A disputa reunirá mais de 200 atletas com deficiência intelectual, vindos de três regiões do país
Entre os dias 03 e 06 de novembro, na cidade de Jundiaí (SP), será realizado o Torneio Nacional das Olimpíadas Especiais Brasil - organização internacional com 35 anos no Brasil, que promove o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte – com grande apoio do Lions International Foundation. O evento é a consagração da prática esportiva de inclusão no âmbito nacional, após a realização de disputas estaduais, e reunirá mais de 200 atletas na cidade do interior paulista.
Os Jogos Estaduais aconteceram durante os meses de setembro e outubro em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Paraná. Os atletas que tiveram melhor desempenho em suas provas na fase estadual se classificaram para a disputa nacional, a ser realizada no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo Doutor Nicolino de Lucca e o Mundo das Crianças em Jundiaí. A Cerimônia de Abertura, por sua vez, acontecerá junto à X Mostra de Dança do Peama no dia 04, no Teatro Polytheama. Os detalhes da programação podem ser acompanhados pelas redes sociais da OEB.
O evento será aberto ao público e, aqueles que desejarem prestigiar o Torneio Nacional, acompanharão disputas no atletismo, basquete 3x3, bocha, ginástica rítmica, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e, como demonstração, judô.
Além das disputas esportivas, o evento contará com três projetos das Olimpíadas Especiais Brasil: Atletas Saudáveis, voltado para as especificidades da saúde de pessoas com deficiência intelectual; Atletas Jovens, promove a iniciação de crianças com deficiência intelectual no esporte – e; MATP (Programa de Atividade Motora Adaptada) – desenvolvido para adaptar as atividades às pessoas com deficiência intelectual severa.
SOBRE OLIMPÍADAS ESPECIAIS BRASIL
Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.
Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, ciclismo, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô, além dos Programas: APLs (Atleta Líder), Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis, Atletas Jovens, MATP (Programa de Treinamento em Atividade Motora) e Famílias. Tendo o país quase seis milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 32 mil atletas treinando e 25 mil competindo durante todo o ano.
Filosofia
A Special Olympics tem como filosofia dar oportunidade a todos os atletas, independente do nível de habilidade, promovendo diversas competições, nas mais diferentes regiões do mundo, durante todo o ano. O programa é conduzido por voluntários e por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que as cercam.
Embaixadores
A Special Olympics conta, em nível local e global com uma série de embaixadores que vestem a camisa do movimento e ajudam a levar adiante a causa. No Brasil, as OEB contam com nomes como os jogadores de futebol Cafu, Ricardinho, Romário, Zico, Lucas Moura e Willian Bigode, os jogadores de vôlei Jakie Silva e Giba, e as campeãs de nado sincronizado Bia e Bianca. No mundo, além de nomes importantes do esporte, artistas como Avril Lavigne, Brooklyn Decker Roddick, Charles Melton, Eddie Barbanell, Maureen McCormick, Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger.