Viver - Esporte

Em busca do corpo perfeito: Como obter os melhores resultados de forma saudável?

16 de Setembro de 2022

Com a proximidade do verão, das comemorações do final de ano e também das férias torna-se comum a busca pelo “corpo perfeito” nesses últimos meses de 2022.Há uma crença de que basta realizar procedimentos cirúrgicos e/ou estéticos para concretizar todas as promessas e metas realizadas em janeiro.

Mas quais os riscos dessa busca por resultados rápidos? E o que pode ser feito para alcançar bons resultados sem comprometer a saúde?

De acordo com o cirurgião plástico e membro titular da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), Dr. Daniel Sundfeld Spiga Real, tentar substituir um estilo de vida saudável por procedimentos cirúrgicos quase sempre causa frustrações e complicações, ou seja, o sonho acaba se transformando no maior pesadelo.

“A procura por resultados irreais pode trazer grandes complicações aos pacientes, tanto físicas como psicológicas. Procedimentos requerem preparação pré-operatória, planejamento, um profissional qualificado e ético, adequação de hábitos e de estilo de vida. A ausência de um ou mais desses itens acaba trazendo descontentamento com o resultado final, além da possibilidade de desenvolvimento de transtornos do humor, como a depressão, bem como sequelas físicas. Essas, inclusive, podem ocasionar deformidades anatômicas de difícil reparação”, alerta.

Dr. Daniel Sundfeld afirma que antes de optar por qualquer cirurgia plástica é necessário refletir sobre o real motivo do desejo pelo procedimento, pois muitas vezes trata-se de uma imposição externa por determinado padrão de beleza. “O passo seguinte é buscar um profissional qualificado e ético, que saberá avaliar se a vontade do paciente e suas expectativas condizem com a realidade e com o diagnóstico realizado em consulta”.

O cirurgião plástico ainda destaca que hábitos saudáveis são essenciais para todos os indivíduos, promovendo um equilíbrio entre os sistemas que compõem o corpo humano. “Aos que desejam realizar procedimentos cirúrgicos, a rotina que prioriza a saúde é ainda mais importante, porque todo procedimento gera um trauma ao nosso corpo. Esse, por sua vez, apresenta como reação a chamada resposta metabólica ao trauma, uma série de reações e liberações de diversos mediadores químicos que culminam nos processos de reparação tecidual. Para atingir esse retorno ao estado inicial, o corpo necessita de substratos e vitaminas, que são fornecidos através de alimentação saudável e atividades físicas”, resume.

Para concluir, Dr Daniel Sundfeld ressalta: “Em muitos casos, uma rotina de exercícios físicos e alimentação saudável e adequada ao objetivo almejado substitui procedimentos cirúrgicos ou mesmo altera indicações ou o porte necessário para o tratamento da queixa do paciente, além de reduzir os riscos de complicações intra e pós-operatórias. Daí a necessidade de sempre buscar a saúde em primeiro lugar, com o auxílio de profissionais capacitados para o alcance de metas satisfatórias, mas acima de tudo, reais”, finaliza o cirurgião plástico.

Nutrição - A nutricionista Patrícia Bianco afirma que com a proximidade de dias cada vez mais quentes percebe um aumento significativo na procura por resultados rápidos.

“Quando isso ocorre, a orientação é iniciar ou retornar imediatamente aos hábitos saudáveis, acompanhados por um profissional competente para individualizar e personalizar o plano alimentar e as suplementações necessárias”.

Segundo Patrícia Bianco, em alguns casos, os pacientes acabam seguindo tal orientação, mas em outros, procuram outros meios para alcançar seus objetivos. “Em qualquer uma das situações busco orientar e educar para o estilo de vida saudável e duradouro e não somente para as estratégias imediatistas, as quais podem até ser agressivas para a saúde”.

A nutricionista fornece algumas dicas importantes para o emagrecimento saudável: “Pense em melhorar o seu estilo de vida, incorporando no dia a dia hábitos mais saudáveis, como alimentação com menos industrializados, farináceos, açúcares e bebidas alcóolicas. Consuma mais legumes, frutas, verduras, cereais integrais, carnes magras e gorduras boas. Aumente a constância nas atividades físicas, beba mais água, durma melhor e diminua o estresse e a ansiedade, com técnicas de relaxamento e meditação”, completa Patrícia Bianco.

Atividade física – O personal trainer, Tiago Ribeiro, também percebe um considerável aumento na demanda já nos meses de agosto e setembro. “Infelizmente, ainda temos uma grande procura pelos treinos exclusivamente para fins estéticos, o famoso ‘projeto verão’. No entanto, é fundamental lembrar que os ganhos estéticos podem vir, mas a saúde no geral é quem mais vai ter benefícios”, menciona.

Tiago Ribeiro conta que quando acontece essa procura, faz questão de salientar que o corpo dos sonhos não será alcançado em 1 ou 2 meses. “A pessoa pode até conseguir, mas de forma não natural e não segura. Se não for feito um trabalho de adaptação para aumentarmos o nível de treinamento de forma gradual, provavelmente estará havendo a queima de etapas e os efeitos adversos certamente irão aparecer”.

O personal trainer lembra que as redes sociais favorecem a divulgação de muitas informações erradas. “Hoje vemos aplicativos de treinos de forma gratuita, que apresentam exercícios generalistas e que o indivíduo leigo pode não estar apto a praticá-los. Além disso, é bastante comum o aparecimento de fórmulas mágicas, que são amplamente repassadas e podem gerar inúmeros problemas”.

Por fim, Tiago Ribeiro diz que antes de mais nada é necessário procurar um profissional capacitado para prescrever um plano alimentar e em seguida potencializar esse plano com atividades físicas. “Também é extremamente importante fazer um check-up com seu médico de confiança para avaliar a atual condição metabólica. Exames ajudam a identificar algumas alterações que podem estar impedindo o emagrecimento”, conclui.

Comentários
Assista ao vídeo