Informes - GERAIS

Churrasco deve ter carne bovina, mas pode ir bem mais além

9 de Setembro de 2022

O churrasco já se tornou tradição na maioria dos lares brasileiros. Confira algumas dicas para deixá-lo incrível

Muitas pessoas escolhem o churrasco como forma de celebrar aniversários, casamentos, promoções no trabalho, vitória do time do coração ou simplesmente para reunir os amigos. Sua origem remonta ao período da colonização, quando o boi, consequentemente a amada carne bovina, foi trazido pelos portugueses ao território brasileiro e a prática, já adotada pelos índios, de defumar lentamente carnes sobre brasas, se ampliou e difundiu. 

Pexels
 

 

Ao longo do tempo, o consumo de carne no Brasil se firmou a ponto de ser um ingrediente diário nas refeições da maioria dos brasileiros e um dos principais produtos do mercado nacional. No entanto, com a crise advinda da pandemia de covid-19, a mudança de hábitos de parcela da população e a alta dos preços, esse consumo caiu como nunca antes. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), 2022 deve registrar o menor nível em 26 anos.

Churrasco de carne bovina e vários outros itens (para todos os bolsos)

Uma opção para quem quer manter a tradição, mas deseja ampliar o cardápio é apostar nos vegetais, cogumelos e pães de alho! Bons temperos e marinadas garantem o sabor e a celebração! 

Vegetais

Berinjelas, abobrinhas, floretes de brócolis e batatas são excelentes opções de churrasco vegetariano. É só, no dia anterior, deixar na geladeira os legumes cortados em fatias grossas ou cubos grandes marinado em shoyu, azeite e ervas, orégano, por exemplo. Na hora do churrasco, você pode colocá-los num espeto ou numa grelha por alguns minutos. Ficam muito saborosos. Essa é uma ótima dica para variar o cardápio tradicional da carne bovina.

Cogumelos

Pode-se utilizar a mesma marinada dos vegetais, colocá-los em um papelote de papel alumínio e levá-los para a churrasqueira. O shimeji fica perfeito assim. Caso prefira espetinhos de cogumelos, os paris e portobello são os mais indicados. 

Pão de alho

Este é um acompanhamento que combina com carne bovina, suína e de ave. Requeijão, parmesão ralado, orégano e um pouco de creme de leite garantem um delicioso pão de alho. Há quem utilize maionese, manteiga ou outros ingredientes também. Só o que não pode faltar e dá ao pão de alho aquele sabor inesquecível e insubstituível é ele: o alho. Só não exagere.

Carne bovina e outras

Agora, para quem não abre mão do churrasco tradicional, algumas dicas para deixar sua carne incrível: tenha à mão facas afiadas, não exagere no sal e tenha cuidado com o ponto da carne. Assim, seu churrasco não terá erro. Linguiças e asinhas de frango são os cortes preferidos pelas crianças.  

Além da carne bovina, aposte em acompanhamentos

Para acompanhar os protagonistas da churrasqueira, nada melhor que a boa e unânime salada: pode ser vinagrete, tabule, folhas verdes, maionese. Arroz e farofa também caem muito bem. 

Bebidas

Água saborizada! Nada melhor e mais refrescante que beber uma água fresca com um leve sabor de limão e hortelã. Além do mais, as jarras com a bebida ficam lindas e decoram o ambiente. Você pode colocar morangos, carambolas, manjericão e o que mais sua imaginação permitir. 

Hora da sobremesa

Após a comilança, um docinho alegra a vida. Bananas assadas servidas com sorvete são uma sobremesa sofisticada e deliciosa. Saladas de frutas também agradam e fecham o cardápio com louvor. 

Comentários
Assista ao vídeo