Informes - GERAIS

Elenco de Pantanal se reúne com Rafa Sieg na despedida de Solano

25 de Setembro de 2022

“É como um sonho ter saltado para dentro da tela ao lado deles." Rafa Sieg

Elenco de Pantanal | Foto: Arquivo pessoal Rafa Sieg

“Grande desafio com muita responsabilidade, mas foi um imenso prazer”, declara Rafa Sieg quando perguntado sobre chegar na reta final de Pantanal como Solano, o matador de aluguel contratado por Tenório (Murilo Benício) que movimentou a trama nas últimas semanas. E a imagem acima, no último dia de gravação do ator, estilo família na fazenda, já fala muito de como Rafa Sieg foi recebido no elenco da novela sensação da Globo, no horário das 21 horas.

"Fizemos esta foto no meu último dia de gravação no estúdio. Vejo Marquinhos e Dira como os dois grandes anfitriões desse elenco, que reúne talentos imensos da televisão e do cinema brasileiro. Eu muito me orgulho em compartilhar a cena com todos eles. A maneira carinhosa com que me receberam é algo inesquecível. Nessa imagem, parte do elenco que eu admirava enquanto assistia a novela pela televisão. É como um sonho ter saltado para dentro da tela ao lado deles", declara Rafa Sieg, que tem lembrança de assistir a novela quando menino na companhia do avô, para quem o ator dedica este trabalho.

"Eu desejei muito estar nessa novela. Mas não imaginava que viria desta maneira. Um 'presente' é pouco para descrever a alegria que foi receber o  convite, mas penso que mais do que isso, que para mim o mais importante foi saber receber este desafio. Recebi com uma alegria leve a oportunidade que a vida apresentou pra mim. Me entreguei com alegria e com o peito aberto para viver a intensidade dessa jornada. Uma grande responsabilidade entrar nesse time que já estava jogando junto há meses, numa novela que já era um sucesso. Manter o alto nível das atuações e acreditar profundamente no mistério, que é a vida, serviram de impulso inicial para compor esse personagem complexo que é o Solano. Um vilão que precisava enganar a todos (personagens e espectadores), foi o pedido fundamental da direção. E o retorno positivo que tenho recebido de quem assiste a novela é recompensador. O público estava com saudade de uma novela como Pantanal. Com alegria, confiança na equipe incrível que faz a novela, e na presença de cada encontro em cena, Solano está entregue. Gratidão", reflete Rafa, que tem extensa carreira no cinema e no teatro, com mais de 40 projetos no audiovisual (entre séries e filmes) e 20 anos de trabalho no teatro.

Na agenda de Rafa Sieg para 2022, a previsão de estreia da segunda temporada da série Chuteira Preta – Jogos Ilegais, da Amazon Prime Video. Além do filme “Meninas não choram” (Morena Filmes, coprodução com Galeria Distribuidora e Telefilms, Direção de Vivianne Jundi). Para 2023, alguns trabalhos no audiovisual, como a tão esperada estreia do longa-metragem "Nosso Lar 2" (produção da Cinetica Filmes, Direção de Wagner de Assis), filme que aborda a espiritualidade e a vida além da morte; a série Centro Liberdade (Prana Filmes, Direção de Bruno Carvalho, Lívia Ruas e Cleverton Borges), série que retrata o movimento para não ser fechado um centro comunitário de um bairro humilde da periferia de Porto Alegre. E o longa “Vinchuca”, uma co-produção Brasil-Argentina (Labuta Filmes), com direção do premiado Luis Zorraquín.

“Grande desafio com muita responsabilidade, mas foi um imenso prazer”, declara Rafa Sieg quando perguntado sobre chegar na reta final de Pantanal como Solano, o matador de aluguel contratado por Tenório (Murilo Benício). E a imagem acima no último dia de gravação do ator, estilo família na fazenda, já fala muito de como Rafa Sieg foi recebido no elenco da novela sensação da Globo no horário das 21 horas.

Rafa Seig | Fotos: Carol Beiriz

Sobre Solano (Fonte: Globo), por Rafa Sieg

Quem dá vida ao personagem Solano, que chega em breve em 'Pantanal', é Rafa Sieg. Ele esteve na região Sul-Matogrossense meses atrás e recentemente gravou também no Rio de Janeiro, nos Estúdios Globo. Solano chega ao Pantanal como um homem simples, em busca de emprego. Seu primeiro contato é com Eugênio (Almir Sater), que fica com o alerta ligado ao conhecê-lo. O rapaz comenta que está em busca de emprego e que soube que um fazendeiro da região estaria em busca de peão. Ele se refere a Tenório (Murilo Benício). Vai à fazenda, consegue o emprego, mas é somente para cumprir o protocolo combinado com o marido de Zuleica (Aline Borges). Ele está ali na verdade como matador, contratado por Tenório para matar Alcides (Juliano Cazarré), Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e integrantes da família Leôncio.

Sobre Rafa Sieg:

Formado Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) em 2001, durante a formação atuou e dirigiu espetáculos do Teatro Experimental Universitário. Formação complementar: |2019| Oficina: A Escuta Min.: Miwa Yanagizawa – Rio de Janeiro, RJ; |2014-2015| “Russian Extension Program” promovido pela Escola-estúdio de Teatro de Arte de Moscou, na Rússia; |2012| One Shoot Coaching Rio 2012 Min.: Alejandra Ciurlanti (ARG) – Amok Teatro, Rio de Janeiro, RJ; |2008-2009| Oficina de Atores TV GLOBO – Rio de Janeiro, RJ; |2006|  Em Busca de Shakespeare Min.: Patrícia Fagundes – Porto Alegre, RS; |2003| Curso de Extensão em Cinema Digital Universidade Federal de Santa Maria; |2004|  A Produção Criativa do Ator e a Construção da Cena Poética Min.: Luis Carlos Vasconcelos – SESC/Copacabana, Rio de Janeiro, RJ; |2002| Expressão Vocal: a voz como produto do corpo e a fala poética Min.: Sara Lopes – UNICAMP/SP; |2000| Picadeiro I e II Min.: Ana Elvira Wuo – LUME/UNICAMP/SP; |1999| Treinamento para o ator Min.: Jesser de Souza/Raquel Scott LUME/UNICAMP/SP

Comentários
Assista ao vídeo