Viver - Beleza

Nove cuidados para ter com o cabelo e garantir fios mais bonitos em poucas semanas

14 de Novembro de 2022

Ter um cabelo saudável e brilhante exige que algumas mudanças sejam feitas na rotina diária de cuidados. Quer melhorar seus fios em poucas semanas? Siga algumas dicas simples a partir de hoje

Não é incomum que muitas pessoas cheguem ao ponto de o cabelo pedir socorro: fios ressecados, quebrados e muito frágeis. Afinal, o cabelo não resiste por muito tempo a tratamentos agressivos, falta de hidratação, exposição constante ao calor e outros fatores que alteram muito a saúde dos fios.

Foto: Divulgação/Pexels

Investir em uma boa hidratação, usar os produtos certos para o seu tipo de cabelo, não dormir com cabelos molhados ou úmidos, não abusar do secador, chapinha ou outros dispositivos que emitem calor, cuidar da alimentação e ingestão de água, são alguns dos segredos para deixar os fios resistentes e livres de quebra e ressecamento. Fique de olhos nessas dicas que, se seguidas, vão garantir cabelos mais bonitos em poucas semanas.

 

Mantenha uma frequência de lavagem: Ao contrário da opinião geral, a lavagem diária dos cabelos não apresenta inconvenientes. Se tiver os cabelos oleosos, a utilização diária de um shampoo adequado, por exemplo, proporcionará uma melhoria estética e evitará outros problemas. A lavagem dos cabelos é essencial para manter os fios fortalecidos e saudáveis.

 

O tipo de shampoo: Assim como a lavagem constante, saber escolher o shampoo para o seu tipo de cabelo também é uma etapa muito importante. O shampoo promove a limpeza do fio, eliminando as gorduras, retirando resíduos de produtos que você usa e de sujeiras que vão se acumulando. Sendo assim, ao comprar o seu shampoo, opte por ao menos dois tipos de linhas de produtos que estejam de acordo com o seu fio. Por exemplo, shampoos de limpeza mais suave nem sempre vão remover os resíduos completamente, então a recomendação é selecionar uma segunda opção entre alguns shampoos antirresíduos que levam esse nome justamente por terem propriedades muito limpantes. O único cuidado é não utilizá-lo com grande frequência, para não ressecar os fios.

 

Dispense o calor: Banho quente e ferramentas de calor, como o secador ou chapinha, devem ser evitados ao máximo. A água quente faz com que o couro cabeludo fique mais oleoso e danifica os fios. Secadores, pranchas e qualquer outra fonte de calor também ressecam muito os fios. Esse cuidado vale ainda mais para quem está passando pelo processo de transição capilar.

 

Cronograma capilar é importante: Para ter cabelos mais saudáveis, seguir um cronograma capilar é sim importante. Não há como dizer que a programação de cuidados com os fios é algo dispensável, pois são justamente os tratamentos profundos que fazem maravilhas no aspecto geral do cabelo. Não é necessário seguir um cronograma difícil, mas certamente ter uma rotina de cuidados básica vai ajudar a transformar seus fios em poucas semanas.

 

Hidratação: Um fator importante do cronograma capilar citado anteriormente é a hidratação. O número de vezes para realizar a hidratação varia muito de cabelo para cabelo, então, se você sentir que não está adiantando, pode aumentar sem medo.

 

Umectação: A umectação é uma técnica que busca nutrir e fortalecer através da aplicação de óleos e produtos especiais que combatem a opacidade e o ressecamento. É importante ressaltar que todos os tipos de cabelo podem se beneficiar desse processo. Para realizar o procedimento, é recomendado separar o cabelo em mechas médias e enluvar cada uma delas com o óleo vegetal. Após o tempo de ação, escolha o shampoo que você mais gosta e o utilize para tirar o óleo dos fios.

 

Use leave-in: Leave-in é um tipo de produto que deve ser aplicado no comprimento dos fios. Ele tem uma consistência leve que, se usado na quantidade certa, não vai deixar seus fios pesados. Caso possa, opte por um leave-in que já possua proteção térmica, pois, assim como a pele, que sofre com os danos causados pelo sol, do mesmo jeito é o cabelo. Existem excelentes leave-ins no mercado atualmente, com diferentes funções, ótimos para fazer um tratamento instantâneo no cabelo.

 

Prenda menos: Você sabia que não é saudável deixar suas mechas presas por longos períodos? Apertar demais o elástico ou a faixa é bem ruim, pois o fio fica muito tensionado e vai perdendo força até se quebrar. A dica aqui é alternar entre tranças, um rabo de cavalo mais solto, e também optar por molas ou elásticos de tecido e, em alguns dias, tentar resistir à tentação de mantê-lo preso.

 

Alimentação e água: Ter uma alimentação saudável é importante por diversos motivos, sendo assim, não é difícil imaginar que comer bem também proporciona benefícios para a saúde do nosso cabelo, não é mesmo? O mesmo vale para a ingestão adequada de água. Neste caso, a recomendação para auxiliar na dieta ideal é a busca por um nutricionista.

 

Busque um tricologista: Por fim, quer um resultado ainda mais efetivo? Procure um médico tricologista. Ele é um profissional capaz de diagnosticar e buscar tratamentos específicos para prevenir ou corrigir problemas que venha a enfrentar com seu cabelo.

Comentários
Assista ao vídeo