Business - Agronegócio

Safra de grãos 2022/2023 em Minas Gerais caminha para novo recorde

13 de Dezembro de 2022

Levantamento da Conab indica alta de 9,8%, com 18,4 milhões de toneladas

Em Minas Gerais, a safra de grãos de 2022/23 caminha para um novo recorde. Segundo o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é de 18,4 milhões de toneladas, um crescimento de 9,8% em relação à safra de 2021/22. Destaque para a produção de soja, que deve crescer 5,4%, alcançando 8 milhões de toneladas. 

O aumento da produção no Estado se deve ao crescimento de 3,9% da área de plantio, que agora alcança 4,2 milhões de hectares. Além disso, também foi registrada alta da produtividade, com expectativa de colheita de 4,3 toneladas por hectare, aumento de 5,7%.

De acordo com o especialista Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, uma das maiores empresas de fertilizantes do país, “mesmo com muitas irregularidades de chuvas durante o ano, a produção total conseguiu se manter. Os plantios e as áreas de cultivo são diretamente afetados pelo clima. É necessário manter pesquisas no radar para se adaptar cada vez melhor às inconveniências que o clima pode gerar nas plantações”, comenta Sodré.

Para a primeira safra de feijão do estado, a estimativa é de um volume de 197,8 mil toneladas, um aumento de 1,4%. Para o algodão, é esperado um aumento de 5,6% na produção, chegando a 116,9 mil toneladas. Já a safra de milho, é estimada queda de 5,9% na produção, que pode chegar a 5,18 milhões de toneladas. 

“Nos últimos anos, o agronegócio brasileiro tem se destacado. Internamente, os Estados vêm protagonizando suas especialidades e técnicas de produção, gerando novos recordes que impactam na nossa visibilidade agronômica internacional. Mantendo o ritmo de investimentos, aprimorando técnicas agrícolas e desenvolvendo tecnologia, como o manejo, controle de pragas e doenças e a utilização de fertilizantes líquidos, continuaremos produzindo alimentos em alta performance pelos próximos anos”, conclui Sodré.

Comentários
Assista ao vídeo