Cultura - Fotografia

Sonhos no Ar Parque São Rafael: evento de encerramento gratuito para 1.300 pessoas

16 de Novembro de 2022

O público poderá ver de perto o resultado das oficinas em uma exposição das melhores fotografias e contemplar as esculturas, grafites e outras intervenções feitas no espaço público. Além disso, o evento será repleto de apresentações e atividades artísticas

Promover discussões sobre cidadania e a necessidade de cuidarmos do espaço público comunitário é um dos principais objetivos do projeto “Sonhos no Ar”, que ministra oficinas de grafite, fotografia e escultura para moradores do Parque São Rafael, na capital paulista. 

As atividades gratuitas incluíram palestra sobre fotografia e cultura maker, oficina de fotografia, oficina de escultura cenográfica e oficina de grafitagem para moradores do Parque São Rafael. 

Agora, ao final de todas as atividades, acontece o Evento de Encerramento do projeto na Praça do Costinha, no dia 26 de novembro, de 11h às 17h. Na ocasião, a comunidade poderá ver de perto o resultado das oficinas em uma exposição das melhores fotografias e ao contemplar as esculturas, grafites e outras intervenções feitas no espaço público. Além disso, o evento será repleto de apresentações e atividades artísticas.

O projeto ‘Sonhos no Ar’ é uma ação cultural idealizada pela Numen Produtora, que conta com o patrocínio da Braskem e apoios das Prefeituras de Mauá, Santo André e São Paulo (por meio da Subprefeitura de São Mateus). A iniciativa é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.

As atividades trazem, além de conteúdos introdutórios e conhecimentos técnicos de cada linguagem, a vivência e o aprendizado a respeito da importância da reciclagem, do descarte correto de resíduos e do cuidado com o espaço público. Também serão trabalhados saberes de caráter subjetivos, como o desenvolvimento da autonomia, o sentimento de pertencimento à comunidade e o trabalho em equipe.

Sobre a Numen Produtora

A Numen Produtora foi criada em 2016, na cidade de Campinas/SP. Trata-se de uma produtora cultural especializada em projetos de artes visuais elaborados para impactar a vida de pessoas e comunidades por todo o Brasil. Seus projetos são viabilizados pelo ProAC/ICMS (Programa De Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e pela Lei de Incentivo à Cultura (“Lei Rouanet”) e são adaptados para demandas sociais próprias à realidade brasileira.

Todos os projetos culturais da Numen Produtora estão alinhados aos 17 ODS (objetivos de desenvolvimento social da ONU). As principais temáticas abordadas nos projetos são sustentabilidade, capacitação profissional, ocupação do espaço público e empoderamento feminino, utilizando a cultura como ferramenta para desenvolver ambientes transformadores.

Serviço

Evento de encerramento

Local: Praça do Costinha

Público: 1300 pessoas 

Horário: das 11h às 17h

Dia do evento: 26/11/2022 (sábado)

Comentários
Assista ao vídeo