Colunistas - João Di Madeo

Furacão Ian ganha força e Flórida se prepara para o pior

27 de Setembro de 2022

O furacão Ian se fortaleceu na terça-feira em uma grande tempestade de categoria 3, enquanto a Flórida e Cuba se preparavam para ventos fortes e possíveis inundações.

Foto: nbcnews

O furacão atingiu a costa a sudoeste da cidade de La Coloma, na província de Pinar del Río, no oeste de Cuba, por volta das 4h30 da manhã, com ventos máximos sustentados de 125 mph, segundo o Centro Nacional de Furacões.

Um alerta de furacão está em vigor para as províncias cubanas de Isla de la Juventud, Pinar del Río e Artemisa, enquanto um alerta de furacão foi emitido ao longo da costa oeste da Flórida, do norte de Englewood ao rio Anclote, incluindo a Baía de Tampa.

Vários condados ao longo da costa oeste da Flórida emitiram ordens de evacuação antes da chegada da tempestade. Ainda não está claro onde exatamente Ian chegará à terra firme, mas os modelos atuais sugerem que pode atingir a área de Sarasota na quarta-feira. Espera-se que Ian traga de 6 a 12 polegadas de chuva para o centro-oeste da Flórida, 4 a 8 polegadas para o resto da península e 4 a 6 polegadas para Keys até quinta-feira.

Aeroportos de Orlando e Tampa anunciam fechamentos.

O Aeroporto Internacional de Orlando anunciou que encerrará as operações comerciais às 10h30 de quarta-feira, antes da chegada prevista do furacão Ian na costa do Golfo da Flórida.

O aeroporto disse estar “preparado” para o impacto de Ian e fez o plano de fechar suas portas e pistas depois de consultar o Serviço Nacional de Meteorologia, as companhias aéreas e seus parceiros federais.

Os viajantes devem entrar em contato diretamente com suas companhias aéreas para obter atualizações sobre vôos.

O Aeroporto Internacional de Tampa também anunciou que suspenderá todas as operações na terça-feira às 17h, sem mais vôos comerciais.

Fonte - nbcnews.com

Comentários
Assista ao vídeo