Viver - Esporte

Muito além do Flamengo: a trajetória de Léo Moura no futebol

17 de Outubro de 2022

O futebol é um dos esportes mais dinâmicos do mundo - principalmente quando o assunto são negociações. Com isso, o jogador que num dia defende a camisa de um clube pode, no outro, estar em outra equipe. Apesar de ser conhecido principalmente pela sua passagem pelo Flamengo, foi mais ou menos isso o que aconteceu com Léo Moura.

Foto: Reprodução/ Instagram @leomoura23

Léo Moura ficou conhecido principalmente pela sua trajetória junto ao rubro-negro. Afinal de contas, foi com a equipe carioca onde alcançou não apenas o auge da sua forma física e técnica como, também, onde conquistou os principais títulos de sua carreira - sendo até mesmo uma espécie de protagonista em alguns.

No entanto, engana-se quem pensa que o Flamengo foi o único grande time de futebol da carreira de Léo Moura. Na verdade, o lateral chegou a atuar pelos quatro principais clubes do Rio de Janeiro, assim como outros gigantes do Brasil de uma maneira geral. Acontece que, em nem todos, ele deixou uma marca registrada.

Confira um pouco mais sobre a trajetória de Léo Moura no futebol:

Início de carreira no Botafogo

Apesar de ser lembrado pelos torcedores pela sua longa passagem pelo Flamengo, Léo Moura surgiu para o futebol em outro grande time do Rio de Janeiro: o Botafogo. Foi no Fogão onde o lateral fez os seus últimos anos de base, já na categoria sub-20. No entanto, não foi lá onde ele se profissionalizou.

O primeiro clube da carreira de Léo Moura enquanto profissional foi o Linhares EC, em 1999. Por lá, ele jogou apenas um jogo. O motivo? Acabou sendo vendido para uma equipe da Bélgica, onde permaneceu por apenas uma temporada mas, surpreendentemente, marcou 16 gols.

Em 2001, Léo Moura foi para o futebol holandês, fazendo mais uma temporada com um número considerável de gols: 12 em 29 jogos. Foi então que, naquele mesmo ano, ele acabou chamando a atenção do clube que lhe formou, o Botafogo, sendo contratado e utilizado em 25 partidas.

Apesar dos bons números no exterior, o lateral ficou somente meia temporada no Botafogo. No ano seguinte, em 2002, ele acabou sendo vendido para outro carioca, o Vasco. No Gigante da Colina, por sua vez, ele acabou ganhando um pouco mais de destaque, mantendo uma melhor sequência de jogos e fazendo o seu nome.

Acontece que, até chegar no Flamengo, a carreira de Léo Moura seria marcada por uma rotina um tanto quanto exausta: um clube diferente a cada ano. Vinha sendo assim desde a sua profissionalização, e continuou até 2005, quando foi comprado pelo Mengão. Antes disso, no entanto, ele acabou passando por outros gigantes brasileiros.

Léo Moura começa a brilhar para o futebol brasileiro

Apesar de ter mantido uma boa sequência de jogos no Vasco, Léo Moura não foi um grande destaque, pode-se dizer assim. Em 2002, então, ele acabou sendo comprado pelo Palmeiras, onde jogou apenas 12 partidas. Foi em 2003, no entanto, que a sua vida profissional começou a mudar por completo.

Naquele ano, Léo Moura foi comprado pelo São Paulo. Era o mesmo São Paulo que, nesse período, revelou outros craques como Kaká e Luís Fabiano. Em uma equipe sólida, o lateral fez boas partidas e terminou o ano com 40 jogos disputados - a maior sequência de sua carreira até então.

O auge, em termos de regularidade, no entanto, estaria por vir no ano seguinte. Em 2004, Léo Moura foi comprado pelo Fluminense e conquistou a titularidade de imediato. Com o Tricolor das Laranjeiras foram 59 partidas em uma temporada, com dois gols anotados. O nome do lateral agora era conhecido nacionalmente - e isso chegou aos ouvidos do Flamengo.

Léo Moura e a carreira de sucesso no Flamengo

Em 2005, o jogador acabou sendo comprado pelo Braga, de Portugal. Acontece que a relação não deu muito certo, o que fez com que Léo Moura disputasse apenas oito jogos pela equipe portuguesa. Naquele mesmo ano, no entanto, foi comprado pelo time que mudou a sua vida por completo: o Flamengo.

O fato é que Léo Moura chegou ao Flamengo em 2005 já com bons olhos. Logo na primeira temporada foram 33 partidas disputadas com o Mnegão e sete gols anotados. No ano seguinte, o número de jogos aumentou: 47 ao todo. Àquela altura, o lateral já era titular absoluto do rubro-negro - e seria por um bom tempo.

Léo Moura ficou de 2005 à 2015 no Flamengo, nada mais nada menos do que onze temporadas vestindo o manto rubro-negro. Desde que assumiu o posto de titular na equipe, em 2006, não largou mais. Foi assim até a sua saída do Flamengo, clube onde conquistou o Brasileirão de 2009 e duas edições da Copa do Brasil, em 2006 e 2013.

O fim da carreira de Léo Moura

Depois que deixou o Flamengo, Léo Moura passou pelo futebol dos Estados Unidos e, até mesmo, da índia. Ele voltou a ganhar destaque justamente no Brasil, atuando pelo Grêmio - onde já havia jogado no início da década de 2000.

Em sua segunda passagem pela equipe gaúcha, foram três temporadas: 2017, 2018 e 2019. Nesse meio período, inclusive, fez parte do elenco campeão da Libertadores. Por fim, em 2020, acabou indo para o Botafogo da Paraíba - o último clube de sua carreira.

Comentários
Assista ao vídeo