Cultura - Educação

Livro infantil inspira meninas a sonharem com o mundo da engenharia

3 de Novembro de 2022

Engenheira Camila Maciel desvenda os mistérios da profissão e incentiva o protagonismo feminino em uma área dominada por homens

Instigada por um trabalho escolar, a curiosa Carol passeia pelo mundo da engenharia - área predominantemente masculina - para responder uma indagação muito comum na infância: o que você quer ser quando crescer?

No livro “As descobertas de Carol no Mundo da Engenharia”, a estudante é auxiliada pela própria mãe e outras mulheres engenheiras que, através de atividades criativas, cálculos e construções, aguçam sua imaginação e a levam por uma incrível jornada.

A obra é assinada pela engenheira eletricista Camila Maciel, escritora e criadora do projeto Elas de Botina - que destaca e apoia mulheres que trabalham em áreas ainda muito masculinas.

Na história, a protagonista desvenda nada a menos do que nove opções de engenharia: civil, ambiental, naval, aeronáutica e outras. Neste trajeto, a autora evidencia o empoderamento feminino com o apoio das personagens, mostrando que as meninas podem, sim, sonhar com estas profissões.

_ O mais importante é você ser o que tem no seu coração e o que você escolher fazer, faça com muito amor, se dedique, estude muito, dê sempre
o seu melhor e escolha uma profissão que vá te trazer muita felicidade.

_Uau, que legal! Vou brincar de descobrir as profissões do mundo
em que as mulheres trabalham para escolher o que eu quero ser.

(As descobertas de Carol no Mundo da Engenharia, pg. 7)

Enquanto descobre as curiosidades sobre as engenharias, Carol recebe lições valiosas sobre a dedicação ao trabalho, as renúncias e escolhas necessárias, o surgimento de novos desafios e a importância de não desistir dos objetivos. E, por fim, a menina faz uma escolha surpreendente, mostrando que aprendeu a identificar o que é realmente essencial na hora de optar por uma profissão.

As descobertas de Carol no Mundo da Engenharia é uma obra que encoraja mulheres e prova que elas podem atuar em qualquer profissão que escolherem. Afinal, o protagonismo feminino está em todos os lugares e deve ser cultivado desde a infância.

Ficha técnica

Título: As descobertas de Carol no Mundo da Engenharia
Autora: Camila Maciel
Editora: Livr(a)
ISBN/ASIN: 6586091322
Páginas: 76
Preço: R$ 55,90
Onde encontrar: Amazon

Sobre a autora

Engenheira eletricista com 11 anos de carreira no setor de transmissão de energia, Camila Maciel construiu subestações de alta a ultra alta tensão de Norte a Sul do Brasil. É corresponsável técnica de grandes projetos bilionários, que entraram para história do setor elétrico. Atualmente, é engenheira de estudos na maior empresa do mundo de transmissão de energia. Palestrante e escritora, é, também, criadora do projeto Elas de Botina, que tem o propósito de ser ponte entre mulheres, através da história das profissionais que trabalham em setores com pouca presença feminina.

Comentários
Assista ao vídeo