A chef Roberta Sudbrack, lança nesta segunda-feira (22), às 19h, na Livraria Blooks, o seu quarto livro. Um tal cheiro de ambrosia – Conversas com Vó Iracema (Editora Interseção Design de Histórias) é um livro homenagem póstuma à avó que criou Roberta desde a primeira infância e que permanece sendo a sua maior inspiração - na cozinha e na vida. “Pensando bem, acho que minha avó me ensinou a viver, e nas horas vagas a cozinhar também.”
No período da pandemia do Covid-19, a autora começou a publicar em suas redes “cartas” para a avó, numa explosão de afeto e saudade que emocionou seu público. Roberta traduziu seus sentimentos mais íntimos nessas conversas informais. Escrevia sobre os desafios da nova rotina que o momento lhe exigia, e recordava as alegrias e os dias de superação em companhia de Dona Iracema.
Para o livro foram selecionadas 37 conversas com destaque de algumas frases da avó, que retratam a sua personalidade e o apoio que ela foi para a neta. Fotografias do arquivo de família e de objetos pessoais foram usados pelos artistas Marcia Albuquerque e Maurício Plannel na composição das colagens que complementam a narrativa. Um pequeno caderno de receitas também foi pensado a partir da memória afetiva de Roberta, em histórias contadas à beira do fogão. Algumas delas, escritas pela primeira vez, e por isso conservado o modo simples que D.Iracema pensava a cozinha. “Ta vendo aqui, só um dedinho de água acima do arroz. Não tem mistério!”
Essa influência marcante na vida da autora está por toda parte no livro, em relatos de convidados como Adriana Calcanhotto, Laura Góes, Tamara Klink e Zélia Ducan. Perceptível também nas características das receitas - que saem do forno de barro no SUD ou das panelas que borbulham no fogão de casa e até mesmo na persistência em alcançar excelência na reprodução das ambrosias – receita que só avó sabia fazer, e que serviu de inspiração para o nome do livro.
O centenário de Dona Iracema foi comemorado com a realização deste projeto, a partir de um financiamento coletivo organizado pela editora. A campanha reuniu cerca de 220 benfeitores, que escolheram recompensas como o café e a ambrosia da Vó Iracema, panelas e frigideiras de ferro representando a cozinha que revela os sabores da ancestralidade.
Sobre o lançamento
Livraria Blooks - Espaço Itaú de Cinema – Praia de Botafogo, 316 – Rio de Janeiro / RJ
Sobre a autora
Gaúcha, autodidata. Foi a primeira mulher a chefiar a cozinha de um Palácio Presidencial. Comandou o cardápio dos atletas brasileiros em duas Olimpíadas (Londres e Brasil). Considera a melhor Chef da América Latina. Fechou o seu restaurante RS - um dos mais premiados no Brasil e no exterior, inclusive com estrelas Michelin - para reinventar o seu ofício de cozinheira. Atualmente tem um restaurante com cara de casa de avó, sem placa na porta, chamado SUD, o Pássaro Verde, localizado na Rua Visconde de Carandaí, 35 - Jardim Botânico.
Mais Informações: Patrícia Farias | (21) 99418-2121 | pfarias@intersecao.com.b