Colunistas - Rodolfo Bonventti

“Armação Ilimitada”, o seriado global que conquistou o público adolescente

29 de Agosto de 2022

As sextas-feiras da TV Globo não foram as mesmas depois da estréia, em 17 de maio de 1985, do seriado “Armação Ilimitada”, uma aposta da emissora para segurar o público adolescente no horário nobre.

A partir de uma ideia dos atores Kadu Moliterno e André De Biase, Daniel Filho se reuniu com o diretor Guel Arraes e o programa foi tomando corpo, e ficou por três anos em exibição na emissora, sempre registrando bons índices de audiência.

Juba, Lula, Zelda e Bacana se tornaram a “turma” preferida dos adolescentes dos anos 1980, e o seriado abusava de aventuras e de esportes, sempre contando com participações especiais de grandes nomes do elenco global.

No elenco fixo estavam os autores iniciais do seriado, Kadu Moliterno como Juba e André De Biase como Lula, ao lado de Andréa Beltrão como a irreverente jornalista Zelda Scott e de Jonas Torres como o órfão Bacana.Tinha ainda a participação do exilado político e pai de Zelda, vivido pelo competente Paulo José; o chefe de Zelda no jornal chamado sempre de O Chefe, interpretado por Francisco Milani, e a amiga de todas as horas, Ronalda, vivida por Catarina Abdala.

Muitos episódios tinham a narração de uma DJ, interpretada por Nara Gil, que enquanto comentava a trama e o episódio do dia, tocava músicas que iam compondo a trilha sonora do seriado.

O sucesso do programa foi tão grande que ele acabou estreando como uma atração mensal e depois, rapidamente, passou a ser exibido quinzenalmente primeiro e depois, semanalmente. Em 1989, foi substituído pela série diária “Juba & Lula”.

Para os atores centrais, o seriado deixou marcado em suas carreiras um tipo de papel que eles levaram alguns anos para convencer os diretores que eram capazes de interpretar personagens bem diferentes daqueles.

Em termos de seriados voltados para o público adolescente, “Armação Ilimitada” foi o mais bem sucedido entre outras experiências que a nossa TV já teve.

O seriado conquistou o Prêmio Ondas, na Espanha,considerado o Oscar da TV européia, em 1986, como o melhor programa lançado para adolescentes naquele ano.

Comentários
Assista ao vídeo