Cultura - Educação

Como acolher emoções negativas sem ignorar a importância delas para a vida

4 de Outubro de 2022

Professora de Psicologia e doutora em Educação nos apresenta um método para lidar com raiva, preguiça, culpa, vergonha, desamparo, inveja e outros estados de ânimo no dia a dia

O que você faz quando sente raiva, preguiça, culpa, vergonha, desamparo ou inveja? Na maioria das vezes, ao identificar algumas dessas emoções classificadas socialmente como nocivas, as primeiras reações podem ser a negação e o autojulgamento. E se ao invés desses comportamentos, você conseguisse acolher os sentimentos desconfortáveis e se posicionar diante deles para viver com mais tranquilidade? Esse é o convite da doutora Rosane Castilho, no livro O que eu faço com isso? 5 passos para a reconexão com o Eu

Distribuída em seis capítulos, a obra traz a definição das emoções mais comuns, apresenta um exemplo de caso clínico e destaca o método simples de cinco passos, criado pela especialista, para acolher estas emoções. Pensar, Sentir, Aceitar, Incluir e Agir são as etapas da metodologia de Castilho para uma jornada de autoconhecimento que ajudará os leitores na descoberta de novos caminhos na direção do bem-estar. 

Como? Ao sentir raiva, por exemplo, a autora nos orienta que a primeira coisa a fazer é pensar. Para isso, é necessário olhar para si e identificar a emoção. Em seguida, deve-se sentir o ímpeto raivoso e investigar o que ele representa. O terceiro passo é aceitar, ou seja, olhar para estas emoções sem julgamento. Em seguida, é preciso incluir, tentando encaixar os passos anteriores, como um quebra-cabeças, avaliando a possibilidade de realizar esses movimentos antes de reagir à uma situação. Por fim, é hora de agir, ao se posicionar e não permitir que ela fique no controle, optando por novas posturas no cotidiano.

Se estamos sempre respondendo aos desafios a partir de um “piloto  
automático”, pouco podemos esperar em termos de mudanças reais. Por  
outro lado, quando buscamos ampliar nossa consciência, um estado de  
presença sobre a nossa vida interior, novas portas se abrem uma  
(re)conexão com o eu essencial se torna uma real possibilidade.  
(O que eu faço com isso? 5 passos para a reconexão com o Eu, pg. 25) 

Publicado em versão pocket para favorecer a leitura durante viagens ou em um único fim de semana, o livro teve por base a observação dos comportamentos frequentes apresentados por pacientes e alunos da autora: procrastinação intensa, predisposição para desistências, medos e preocupações com o presente e o futuro. Além de oferecer apoio para quem busca compreensão sobre como lidar com as emoções negativas, a obra indica o que deve ser feito em cada caso e aponta como e onde procurar ajuda.  

O que eu faço com isso? 5 passos para a reconexão com o Eu, é ferramenta essencial para ressignificar experiências e entender o que as nossas reações dizem sobre necessidades pessoais não atendidas. Afinal, encontrar caminhos para uma vida mais leve e feliz é um desejo legítimo, concorda? 

O livro é indicado para estudantes de Psicologia, Administração e Pedagogia, gestores de pessoas, professores em geral e leitores interessados em temas que envolvam desenvolvimento pessoal e bem-estar. 

Ficha técnica 

Título:O que eu faço com isso? 5 passos para a reconexão com o Eu 
Autora:Rosane Castilho 
Coordenação Editorial:Ligia Rabay 
Projeto Gráfico: Estefani Machado 
ISBN: 978-65-00-49763-2 
Tamanho: 12 x 16 cm  
Páginas: 182 
Preço: R$ 39,00 (físico) e R$ 24,90 (Kindle - Amazon). 
Onde encontrarAmazon 

Sobre a autora 

Rosane Castilho é graduada em Psicologia e Doutora em Educação. Ao longo dos últimos 20 anos, lecionou diversas disciplinas, como Psicologia da Educação, Psicologia Organizacional, Fundamentos da Psicologia Científica e Comportamento organizacional. Publicou cinco livros acadêmicos, sendo que os dois títulos mais recentes contaram com três edições cada um. Siga a autora no Instagram.

Comentários
Assista ao vídeo