Informes - GERAIS

Cinco dicas de marketing para melhorar o reconhecimento de marca

13 de Setembro de 2022

Grandes marcas gastam centenas de milhões de dólares todos os anos com o marketing de suas empresas. O motivo para isso é simples, o marketing bem feito funciona. Para todo esse dinheiro investido há um retorno que faz tudo valer a pena.

Foto: Pixabay

Não estamos sugerindo que você deve gastar todo o seu dinheiro com marketing, mas levar isso a sério é bastante importante. Pensando nisso, separamos aqui 5 dicas que vão ajudar no reconhecimento da sua marca.

1 - Tenha sua própria identidade visual

Com identidade visual estamos falando de logomarca, cores utilizadas pela empresa e etc. Você definitivamente deve contratar um designer de logo profissional para cuidar da sua logo e de outros detalhes. Também é importante ter toda uma imagem única.

Não pode ser cópia de outras marcas, tem que ser original e ao mesmo tempo relacionado ao ramo da sua empresa. Pode parecer difícil, por isso recomendamos que você contrate um profissional para cuidar disso para você. 

Tentar conseguir uma logo barata ou fazer tudo por conta própria pode custar muito caro. Você pode acabar com um resultado ruim que vai querer trocar mais tarde. Trocar de logo pode confundir os seus clientes. 

Definitivamente não vale a pena. Contrate um profissional assim que possível para isso.

2 - Leve as redes sociais a sério

Algumas pessoas ainda tem um preconceito bobo contra as redes sociais. Elas ouvem falar de TikTok e imediatamente pensam em diversão para adolescentes. Mas não é bem assim, grandes marcas investem milhões em redes sociais porque é uma ótima forma de manter contato com clientes.

Também é um ótimo lugar para encontrar clientes novos. Portanto, tente estabelecer uma presença nas principais redes sociais. Instagram e Facebook são um bom começo. TikTok, YouTube e Twitter podem fazer sentido a depender do seu ramo.

O importante mesmo é não ignorar completamente as redes sociais. Empresas que não usam essas plataformas são vistas com desconfiança pelos clientes em potencial. Crie perfis nas principais redes e mantenha-os atualizados.

3 - Anúncios pagos podem ajudar bastante

Anúncios pagos na internet são a principal fonte de receita de plataformas como Instagram, Facebook e YouTube. É uma indústria de bilhões de dólares e pode apostar que resultados são gerados a partir disso.

Mas há um detalhe, é necessário saber como criar anúncios para o público certo. Chamamos de segmentação de anúncio. Isto é, fazer com que o seu anúncio seja exibido apenas para o seu público alvo. 

Por exemplo, se você está vendendo suplementos online não faz sentido exibir anúncios para pessoas acima de 40 anos. O público consumidor desse tipo de produtos está entre 20 e 35 anos. Configure o seu anúncio para buscar essas pessoas. 

Pode parecer difícil, mas com alguns tutoriais na internet é possível fazer um bom trabalho por conta própria. Também é possível contratar um profissional para cuidar disso para você. Considere contratar um freelancer online para a tarefa. Plataformas como Fiverr e Upwork estão cheias de talentos.

4 - Considere se tornar um criador de conteúdo

Ter sua própria audiência e vender produtos diretamente para ela é o ponto máximo da utilização das redes sociais para vendas. Voltando para o exemplo da venda de suplementos, você poderia criar um canal no YouTube ou no TikTok para dar dicas de nutrição e de treino para as pessoas. 

Considere se isso faz sentido para o seu segmento. Uma forma legal de fazer isso é verificando o que as outras empresas do seu ramo estão fazendo. Existem contas que criam conteúdo especial para o seu público alvo? Seria possível para você fazer o mesmo?

5 - O melhor marketing é a palavra dos seus clientes

Como última dica, gostaríamos de ressaltar uma verdade importante sobre o assunto. Nem mesmo o melhor marketing do mundo pode salvar um produto ruim. Oferecer um bom produto para as pessoas é uma excelente estratégia de marketing por si só.

Quem não se lembra da Tekpix? A filmadora que tomou conta do Brasil através dos anúncios de TV, mas rapidamente caiu em esquecimento devido a péssima qualidade.

Considerações finais

Bom, essas dicas vão ajudar bastante na etapa inicial do marketing da sua empresa. De qualquer forma, recomendamos que você siga em frente estudando sobre o assunto sempre pensando em aprimorar o marketing da sua empresa.

Comentários
Assista ao vídeo