O ato de empreender consiste muito mais em apenas ter uma super ideia. É preciso ter planejamento e estratégia para escalar a sua empresa e mantê-la sempre relevante no mercado. Uma ótima forma de conseguir isso é planejando o formato do seu negócio por meio de um plano de negócios.
Foto: Divulgação/ Pexels |
O plano de negócios é uma ferramenta que proporciona organização, clareza e estratégia para iniciar ou alavancar uma empresa.
Quer saber como fazer o plano de negócios para a sua empresa? Então, leia o conteúdo a seguir.
O que é um plano de negócio?
Plano de negócios, também chamado de business plan, é uma ferramenta de gestão e planejamento que descreve o conceito do negócio e os principais tópicos que devem ser definidos antes de abrir uma empresa, como objetivos principais, estratégias, diferenciais de mercado, potenciais consumidores, finanças, etc.
E todos esses itens resultam na viabilidade do negócio, ou seja, se vale a pena ou não dar sequência nesse plano de negócio ou se algo precisa ser adequado antes de realizar o seu devido lançamento.
Para que fazer e qual a importância do plano de negócio?
Um plano de negócio completo e assertivo pode diminuir consideravelmente alguns problemas que aparecerão durante a criação e execução do negócio, exatamente porque, ao elencar todos os principais tópicos que formam a base de uma empresa próspera, é possível antecipar problemas e adequar algumas questões que precisam de lapidação.
E com isso, o empreendedor fica mais confiante e consegue focar em escalar os resultados, e não apenas em apagar incêndio.
Além disso, o plano de negócio proporciona organização de ideias, orientação para expansão, visualização de estratégias, detalhamento de mercado, simulações financeiras, clareza aos envolvidos, inclusive à possíveis investidores, entre inúmeros outros benefícios.
Como elaborar um plano de negócio assertivo?
Existem inúmeras formas e modelos para elaborar um plano de negócio.
Então, para ficar mais claro e objetivo para você, separamos as principais etapas que devem ser incluídas no seu plano:
Diante desses itens, trace cenários otimistas e pessimistas para entender o que pode ser melhorado e também para prevenir possíveis problemas.
Além disso, analise tudo que foi escrito e se pergunte “vale a pena abrir esse negócio”?
Conclusão
Um plano de negócio não é garantia de sucesso, uma vez que o crescimento da sua empresa depende de outros fatores também, como timing e qualidade do produto. No entanto, é um passo a mais para uma empresa organizada, próspera e com propósitos claros.
Então, não menospreze a importância e os resultados oriundos dessa etapa.
E para descrever o tópico “Plano financeiro” do seu plano de negócios, lembre-se que a CashMe pode te ajudar por meio das soluções de empréstimo para empresas.