Notícias - Autoridades

Governos da França e do Brasil darão 10 mil bolsas de estudo de língua francesa

11 de Dezembro de 2013

Única instituição credenciada a realizar os exames para obtenção de proficiência em língua francesa no Brasil, a Aliança Francesa elaborou o curso online que será oferecido pelos governos francês e brasileiro a dez mil universitários que participarão do programa  “Ciências sem Fronteiras” (CSF). O anúncio será feito na próxima quinta-feira, 12, em Brasília, em encontro dos presidentes François Hollande e Dilma Rousseff.

O curso ALIANÇA FRANCESA À DISTÂNCIA foi aberto nesse ano de 2013 pela instituição. O programa (http://www.aliancafrancesaadistancia.com.br/af/) apresenta tipos diferentes de cursos, de acordo com o objetivo de quem pretende aprender o idioma francês. O curso que estará sendo oferecido aos participantes do CSF compreenderá os níveis A1 e A2 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (CECR - Cadre Européen Commun de Référence pour les langues). Mas há, ainda, curso específico para quem pretende viajar para a França (ou países de língua francesa), focado na conversação básica: http://www.aliancafrancesaadistancia.com.br/af/viajar.html; e o mais completo, para quem pretende dominar mesmo o idioma: http://www.aliancafrancesaadistancia.com.br/af/aprender.html.

Além de contar com a estrutura da Aliança Francesa, com o conteúdo preparado pela equipe pedagógica própria, o aluno pode ainda complementar o que está aprendendo através de filmes e vídeos da WEB TV exclusiva do programa à distância. E ainda recebe um certificado da Aliança Francesa.

Muito mais do que uma escola de idiomas, a Aliança Francesa é a maior propagadora do francês e sua cultura em todo o mundo, que conta com cerca de 900 filiais e 500 mil alunos espalhados pelo globo. Com quase 130 anos de experiência – a serem completados em 2015 - a Aliança Francesa é a única no Brasil a realizar os exames para obtenção dos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. É também centro de aplicação dos testes para a obtenção dos diplomas e certificados internacionais: TCF, TEF, CAPES/CNPq, DFP’s da CCIP. Por tudo isso, Aliança Francesa é sinônimo de tradição, excelência, cultura e conhecimento.

Ciências sem Fronteiras

“Ciência sem Fronteiras” é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior. (Fonte: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/o-programa)

Para mais informações sobre a Aliança Francesa, entre em contato
Renato Hermsdorff :: renato.hermsdorff@agenciafebre.com.br (21) 2555 8930 ou Luana Paternoster :: luana.paternoster@agenciafebre.com.br (21) 2555 8916

Comentários
Assista ao vídeo