Business -

Plano de Negócios: o que é e como elaborar o da sua empresa

15 de Dezembro de 2022

O ato de empreender consiste muito mais em apenas ter uma super ideia. É preciso ter planejamento e estratégia para escalar a sua empresa e mantê-la sempre relevante no mercado. Uma ótima forma de conseguir isso é planejando o formato do seu negócio por meio de um plano de negócios.

Foto: Divulgação/ Pexels

O plano de negócios é uma ferramenta que proporciona organização, clareza e estratégia para iniciar ou alavancar uma empresa.

Quer saber como fazer o plano de negócios para a sua empresa? Então, leia o conteúdo a seguir.

O que é um plano de negócio?

Plano de negócios, também chamado de business plan, é uma ferramenta de gestão e planejamento que descreve o conceito do negócio e os principais tópicos que devem ser definidos antes de abrir uma empresa, como objetivos principais, estratégias, diferenciais de mercado, potenciais consumidores, finanças, etc.

E todos esses itens resultam na viabilidade do negócio, ou seja, se vale a pena ou não dar sequência nesse plano de negócio ou se algo precisa ser adequado antes de realizar o seu devido lançamento.

Para que fazer e qual a importância do plano de negócio?

Um plano de negócio completo e assertivo pode diminuir consideravelmente alguns problemas que aparecerão durante a criação e execução do negócio, exatamente porque, ao elencar todos os principais tópicos que formam a base de uma empresa próspera, é possível antecipar problemas e adequar algumas questões que precisam de lapidação.

E com isso, o empreendedor fica mais confiante e consegue focar em escalar os resultados, e não apenas em apagar incêndio.

Além disso, o plano de negócio proporciona organização de ideias, orientação para expansão, visualização de estratégias, detalhamento de mercado, simulações financeiras, clareza aos envolvidos, inclusive à possíveis investidores, entre inúmeros outros benefícios.

Como elaborar um plano de negócio assertivo?

Existem inúmeras formas e modelos para elaborar um plano de negócio.

Então, para ficar mais claro e objetivo para você, separamos as principais etapas que devem ser incluídas no seu plano:

  • Sumário executivo: É o primeiro tópico do plano, mas deve ser preenchido por último, uma vez que funciona como um resumo completo dos demais itens escritos.
  • Descrição do negócio: Contém apresentação dos empreendedores, definição do negócio (CNPJ, enquadramento tributário, capital social, etc) e setor de atuação, explicação da missão da empresa, e demais detalhes um tanto quanto burocráticos.
  • Análise de mercado: Neste tópico, é preciso descrever os itens que são importantes para você conhecer o seu cliente em potencial, além de pontuar como está o mercado no qual você está entrando.
  • Análise de concorrência: Deve ser enumerado os principais concorrentes do seu negócio e quais são seus pontos fortes e fracos.
  • Análise de fornecedores: Todos os possíveis fornecedores para os inúmeros produtos e serviços que serão contratados para o seu negócio rodar devem ser elencados neste tópico, juntamente com os seus valores e condições.
  • Plano de marketing: Deve ser incluso uma descrição dos produtos e serviços que serão oferecidos, seus devidos valores, estratégias promocionais, estrutura de comercialização (canais de distribuição, vendedores, etc), localização para uma possível loja, entre outros itens que influenciam no marketing e que fazem com que o cliente conheça a sua marca.
  • Plano operacional: Descrição do arranjo do empreendimento, o qual inclui como será realizada a comunicação e escopo das áreas, roteiro do negócio, logística, utilização de recursos, locais para a loja/ escritório/ fábrica, etc. Feito isso, deve também ser descrita a capacidade produtiva do negócio.
  • Plano financeiro: Deve incluir toda a parte financeira do negócio neste tópico, iniciando pelo investimento necessário para o início das operações até o capital de giro, que é basicamente o valor necessário para a empresa funcionar. É preciso especificar quanto será gasto e de onde virá o recurso. Além disso, é nesse tópico que deve ser inserido possíveis empréstimos que serão contratados para iniciar ou aumentar o negócio. Se esse for o seu caso, lembre-se que uma das melhores modalidades de crédito para isso é o crédito para empresa, uma vez que apresenta soluções para as maiores dores e oportunidades dos empresários.

Diante desses itens, trace cenários otimistas e pessimistas para entender o que pode ser melhorado e também para prevenir possíveis problemas.

Além disso, analise tudo que foi escrito e se pergunte “vale a pena abrir esse negócio”?

Conclusão

Um plano de negócio não é garantia de sucesso, uma vez que o crescimento da sua empresa depende de outros fatores também, como timing e qualidade do produto. No entanto, é um passo a mais para uma empresa organizada, próspera e com propósitos claros.

Então, não menospreze a importância e os resultados oriundos dessa etapa.

E para descrever o tópico “Plano financeiro” do seu plano de negócios, lembre-se que a CashMe pode te ajudar por meio das soluções de empréstimo para empresas.

Comentários
Assista ao vídeo