Viver - Esporte

Corrida: benefícios para corpo e mente

19 de Outubro de 2022

Reconhecida por proporcionar bem-estar, a prática ganha cada vez mais adeptos e as vantagens da atividade para a saúde mental conquistam empresas que cuidam dos colaboradores

A executiva July Ramos em corrida pelas ruas de São Paulo

Especialistas são unânimes em destacar a série de benefícios gerados pela corrida para a saúde e qualidade de vida da população.

“Quem faz da corrida uma prática diária está sempre se desafiando e buscando a sua melhor versão. E isso se reflete na vida pessoal e profissional”. A afirmação é do coordenador de Esportes do Grupo Sabin, Luiz Carlos Pereira.

O preparador explica que as atividades físicas ajudam a melhorar e manter o condicionamento, propondo um equilíbrio entre corpo e mente. Além disso, observa também os benefícios da liberação de endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar e a superação de metas individuais e coletivas.

“Em atividades como a corrida, as possibilidades de se colocar à prova e vencer desafios são ilimitadas. Conseguir correr o primeiro quilômetro, chegar aos 5km, percorrer uma meia maratona, superar o próprio tempo. Com o clube de corrida do Sabin inspiramos os colaboradores da empresa em todo o país a movimentarem o corpo, com o objetivo de melhorar e manter a saúde física e mental”, detalha.

Responsável pelo time, Luiz explica que os profissionais são acompanhados por educadores físicos e monitorados de perto, com a realização de exames laboratoriais, como glicose, perfil lipídico, entre outros. Além destes, o marcador VO2 Máximo, que mostra a forma como coração, pulmão e músculos estão absorvendo o oxigênio, também é acompanhado.

Amante da sensação e dos benefícios proporcionados pela corrida, July Ramos, gestora do Grupo Sabin em Osasco e Alphaville, não abre mão das corridas, mesmo em dias de agenda apertada pelos compromissos profissionais. “A corrida também é uma prioridade no meu dia”.

A executiva explica que sempre foi muito ativa e já participou de dança, natação, ciclismo, mas foi pela corrida que se apaixonou, em 2006.

“De lá para cá, são 16 anos percorrendo quilômetros, faça chuva ou faça sol. Já busquei meu melhor tempo em corridas de velocidade, corri também distâncias mais curtas, mas hoje prefiro as distâncias maiores porque são mais desafiadoras. Correndo, cuido do corpo, da alma e da mente. Não é fácil conciliar com a agenda de compromissos diários, mas a sensação pós corrida vale a pena e faz o dia ficar melhor. Me sinto mais disposta para os desafios. Além de ficar com o corpo em forma e a saúde em dia”.

Ao lado de mais de 30 parceiros da empresa, July foi uma das corredoras do Clube de Corrida do Sabin que no mês passado percorreu as ruas de São Paulo, evento que entrou para o calendário anual de competições nacionais e regionais. O coordenador explica que de janeiro a setembro, o time marcou presença 17 eventos, por meio do Clube de Corrida do Sabin, que tem um calendário nacional e regional de eventos e competições.

“Corremos anualmente a Meia Maratona do Rio de Janeiro, na última edição contamos com a presença de 26 profissionais, que começaram a se preparar com nove meses de antecedência. Um processo que passou por várias etapas para manter o colaborador engajado e ativo, aperfeiçoando seu desempenho”, pontua Luiz Carlos.

Cuidado que vai além das pistas de corrida

Criado em 2000, o Clube contribui para a interação e descontração das equipes nas unidades da empresa e melhora a qualidade de vida dos seus profissionais. “Essa é uma forma saudável de promovermos a integração dos nossos colaboradores. Os ganhos físicos e emocionais são percebidos no ambiente de trabalho, especialmente no fortalecimento do trabalho de equipe. Os participantes demonstram maior motivação e comprometimento com suas atividades diárias”, destaca a diretora Administrativa e de Pessoas do Grupo Sabin, Marly Vidal.

A empresa, que conta com mais de 7.000 colaboradores em todas as regiões do país, tem práticas de gestão de pessoas premiadas e reconhecidas. Uma das melhores empresas para trabalhar pelo ranking da consultoria GPTW, o Grupo Sabin aposta no cuidado genuíno com a saúde mental e investe em ações para a promoção da saúde de forma permanente.

Comentários
Assista ao vídeo