Informes - GERAIS

O impacto da música na sua vida

22 de Novembro de 2022

Por Camila Piva

A importância da  música no bem estar do ser-humano

A música pode ser uma ferramenta que ajuda muito no intelectual do ser humano, tanto das crianças, quanto dos adultos. Ela pode ser efetiva, por exemplo, no trabalho de coordenação motora, na cognitiva, atenção, memorização e também na parte afetiva.

Cristina Soares trabalha com música e musicalização há mais de 30 anos. Começou a aprender piano aos cinco anos e se formou com dezoito anos no conservatório. Sua formação é erudita, mas dá aulas para todas as idades e estilos musicais. 

“Eu acredito que quanto mais cedo a gente aprende música,  desenvolvemos várias possibilidades como disciplina.”

Jany Cabanas, também trabalha com música. Ela dá aulas com instrumentos, como violão, guitarra, e ukulele, além das aulas de canto e musicalização infantil. 

“Acredito que o trabalho com as aulas de música é muito além de tocar um instrumento em si ou somente aprender música.” Ela comenta que a música também é uma terapia e não limita a idade, além de ter o poder de trazer bem estar emocional. 

Terapeutas modernos, depois de longas pesquisas, confirmam a importância da música desde muito cedo: ela pode proporcionar ápices de entrosamento entre crianças e entreter todos.

Cristina mostra também como a música é importante na vida das crianças. “Estudos apontam que quando a criança aprende música ela desenvolve muito mais essa parte sensorial, perceptiva rítmica de coordenação, atenção, concentração, socialização, do que fazendo esporte, aprendendo idiomas e tendo aulas de computação.”

A música está sempre presente na vida das pessoas, na televisão, em um restaurante, ou na internet. Com o avanço da tecnologia ela consegue  chegar ao ouvido de todos.

A música já existia na Pré-História, seja como forma de comemoração e de alerta ao perigo. Já na antiguidade, era utilizada principalmente na Grécia como uma manifestação de arte, tanto que sua nomenclatura decorre da palavra mousikês que significa a “Arte das Musas,” filhas de Zeus e protetoras da arte, como forma de cultura.

Muitas vezes a música já é introduzida na vida do ser humano quando bebê. Este já é ouvido e reage a estímulos de sons quando está na barriga da mãe. Tanto que quando ele nasce muitas vezes já reconhece sua voz. Nas canções de ninar o bebê já tem o primeiro contato com a música. 

“Eu acredito muito nos benefícios da música desde a fase que a mãe está grávida, como também na fase em que a criança tem 8,9,10 meses,” diz Cristina Soares.

Comentários
Assista ao vídeo