Como aprender a falar inglês? Simples! Praticando o idioma o máximo que conseguir. Mas e se eu não tiver tempo?
Foto: Divulgação |
Bom, se você quer aprender a falar inglês fluente terá que dedicar pelo menos alguns minutos do seu dia aos estudos. Mas calma, com um pouco de disciplina e algumas dicas é possível aprender a falar inglês do zero e evoluir gradualmente.
Veja agora as melhores dicas para quem está começando seu aprendizado de idiomas:
1) Comece pelo básico
Vocabulário, gramática e pronúncia. Não dá para escapar desses três pilares. Mesmo porque, se você não conhece as regras gramaticais da língua inglesa, como vai se arriscar a falar inglês?
E se você está começando a aprender inglês pode estar se sentindo ainda mais perdido. Afinal, por onde começar?
Primeiramente, é preciso fazer um teste de nivelamento para saber seu nível de conhecimento no idioma. Conhecer os níveis de inglês é imprescindível para começar do jeito certo. Por quê?
Porque se você começa a aprender inglês em um nível inadequado, duas coisas podem acontecer:
Então, a melhor forma de começar é fazendo um teste de nível de inglês, ok? Certo! Descobri meu nível de inglês, e agora?
2) Pratique o idioma com falantes nativos
Quando se trata de aprender a falar inglês, praticar o Speaking é essencial. Por isso, se você deseja melhorar suas habilidades em inglês, procure praticar com falantes nativos.
Conversar regularmente com nativos de inglês fará você se sentir mais confortável com o idioma e melhorar suas habilidades de fala. Além disso, você ouvirá diferentes sotaques e aprenderá sobre novas gírias e expressões idiomáticas.
Por outro lado, pode ser difícil encontrar oportunidades para praticar com nativos no idioma, já que não vemos muitos nativos em inglês por aqui, não é mesmo?
Você também pode fazer um intercâmbio para um país que tem o inglês como língua materna. No entanto, isso representaria um alto investimento de tempo e dinheiro.
Por isso, a próxima dica é o que eu chamo de solução ótima. Primeiro, porque é prático, segundo, porque é efetivo e terceiro, porque é um excelente investimento:
3) Invista em um curso de inglês online
Se você quer atingir a fluência em inglês, sem precisar gastar uma fortuna com um intercâmbio, eu diria que investir em curso de inglês online é um excelente negócio. Veja a seguir alguns benefícios de estudar inglês online:
Outra forma de aprender a falar inglês é mergulhando de cabeça no idioma:
4) Pratique inglês todos os dias
A melhor maneira de aprimorar suas habilidades na língua estrangeira é praticar todos os dias. Tudo bem, a gente sabe que com a correria do dia a dia, isso não é uma tarefa fácil.
Mas incluir o inglês na sua rotina é perfeitamente possível. E você pode fazer isso enquanto assiste sua série favorita. Veja só:
Áudio original e legendas em inglês sempre que puder
Assistir filmes e séries em inglês é uma ótima maneira de aprender o idioma nativo. E fique tranquilo se não conseguir entender tudo de primeira. O importante é treinar o seu ouvido e aprender o jeito certo de pronunciar as palavras.
Se você não tem muita paciência para assistir um filme inteiro, pode começar com vídeos com áudio em inglês mais curtos. É possível ativar as legendas e acompanhar o conteúdo.
Leia textos, livros e notícias em inglês
Ler livros em inglês é ótimo para treinar a leitura e, de quebra, ampliar o seu vocabulário no idioma. Mas atenção, a escolha do livro faz toda diferença na hora de usar esse recurso para aprender inglês.
Por isso, escolha um livro de inglês básico que fale de um tema do seu interesse. Assim, a chance de você continuar a leitura até o fim é maior. Se você é fã de Harry Potter, por exemplo, comece por ele!
Outra forma de aprender a falar inglês é ouvir os noticiários internacionais. Além de você ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo, pode aprender novas expressões em inglês e treinar o listening!
Baixe um aplicativo grátis para aprender inglês
Eu tenho certeza que se você entrar agora na loja de aplicativos do seu celular vai encontrar um aplicativo ideal para aprender inglês. Por que não experimentar?
Essa é uma forma de criar o hábito de aprendizagem natural pelo idioma. Afinal, nós acessamos nossas redes sociais várias vezes ao dia, e se você usasse esse tempo para investir no seu crescimento pessoal?
E a nossa última dica é praticar muito, porque melhor do que aprender inglês sozinho é compartilhar esse aprendizado:
5) Foque na conversação
Como falamos no começo do artigo, quanto mais exposição você tiver ao idioma, melhores serão suas habilidades. Vale contar com a ajuda de amigos, simular conversas fictícias na sua cabeça. Só não vale ter vergonha de falar inglês.
Outra oportunidade de praticar a pronúncia e acelerar o aprendizado é fazer aulas de inglês com foco na conversação. A ideia dessa aula é justamente fazer o aluno soltar o verbo e usar o seu conhecimento em inglês para praticar.
Você até pode praticar o idioma sozinho, mas em grupo, você evolui muito mais rápido. E não se preocupe em cometer erros, errar faz parte do processo de aprendizado de inglês.Continue praticando e você estará falando inglês como um nativo em pouco tempo!