Cultura - Educação

Feira do Livro de Batatais terá palestras, debates, teatro, música e circo

17 de Outubro de 2022

Em sua 9ª edição, evento realizado de forma conjunta pela Prefeitura Municipal e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, terá seis dias e programação variada para públicos de todas as idades. Os homenageados são Monteiro Lobato, Dimas Covas e José Olympio. Todas as atividades são gratuitas

Apresentação Musical com Projeto Guri e Palestra Literária

Mais uma festa literária movimenta a região Nordeste do Estado de São Paulo. Desta vez, a Feira do Livro de Batatais vai reunir, além de livros, artistas da música, do teatro e do circo - uma programação planejada para atrair um público elástico, de crianças a idosos. O objetivo é promover o valor da cultura brasileira por meio da difusão dos livros e da força da leitura. Organizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em parceria com a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Batatais, a feira acontece gratuitamente entre os dias 17 e 22 de outubro, com a maior parte das atividades divididas entre o Palco Principal, no Terminal Rodoviário da cidade, Teatro Municipal, Cine Batatais e no Claretiano Memorial.

O escritor Monteiro Lobato é o homenageado, junto com Dimas Covas, autor local, e o editor e livreiro José Olympio (in memorian), patrono permanente da feira. Lobato, que além de escritor e editor também foi advogado, promotor, ativista e tradutor, tem em sua produção infantil sua obra mais expressiva, apesar de também ter escrito para adultos. O autor acreditava que “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”. “As propostas da Feira do Livro de Batatais vão ao encontro desta fala e na crença de que “um país se faz com homens e livros”, como também dizia Lobato, apresenta a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves.

"A expectativa é a de entregarmos à população uma feira maravilhosa e recebermos 12 mil visitantes. A parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto trouxe um salto de qualidade ao nosso evento e, também, o desafio de melhorarmos sempre, com programação diversificada e ampliação do público atendido com cheque-livro", complementa Victor Hugo Junqueira, secretário de Educação da Prefeitura de Batatais.

Grafite, teatro e música

A Feira do Livro de Batatais começa no dia 17 (segunda-feira), às 8h30, com o espetáculo teatral “O Pequeno Príncipe”, com AÇÃO! Produções Artísticas, no Teatro Municipal. Às 9h, o destaque é uma intervenção artística de grafite, conduzida pelo artista plástico e grafiteiro Rodrigo Chov, junto com a pesquisadora cultural Con Silva e Denis Anhesini. Na palestra “Escritores Batataenses”, o público tem um encontro com os professores Antônio Carlos Garcia, Didier David Pozza, Cléo do Carmo, Maria Maximiana Santos e medição de Maria Angélica Martins, às 19h, ambos no Palco Principal. Na conversa, eles falam sobre suas produções literárias e sobre os desafios de ser escritor fora dos grandes eixos.

A solenidade de abertura oficial da feira será no dia 18 (terça-feira), a partir das 19h, no Palco Principal, com presença de autoridades locais e apresentação da cantora Sandra Frascá, voz conhecida pela constante participação nos grandes eventos da cidade, como Carnaval e Festa di San Gennaro.

Entre os destaques do evento, acontece o bate-papo no dia 19 (quarta-feira)  com Ferréz, em dois horários, 8h30 e 14h, com a palestra “Literatura para todos”. Romancista, contista, poeta e empreendedor, ele é presença destacada na cena nacional da literatura brasileira. O autor tem no cotidiano urbano, especialmente das regiões periféricas, sua principal fonte de inspiração para a escrita.

A escritora Elisa Lucinda também estará presente na agenda do dia 19, às 19h, com a palestra literária “Palavra sem medo”, no Palco Principal. Poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz, Elisa Lucinda é uma das autoras que mais vendem no Brasil: são 18 livros, em sucessivas edições, que percorrem o país sendo lidos, interpretados e encenados. No mesmo horário, o editor José Olympio, patrono do evento, ganha homenagem especial do Grupo Athos, com exibição do vídeo “Do fundo do baú: a história de José Olympio” e um bate-papo dos atores e atrizes do grupo. Participam Aline Vanin, Francine Prachedes, Bianca Guelere, João Paulo Carvalho, Luís Fernando Carvalho e Gabriela Bonjolo, no Cine Batatais.

A agenda traz também o espetáculo “Pulsação Temporã”, com o Espaço de Dança Diego Pradella, no dia 21 (sexta-feira), às 9h e 14h30, no Teatro Municipal; além de dois dois shows musicais. Um deles é “Refazendo Gil”, às 19h, no Palco Principal, uma homenagem da banda Refazenda ao cantor e compositor Gilberto Gil. Além de repertório que reúne alguns dos principais sucessos de Gil, o roteiro prevê momentos líricos com informações sobre a vida e obra do cantor baiano.

A outra atração musical traz a banda Beatles Cordel, que une o forró ao velho e bom rock’n roll, no dia 21, às 20h, no Palco Principal. Criativo e bem humorado, o grupo é considerado um dos principais covers dos Beatles no Brasil. Sucessos dos garotos de Liverpool ganham versões com zabumba, sanfona, viola, surdo, bumbo e outros instrumentos mais próximos da cultura forrozeira, entre outras atividades.

A Feira do Livro de Batatais termina com um cortejo circense conduzido pela Cia Staca, no sábado, 22, a partir das 11 horas, no Palco Principal. A caravana que pretende atrair pessoas por onde passar, será embalada por muita música, malabarismos, pernas de pau, acrobacias e monociclista.

Público infantil

Diversas atividades esperam pelas crianças nos seis dias de festa literária em Batatais. Sessões de contação de histórias com o ator Evaristo Moura, Renda de Lenda, Grupo Teatral Plenitude, Cia Zero, AÇÃO! Produções Artísticas e alunos da Escola Estadual Silvio de Almeida são algumas das atrações. “Sabino, o viajante do tempo e suas histórias” é a interpretação preparada por Evaristo Moura, em duas sessões. O clássico texto “A Cigarra e a Formiga”, de Esopo, será apresentado pelo grupo Teatral Plenitude.

Os alunos da Escola Estadual Silvio de Almeida homenageiam Luciano Dami, escritor batataense, com a montagem de “Rapunzefa”, inspirada no livro homônimo do autor. A Renda de Lenda faz a contação “O pescador e a mãe d’água”, em duas sessões. A arte circense também tem espaço. A Cia Zero apresenta “Agora é o momento”, com muita palhaçaria que garante a diversão. O artista De Lucca comanda o espetáculo “De Lucca Circus Show”, com equilibrismo, monociclo, escada acrobática e malabarismo. E o AÇÃO! Produções Artísticas encena “O Pequeno Príncipe”, outro clássico da literatura mundial. E tem ainda participação do Coral Pingos de Luz, do projeto Educação Musical e Valores Humanos; dos alunos do Projeto Guri, polo de Batatais; e musicalização recreativa com S3 Lúdico, atividade inspirada no Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Programação permanente

A Feira do Livro de Batatais conta ainda com atividades permanentes para participação da população com espaço para cinema, astronomia, campanha de doação de livros, passeio cultural ao Espaço José Olympio, em homenagem ao patrono do evento.

SERVIÇO

Segunda - 17 de outubro

8h30 e 14h: Apresentação teatral “O Pequeno Príncipe”, com o AÇÃO! Produções Artísticas | Teatro Municipal

9h: Intervenção artística Graffiti ao vivo, com Rodrigo Chov e convidados | Palco principal

14h e 15h30: Contação de História “Sabino, o viajante do tempo e suas histórias”, com Evaristo Moura | Palco principal

19h: Coral Pingos de Luz: projeto de educação musical e valores humanos e Palestra “Escritores Batataenses” | Palco principal

Terça - 18 de outubro

8h e 14h: Espetáculo “A Cigarra e a Formiga” com Grupo Teatral Plenitude | Palco principal

19h: Abertura oficial e show de Sandra Frascá | Palco principal

Quarta - 19 de outubro

8h e 14h: Espetáculo Teatral Circense “De Lucca Circus Show” com De Lucca | Palco principal

8h30 e 14h: Palestra Literária “Literatura para todos” com Ferréz | Teatro Municipal

19h: Exibição audiovisual “Do fundo do baú: a história de José Olympio” e bate-papo com Grupo Athos | Cine Batatais

19h: Apresentação Musical com Projeto Guri e Palestra Literária “Palavra Sem Medo” com Elisa Lucinda | Palco principal

Quinta - 20 de outubro

8h e 14h: Espetáculo Teatral Circense “Agora é o momento”, com Cia Zero | Palco principal

8h30 e 14h30: Espetáculo teatral “Rapunzefa”, com Escola Estadual Silvio de Almeida | Teatro Municipal

19h: Show “Refazendo Gil”, com banda Refazenda | Palco principal

Sexta - 21 de outubro

8h e 14h: Contação de História “O pescador e a mãe d’água”, com Renda de Lenda | Palco Principal

9h e 14h30: Apresentação de dança “Pulsação Temporã”, com Espaço de Dança Diego Pradella | Teatro Municipal

20h: Show musical com Beatles Cordel | Palco principal

Sábado - 22 de outubro

10h: Musicalização Recreativa com S3 Lúdico | Palco principal

11h: Cortejo Caravana Circense, com Cia Staca | Palco principal

Para saber mais sobre a Feira do Livro de Batatais:
Instagram e Facebook:

@prefeituradebatatais

@fundacaolivrorp

Sites:

www.fundacaodolivroeleiturarp.com

www.batatais.sp.gov.br

Twitter: (@FundacaoLivroRP)

YouTube: (FeiraDoLivroRibeirao)

Sobre a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Foi criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus mais de 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Comentários
Assista ao vídeo