Cultura - Educação

Um livro de dar água na boca

16 de Novembro de 2022

Biografia de Gustavo Pereira, criador da Partager, é um testemunho da capacidade das pessoas de se reinventarem. Depois de uma carreira de sucesso na publicidade, tornou-se chef e CEO de seu próprio projeto de proporcionar experiências gastronômicas

O livro Sabores Compartilhados -- A incrível história de Gustavo Pereira (Editora Reflexão -- Selo DISRUPTalks), de autoria do jornalista e escritor Ricardo Viveiros, será lançado dia 17 de novembro, a partir das 19 horas, no espaço gastronômico da Universidade Belas Artes de São Paulo, no Shopping Cidade Jardim, à Av. Magalhães de Castro, nº 12.000 -- Jd. Panorama / Morumbi, em São Paulo. A obra relata a trajetória do mineiro que teve a coragem de contrariar o desejo de seu pai de que trabalhasse em fazendas, para se tornar um publicitário de sucesso em São Paulo. O êxito na profissão, que incluiu a conquista de dois prêmios em Cannes, não impediu que concretizasse um novo sonho, o de se tornar chef e criar o bufê Partager.

O livro, além da história de Gustavo Pereira, tem um rico conteúdo de cunho antropológico, relatando a evolução da culinária, desde os tempos em que o ser humano passou a dominar o fogo, até os dias atuais. E, claro, de modo coerente com quem faz questão de compartilhar o sabor do afeto, brinda os leitores com incríveis receitas.

Em linha com a melhor gastronomia contemporânea, o chef, que estudou na Ferrandi, em Paris, referência mundial no setor, concretizou em 2020, em plena pandemia, sua grande paixão: levar a experiência do restaurante Michelin para dentro da casa das pessoas; aplicar os conceitos da publicidade e storytelling em eventos corporativos; e falar de memórias afetivas. Foi quando nasceram seu famoso brigadeiro e tantas outras delícias. Como ele próprio define, “a Partager (do francês “compartilhar”) é um bufê, um lugar de experiências, de troca e networking, é show room e conteúdo para marcas que querem ter o pilar de gastronomia”.

O autor

Ricardo Viveiros, que, 2022, comemora 56 anos de Jornalismo e 54 como escritor, é autor de 52 livros, em distintos gêneros, e prefaciou numerosas obras. Com passagem por diários, revistas, emissoras de rádio e TV e agências de notícias, de repórter e editor a colunista, comentarista, articulista e correspondente internacional, lecionou por 25 anos em cursos superiores de graduação e MBA em Comunicação, além de proferir palestras no Brasil e no Exterior. Atua em diversas Ongs, notadamente em defesa da educação, cultura e meio ambiente.

Viveiros recebeu vários prêmios, como dois “Esso de Jornalismo” (em equipe), Medalha da ONU, “Benjamin Hurtado Echeverria”, como "Homem do Ano da Comunicação Impressa na América Latina”, em Cancun-México, e “Antônio Bento”, da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Tem o título de “Comunicador Empresarial do Ano” da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e é membro honorário” da Academia Paulista de Educação (APE). É Doutor (stricto sensu) em “Educação, Arte e História da Cultura” pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e articulista em grandes jornais e revistas brasileiros, com destaque para a Folha de S.Paulo.

Como empresário, fundou e preside, desde 1987, a Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação (RV&A), uma das maiores empresas no ranking brasileiro do setor. Viveiros, dentre numerosas entidades das quais participa, é membro da União Brasileira de Escritores (UBE), na qual é um dos atuais conselheiros. “E é como escritor que aceitei o gratificante desafio de escrever a biografia de Gustavo Pereira, que, para a felicidade de nossos paladares, decidiu trocar a publicidade pela gastronomia”.

A editora

publisher Caroline Dias de Freitas é formada em Design de Produto, pós-graduada em Gestão do Design e Mestre em Artes, Design e Tecnologia, com ênfase em Empreendedorismo Feminino, pela Universidade Belas Artes de São Paulo. Também cursou Business English na Universidade King George Internacional, no Canadá.

Em 2006, com apenas 20 anos, fundou sua primeira empresa, a Editora Reflexão e a Reflexão Business. Em fevereiro de 2021, criou o selo DISRUPTalks, focado em famosos e influenciadores, que já conta com grandes nomes, como Adriane Galisteu, Sonia Abrão, Regiane Alves, Daniela Albuquerque, Rodriguinho, Samara Felippo, Naiumi Goldoni, Kika Sato, Gabriela Manssur e, agora, o chef Gustavo Pereira.

Ficha Técnica

Livro: “Sabores Compartilhados -- A incrível história de Gustavo Pereira”.

Autor: Ricardo Viveiros.

Editora: Reflexão -- Selo DISRUPTalks.

Número de páginas: 104.

Formato: 20,5x20,5 cm.

Preço de capa: R$ 169,90

Comentários
Assista ao vídeo