Informes - GERAIS

Bilionária Mackenzie Scott doa 4 milhões de dólares para a Laboratória

13 de Dezembro de 2022

Depois de um rigoroso processo de avaliação, a filantropa decidiu investir na organização que trabalha há mais de 8 anos para diminuir a diferença de gênero no crescente setor de tecnologia da América Latina

A Laboratória já formou quase 3.000  mulheres e 85% delas trabalham no setor de tecnologia

Dona de uma fortuna que ultrapassa os 55 bilhões de dólares, a advogada e escritora americana Mackenzie Scott escolheu a Laboratória para receber um aporte financeiro de 4 milhões de dólares.  A organização de impacto social tem como missão formar mulheres que não tiveram a oportunidade de trilhar um caminho profissional, preparando-as para iniciar carreiras transformadoras no crescente setor de tecnologia. A organização já formou cerca de 3.000 mulheres e já empregou, nos últimos dois anos, mais de 85% das graduadas em centenas de empresas do continente, incluindo bancos, startups e grandes empresas.  Com essa doação, a filantropa apoiará a missão da Laboratória de reduzir a diferença de gênero existente neste setor e, assim, transformar a vida de milhares de mulheres na América Latina.

A escolha pela Laboratória não foi ao acaso. Após um processo de avaliação bastante rigoroso, em que o modelo de impacto da Laboratória foi analisado de forma criteriosa, Scott, que participou do processo de criação da Amazon e é ex-mulher de Jeff Bezos, decidiu apoiar a organização liderada por Mariana Costa Checa, empreendedora social peruana que já foi reconhecida por Barack Obama e pelo MIT como uma das empreendedoras latinoamericanas mais inovadoras. 

A Laboratória foi fundada em 2014 com o objetivo de formar mulheres que buscam melhores oportunidades profissionais para começarem uma carreira na área tech. Este é um setor em que 48% das vagas não são preenchidas por falta de profissionais e, devido a estereótipos de gênero muito enraizados e outras barreiras, as mulheres seguem sendo minoria.

Aproveitando essa demanda de mercado, o empreendimento social se dedica a trabalhar para que o crescimento do setor tech represente mais e melhores oportunidades para as mulheres da América Latina. Até o fim de 2022 mais de 3.000 mulheres terão se formado no bootcamp da Laboratória, que tem como uma de suas principais características a alta taxa de empregabilidade. 

No ano de 2021, por exemplo, 90% de suas graduadas conseguiram um emprego na indústria tech após o curso, com um salário médio de 1.000 dólares mensais, um salto significativo em relação à sua renda anterior e em uma área onde elas terão a oportunidade de continuar crescendo. A Laboratória hoje conta com operações no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru, e tem sido fonte de talento para mais de 1.100 empresas na América Latina e no mundo, contribuindo para o avanço significativo da diversidade no setor. Além disso, para continuar ampliando seu impacto, a organização está construindo a Laboratoria+, uma iniciativa que busca acelerar o crescimento profissional de mulheres que já atuam no setor de tecnologia para que possam chegar ao topo e influenciar seu futuro.

“Receber esta doação é um enorme reconhecimento e incentivo ao nosso impacto. Estamos nos preparando para escalar de maneira significativa e chegar a muitas outras mulheres em cada canto da América Latina. Essa doação é essencial para que isso seja possível. Queremos garantir que mais mulheres possam trabalhar com tecnologia e, desta forma, fazer parte da construção do futuro da América Latina”, afirma Regina Acher, cofundadora da Laboratória no Brasil.

Em 2019, Mackenzie Scott prometeu dar seu dinheiro "até que o cofre esteja vazio" e, até agora, já doou a diversas instituições do mundo inteiro, incluindo organizações que apoiam direitos das mulheres, igualdade LGBTQ+ e esforços para combater as mudanças climáticas e as desigualdades raciais. A doação feita para a Laboratória não tem restrições, pois a ideia é que a organização, com sua experiência e conhecimento, possa investir o fundo da maneira que considere mais adequada e estratégica para impulsionar seu crescimento.

“Desde que começamos a Laboratória, nos propusemos a criar um programa de qualidade de ponta para nossas estudantes, que lhes desse o acesso, a motivação e as ferramentas necessárias para construir um futuro brilhante em uma área cheia de oportunidades. Hoje nos dá muito orgulho ver que essa é uma realidade: as graduadas estão mudando a cara do setor de tecnologia da América Latina e inspirando a próxima geração de mulheres a sonhar grande. Compartilhamos essa conquista com as empresas que apostam nos talentos da Laboratória e com os parceiros que têm apoiado o nosso crescimento ao longo dos anos, que agora, com orgulho, incluem a Mackenzie Scott. Esta doação nos permitirá construir e sonhar a longo prazo, lembrando-nos que a Laboratória veio para ficar, assim como as mulheres na tecnologia”, finaliza Mariana Costa.

Sobre a Laboratória

A Laboratória capacita as mulheres para terem um futuro melhor e para desenvolverem uma carreira transformadora em tecnologia. Para cumprir nossa missão, oferecemos um bootcamp em que desenvolvemos habilidades técnicas e socioemocionais para que essas mulheres comecem uma carreira na área tech. Conectamos as graduadas com oportunidades de emprego de qualidade no setor e temos uma comunidade vibrante de graduadas que se apoiam mutuamente no crescimento de cada uma para que se tornem futuras líderes na América Latina. Mais de 2.800 mulheres já passaram pelo bootcamp da Laboratória no Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru e cerca de 85% conseguem um emprego na área tech após o bootcamp.

Comentários
Assista ao vídeo