Informes - GERAIS

Saiba quanta cafeína você pode consumir com segurança

16 de Novembro de 2022

A cafeína é encontrada quase em todos os tipos de bebidas, incluindo refrigerantes, chás e chocolates. Embora seja possível tolerar uma pequena quantidade de cafeína por dia, consumir demais pode trazer alguns efeitos colaterais não desejados para a saúde.

Foto: Divulgação/ Freepik

Antes de começar qualquer trabalho, desde revitalizar pintura queimada até trabalhar de home office, é necessário levar em consideração que a cafeína pode aumentar a pressão arterial e acelerar o metabolismo a ponto de alterar os batimentos cardíacos.

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e a cafeína que está presente nesse grão é responsável por proporcionar um maior nível de atenção.

Contudo, segundo o Ministério da Saúde, a cafeína estimula os nervos centrais e pode provocar alterações na pressão sanguínea, na frequência cardíaca e na respiração.

De qualquer forma, já faz parte da cultura contemporânea utilizar uma máquina de café expresso com moedor profissional para começar o dia. De maneira que o mais importante é aprender a controlar o uso do café durante o dia.

Se consumido em excesso, contribui para a diabetes, aumenta o risco de ataques cardíacos e deriva em alterações comportamentais no longo prazo.

Quantas gramas de cafeína é seguro ingerir?

A cafeína é um estimulante natural encontrado no café, chá e bebidas energéticas. Seus efeitos podem ser sentidos após a ingestão de até 50 mg de cafeína quando consumida em jejum.

Para a maior parte da população adulta, é seguro ingerir até 400 miligramas de cafeína diariamente. Essa é a quantia presente em aproximadamente cinco xícaras de café ou duas latas de bebidas energéticas.

O consumo exagerado de cafeína pode causar dependência e prejudicar a saúde do coração e dar crises de enxaqueca.

O café é uma bebida energética que deve ser consumida com moderação. E quando se fala em consumir café, não trata-se apenas do café solúvel.

Existem outros produtos que contêm cafeína, como o chocolate e o chá verde, que podem ser incluídos na dieta diária com restrição à cafeína.

Dessa forma, é necessário respeitar o limite de até 400 mg de cafeína por dia para não se preocupar com as consequências.

Pequenas franquias lucrativas podem vender muito café ao aproveitar a influência cultural que o produto traz para o mundo.

O que influencia na quantidade de cafeína?

Uma dose de café contém entre 60 a 180 mg de cafeína, mas é possível notar que os efeitos dependem do peso corporal, sexo, idade, dieta e atividade física.

Por exemplo, se um funcionário de uma limpeza industrial pesada tomar a mesma quantidade de café que outro funcionário, ambos podem ter efeitos distintos por causa das particularidades corporais de cada um.

Ademais, como a cafeína é uma substância que é encontrada em muitos produtos além do café, às vezes as pessoas ultrapassam os limites de ingestão de cafeína mesmo sem perceber as micro doses que ingerem durante o dia.

Como a cafeína age no corpo humano

Em suma, a cafeína age no corpo como um estimulante e é responsável pelo aumento da atividade cerebral.

Ela age nos centros nervosos e tem efeito sobre as funções dos órgãos vitais, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Sendo assim, o abuso do café pode resultar em problemas de saúde passíveis de revisão pela perícia trabalhista e previdenciária.

Um dos mecanismos de ação da cafeína é reduzir os níveis de adenosina, que é um neurotransmissor intracelular que reduz a atividade cerebral. Com isso, a cafeína estimula o sistema nervoso central, o que resulta na atividade e desempenho de tarefas.

A coisa mais importante a ter em mente é que as pessoas reagem diferentemente à cafeína. Então, para saber o quanto é seguro para se ingerir, deve-se levar em conta o peso, idade, se é fisicamente ativo e se existe alguma limitação médica.

É fundamental saber que a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central. Uma dose única de 240 mg de cafeína, que é equivalente a quatro vezes um copo de café razoável, já induz os efeitos necessários a ponto de não passar dos limites na cafeína.

A pesquisa publicada no periódico científico Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que a cafeína age sobre a enzima AMPK, o que tem o efeito de acelerar o metabolismo.

A cafeína contida em uma xícara de café tem a capacidade de promover essa ação durante pelo menos quatro horas. No entanto, ela não parece ter qualquer efeito sobre os níveis de insulina.

Estudos mostraram que ingerir cafeína pode acelerar o metabolismo, mas ainda não foi possível definir se acontece de forma permanente ou temporária.

Quem deve moderar na ingestão de cafeína

Para as pessoas com hipertensão ou que possuem outras doenças graves, a cafeína pode causar sérias consequências. Para aqueles que sofrem com esses problemas, o consumo excessivo de cafeína pode levar até à morte.

A cafeína é um composto encontrado em diversos alimentos, inclusive na erva-mate, café, chá preto, guaraná e cacau. Alguns estudos têm correlacionado o consumo da cafeína com a doença de Parkinson e mal de Alzheimer.

A cafeína tem como função estimular o cérebro, aumentando a percepção de movimento. Ela também pode influenciar na quantidade de glicose no sangue, o que pode causar desequilíbrios.

Dessa forma, quaisquer pessoas que apresentem tais problemas devem consultar um médico para que possam fornecer orientações profissionais sobre o comportamento particular do corpo com o café.

Somente com auxílio profissional é que se torna possível fazer o monitoramento eletrônico por câmeras para compreender como o corpo de cada um reage à substância.

Os benefícios da cafeína

A cafeína é um composto químico encontrado naturalmente em frutas, arbustos, legumes e chás, enquanto também é produzido por alguns insetos.

Preparar a cafeína é algo que tem sido uma parte da vida de muitas pessoas por muitos anos, sendo construída com a história de muitas comunidades.

Infelizmente, muitas pessoas ainda possuem diversas dúvidas se a bebida é boa ou não para o organismo. Afinal, assim como foi mencionado, o café é o produto da bebida de maior consumo no mundo.

Além de ser um dos atributos mais familiares do homem moderno, ele também traz uma série de diversos benefícios para a saúde.

Como visto anteriormente, a cafeína é um composto químico que é encontrado em alguns alimentos, como café, chá e guaraná.  E por ser um grão natural, ela tem a capacidade de:

  • Diminuir a fadiga mental;
  • Melhorar o desempenho físico;
  • Aumentar o desempenho mental;
  • Auxiliar na perda de peso.

Assim, seja no centro da cidade procurando por etiquetas adesivas kraft ou seja na mesa de trabalho, a cafeína está presente no dia a dia da sociedade moderna e por isso é necessário saber como consumi-la com consciência.

Considerações finais

A cafeína é responsável por gerar um efeito estimulante no cérebro. Ela pode ser encontrada em diversos produtos, como alguns medicamentos, chás, bebidas energéticas, refrigerantes ou na erva-mate.

O café e os produtos derivados da cafeína são muito comuns em diversas culturas e ambientes, sendo comuns para uma empresa terceirizada copeira ou para uma casa de família.

Os produtos que possuem cafeína podem fazer com que quem a ingere tenha tanto benefícios quanto desvantagens, a depender das quantidades consumidas diariamente.

O que influencia na ação da cafeína no corpo é a quantidade e a concentração de cafeína na bebida. O que influencia na quantidade de cafeína é também a forma como a bebida é ingerida, por exemplo, se for usada muita água para diluir.

Quanto à quantidade de café, assim como foi abordado ao longo do artigo, é importante ressaltar que o consumo médio recomendado para adultos é de no máximo 400 miligramas por dia. Se essa quantia for excedida, o café pode causar diversos malefícios.

No entanto, o consumo pode variar de pessoa a pessoa. Dependendo do peso e da sensibilidade do organismo, a quantidade também pode ser maior ou menor. Para as crianças, a quantidade recomendada é de no máximo 100 miligramas por dia.

Sendo assim, no que se refere à cafeína, é seguro ingerir ao dia dependendo do peso corporal de cada indivíduo, estado de saúde, o tempo que se espera para o efeito da cafeína acontecer, o tipo de bebida e a quantidade da bebida.

Portanto, apesar de o café ser uma bebida natural e saudável, se houver insegurança quanto aos efeitos que ele pode proporcionar para o corpo, é importante procurar por um médico para entender como o café pode alterar o funcionamento de cada corpo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários
Assista ao vídeo