Será a 12º participação da equipe no evento que completa sua 30ª edição. Cristiano Rocha e Anderson Geraldi estarão na categoria carros no principal evento off-road do País, que terá primeira de 14 etapas, no dia 27, em Foz do Iguaçu (PR) e a chegada será no dia 10 de setembro em Salinópolis/PA
Cristiano e Anderson comandarão a Mitsubishi L200 Triton Sport CR |
Foto: Sanderson Pereira |
A equipe Accert Competições confirmou participação no 30º Sertões, que este ano se torna a maior competição cross country do planeta. O piloto Cristiano Antônio Rocha e o navegador Anderson Geraldi disputarão o evento na categoria PRO Brasil. A concentração antes da largada será em Foz do Iguaçu, localizada na região de fronteira com a Argentina e o Paraguai, ao Oeste do Estado do Paraná, com a realização do prólogo no dia 26 de agosto e depois seguirão para o desafio em 14 etapas.
A caravana parte de Foz do Iguaçu (PR) no dia 27 de agosto e chegará à cidade litorânea de Salinópolis, no Pará, no dia 10 de setembro. “Fizemos uma revisão minuciosa no nosso carro de competição, a picape Mitsubishi L200 Triton Sport CR, principalmente nas adaptações para enfrentar o desafio desta 30ª edição que será a maior do mundo”, conta Cristiano.
No decorrer das etapas do calendário nacional de rali cross country a Accert Competições realizou testes com os integrantes da equipe e para afinar o entrosamento da dupla, como o Rally Jalapão, pois este ano é o retorno do navegador Anderson Geraldi na maior prova nacional da modalidade.
A Mitsubishi L200 Triton Sport CR (#371) recebeu um motor preparado com toda eletrônica e injeção nova e foi adicionado um macaco hidráulico para auxiliar nas trocas de pneus. “Fizemos treinos em fazendas da região de Goiânia e em Luís Eduardo Magalhães como preparação. Para o Sertões, vamos manter a receita que tem dado certo, então sem modificações significantes, mas houve incremento de equipamentos e itens essenciais no carro”, relata o piloto Cristiano Rocha.
A equipe Accert Competições foi campeã do Sertões na categoria PRO Brasil e do Mitsubishi Cup 2020, na categoria ASX RS, e está será a 12ª participação consecutiva que competirá no Sertões e em outras competições no rali de velocidade cross country e de regularidade, supervisionadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo.
Como piloto, Cristiano fez sua estreia em provas off road na temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e do Sertões. Mas, em 2010, participou como chefe de equipe e, no ano seguinte, como navegador.
Com essa experiência, o piloto está otimista para que o time consiga alcançar o objetivo traçado para esta edição, com roteiro magnífico, recheado de história e paisagens deslumbrantes, em mais de 7.216 quilômetros de extensão, sendo 4.811 quilômetros de especiais cronometradas. Após a realização do Prólogo, no dia 26 de agosto, serão disputadas 14 etapas no maior Sertões de todos os tempos: 15 dias, 5 regiões do país, 8 estados – PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA; e 14 cidades.
A equipe está pela terceira vez inscrita na categoria Pro Brasil. “Estamos afinados para a edição comemorativa dos 30 anos do Sertões. Será a maior competição contra o relógio do mundo e vai homenagear o Bicentenário da Independência”, cita o piloto que nasceu em Irati (PR) e divide moradia entre Goiânia (GO) e Luís Eduardo Magalhães (BA).
“Será um grande desafio, vamos procurar colocar em prática todo o nosso conhecimento em prova fora de estrada para alcançar o melhor resultado a cada etapa", completa o navegador Anderson Geraldo, natural de Palotina (PR) e reside em Luís Eduardo Magalhães (BA).
A Accert Competições finaliza a preparação do carro e ajustes finais na carreta oficina e dormitório, além do motorhome, dois carros de apoio e um caminhão guincho, para partirem em direção ao Sul do país no dia 22 de agosto para o início das atividades preparatórias para o maior desafio do ano. A equipe fará também a preparação mecânica e logística de mais três carros inscritos das duplas: Victor Pudell/Claudemir Hubner, Otávio Enz/Rodrigo Khezam e Luís Carqueijo/Igor Quirrenbach de Carvalho.
A equipe Accert Competições, com sede em Goiânia (GO), recebe o patrocínio da Accert Transportes e Logística, Yokohama, Flach Carregadores, Lavanderia Suprema, ALE Combustíveis, Ferragens Negrão, Sementes Oilema, Hotel LG, Cervejaria Oktos, Titaniun Energy Drink, Audiovolks, Worker, Lamesa e Poynting Antennas.
A equipe Accert Competições fará a 12ª participação no Sertões |
Paco Foto Agência |
Cristiano Antonio Rocha e Anderson Cleyton Geraldi |
Foto: Sanderson Pereira |
O 30º Sertões acontece de 26 de agosto a 10 de setembro |
Foto: Sanderson Pereira |
Mais informações da equipe:
Facebook e Instagram: @accertcompeticoes
RESUMO GERAL - SERTÕES 22
26/04/2022
1ºETAPA – 27/08 (SÁBADO)
FOZ DO IGUAÇU-PR > UMUARAMA-PR
DI: 25KM
TE: 172KM
DF: 173 KM - TOTAL: 370 KM
OBS: 2° menor etapa, trechos em estradas agrícolas, cascalhos, lombas, melhor terreno de todas as etapas pra acelerar deixando-a rápida com um final travado e com muita navegação.
2° ETAPA – 28/08 (DOMINGO)
UMUARAMA-PR > PRESIDENTE PRUDENTE-SP DI: 17KM
TE: 305KM
DF: 213 KM - TOTAL: 535 KM
OBS: Uma das etapas com maior dificuldade na navegação no trecho aparteie dos 110km, passaremos por trechos de fazendas, canaviais, com várias referências seguidas uma das outras.
3°ETAPA – 29/08 (SEGUNDA)
PRESIDENTE PRUDENTE-SP > CAMPO GRANDE-MS
DI: 134KM
TE: 306KM
DF: 360KM -TOTAL:800KM
OBS: Passaremos pela ponte da divisa de SP/MS. Na especial teremos trechos em fazendas de gado, pantanais, estreitos e rápidos para quem tem coragem de acelerar.
A entrega da cartela será feita no final da especial podendo o deslocamento ser feito encarretado.
4° ETAPA – 30/08 (TERÇA)
CAMPO GRANDE-MS > COSTA RICA-MS
DI: 30KM
TE: 382KM
DF: 31KM - TOTAL: 443KM
OBS: Trechos rápidos e com piso de cascalho até o km50, após teremos trechos estreitos até o km200 e nos últimos 30km fica rápido.
5°ETAPA – 31/08 (QUARTA)
COSTA RICA-MS >
BARRA DO GARÇAS-MT DI: 87KM
TE: 526KM
DF: 23KM -TOTAL:636KM
OBS: Especial dura, com trechos arenosos com mudança na característica do terreno a cada 50km, sendo bem cansativo e com poucos radares longos.
6°ETAPA – 01/09 (QUINTA)
BARRA DO GARÇAS-MT > S.FÉLIX DO ARAGUAIA-MT
DI: 67KM
TE: 601KM
DF: 0KM -TOTAL: 667KM
OBS: 1° perna da Etapa Maratona sem apoio no final do dia chegando direto no parque fechado em São Félix.
Trechos com longas retas, rápidas e com muitas depressões não podendo perder a atenção. Posteriormente ao km400 passaremos por trechos de areia, rios e pegaremos possivelmente balsa.
7° ETAPA – 02/09 (SEXTA)
SÃO FELIX DO ARAGUAIA-MT > PALMAS-TO
DI: 9KM
TE:165KM
DF: 401 KM - TOTAL: 575 KM
OBS: Especial com final da 1º Etapa maratona. Sairemos do parque fechado para a Balsa atravessando o Rio Araguaia para a Ilha do Bananal. Nos últimos 401km os carros poderão ser encarretados.
Final da Parte Sul do roteiro.
DESCANSO – 03/09 (SÁBADO)
PALMAS-TO
8°ETAPA – 04/09 (DOMINGO)
PALMAS-TO > MATEIROS-TO
DI: 97 KM
TE:462 KM
DF: 0 KM - TOTAL: 559 KM
OBS: 2° perna da Etapa Maratona sem apoio no final do dia chegando direto no parque fechado em Mateiros.
Trechos rápidos com piçarras no início e depois fica areia passando pelas melhores trilhas do Jalapão.
Iremos passar pelo Rio Prata.
9°ETAPA – 05/09 (SEGUNDA)
MATEIROS-TO >
BOM JESUS-PI
DI: 0 KM
TE: 452KM
DF: 61KM - TOTAL: 513 KM
OBS: Especial com final da 2º Etapa maratona.
Trechos que continuam passado pelas trilhas do Jalapão (Norte/Nordeste) com os 80km final inéditos e muita areia.
10°ETAPA – 06/09 (TERÇA)
BOM JESUS-PI >
BOM JESUS-PI
DI: 0 KM
TE: 325KM DF:2KM -TOTAL:327KM
OBS: Trechos inéditos fazendo o laço e retornando a Bom Jesus. Passaremos pelos Cãnions do Viana e trechos com areia na parte final.
11° ETAPA – 07/09 (QUARTA)
BOM JESUS-PI > BALSAS-MA
DI: 16KM
TE: 260KM
DF: 225 KM - TOTAL: 501 KM
OBS: Especial com trecho entre fazendas que passaremos por riachos, com o piso predominante sendo piçarra. Subida da serra, trechos com areia e no final trecho com trilhas travadas e muita navegação.
12° ETAPA – 08/09 (QUINTA)
BALSAS - MA > IMPERATRIZ-MA
DI: 11KM
TE: 265KM
DF: 125 KM – TOTAL: 401 KM
OBS: Trechos passando por lavouras de soja que estarão colhidas, subidas e descidas de serras com um regime de prova duro.
13°ETAPA – 09/09 (SEXTA)
IMPERATRIZ-MA > PARAGOMINAS-PA
DI: 29KM
TE: 377KM
DF: 67 KM - TOTAL: 473 KM
OBS: Primeiros 80km seria dentro de uma fazenda fechada que posteriormente terá um trecho muito travado com a parte de navegação mais difícil da edição, passando entre eucaliptos e sinuosos até Paragominas.
14°ETAPA – 10/09 (SÁBADO)
PARAGOMINAS-PA > SALINÓPOLIS-PA
DI: 3KM
TE: 213KM
DF: 200 KM - TOTAL: 416 KM
OBS: Especial com trecho de áreas agrícolas, matas e com a parte final de areia, pedras e retração de madeiras.
TOTAIS
TOTAL GERAL: 7.216 KM TOTAL DE ESPECIAIS: 4.811 KM
(APOIOS): 5.300 KM