobre o amor, ponderando que amar é um ato revolucionário, na medida que liberta e é capaz de transformar e elevar as pessoas a um nível de paz e felicidade que nenhuma outra revolução consegue, sobretudo em tempos difíceis.

O show apresentará, além das músicas marcantes de sua carreira, as novas País, Que País? (Sylvia Patricia), Beat Chic (Sylvia Patricia/Monica Millet), Vinho e Terroir (Sylvia Patricia/Danilo Pinheiro) e C’est la Vie (Sylvia Patricia) em formato intimista.

Sylvia será acompanhada por Alex Mesquita, violão, guitarra, programações e Fernando Macuna, percussão.

Sylvia Patricia | Foto: Divulgação

Gloria Groove encerra melhor ano da carreira e agradece fãs com vídeo de "Sobrevivi"

Cantora lançou um registro especial reunindo bastidores da turnê Lady Leste.

O ano de 2022 foi, sem dúvida, o mais importante da carreira de Gloria Groove. A multiartista levou a era Lady Leste para grandes festivais no Brasil e até em uma turnê pela Europa. O álbum dos sucessos Bonekinha, A Queda, Leilão e Vermelho termina com Sobrevivi, e esta faixa ganhou um registro especial https://youtu.be/5bBEyiIQB-M.

O vídeo reúne bastidores da turnê Lady Leste e a emoção do público ao cantar a música com Gloria Groove e Priscilla Alcantara, convidada para o feat. Em um dos momentos mais marcantes do ano, a cantora subiu ao palco do Lollapalooza 2022 e dividiu os vocais ao lado da nossa Bonekinha!

Gloria Groove | Foto: Divulgação

Findi Quiz de 03 a 06 de fevereiro. Homenageados e filmes clássicos desta semana. Homenagem a grandes nomes.

O apresentador e diretor de programação Evê Sobral homenageia os artistas consagrados do entretenimento e apresenta clássicos nas sessões de filmes da Rede Brasil de Televisão.

A homenagem especial desta semana do apresentador vai para Justin Timberlake, que completou 41 anos, ao Isaac Bardavid por seu falecimento aos 90 anos, Kirk Douglas por seus dois anos de falecimento aos 103 anos e uma homenagem especial ao Carlos Imperial completando 30 anos de falecimento.

Confiram a seleção de shows e filmes da semana de 03 a 06 de fevereiro:

- Quinta, dia 03, Show Da Katy Perry no Quinta Nobre a partir das 21h

- Quinta, dia 03, Bonequinha De Luxo (1961) no Quinta Clássica a partir da 00h

- Sexta, dia 04, Brinquedo Assassino 2 (1990) no Cine Alta Tensão a partir da 00h

- Sábado, dia 05, Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (1967) no Sessão Matinê a partir das 15h

- Sábado, dia 05, Atormentada (2014) (A2) no Cine Rede Brasil Top a partir da 00h

- Domingo, dia 06, Kickboxer 2 (1991) no Sucessos do Cinema a partir das 21h30

Findi Quiz | Foto: Divulgação
Comentários
Assista ao vídeo