Notícias - Motor

Como uma brincadeira no WhatsApp deu origem à Corrida das Lendas da Stock Car

3 de Agosto de 2022

"Provocação" entre multicampeões foi transformada em projeto pela Confederação Brasileira de Automobilismo

Ingo Hoffmann, Chico Serra e Paulão Gomes vão acelerar neste domingo
Bruno Terena/RF1

A reunião de três dos nomes mais vitoriosos e históricos do automobilismo brasileiro para a Corrida de Lendas da Stock Car Pro Series começou graças a uma brincadeira marota em um grupo de WhatsApp entre pilotos e acabou virando um belo projeto capitaneado pela Confederação Brasileira de Automobilismo. Depois de “discutirem” quem era o rei das pistas em sua época, Ingo Hoffmann, Paulão Gomes e Chico Serra aceitaram o desafio proposto pelo Presidente da Comissão Nacional de Veículos Históricos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Paulo Figueiredo: o trio disputaria um tira-teima.
O que era apenas uma gozação entre amigos acabou virando uma exibição entre os três grandes nomes que, juntos, somam 19 títulos na principal categoria da América do Sul. A prova-homenagem será disputada em Interlagos neste final de semana (31), com os três pilotando bólidos da Old Stock — categoria vintage que utiliza o regulamento dos primeiros anos da Stock Car. Com largada às 12h15, a corrida terá transmissão ao vivo pelo SporTV 3 e mídias oficiais da Stock Car (YouTube e Facebook).
“Nós temos um grupo ‘das antigas’. E neste grupo surgiu uma brincadeira entre o Chico, Ingo e o Paulão. Aí desafiei os três para essa disputa que vai acontecer”, disse Figueiredo. “Luto muito para que as pessoas deem valor e conheçam o legado do automobilismo no Brasil. Meu sonho é que todos os pilotos da Stock Car conheçam a história linda da categoria e todos os seus heróis”, explicou o Presidente da Comissão Nacional de Veículos Históricos da CBA.
Doze vezes campeão da Stock Car, Ingo Hoffmann exaltou a homenagem que será feita no domingo. “É uma iniciativa bacana de reverenciar os heróis do passado. É uma grande forma de reconhecimento. O resgate histórico também foi ressaltado por Paulão Gomes. “Foi uma ideia bacana de presentear o público com a presença de nós três de novo na pista. Teve muita gente que não nos vê há muitos anos, e quem nunca viu vai ver pela primeira vez, então será um grande barato”, frisou o tetracampeão e primeiro piloto a levar o título da Stock Car.

Mais homenagens — Além da presença na pista das lendas da Stock Car na pista em Interlagos, o domingo será da exaltação de outros dois gigantes do automobilismo nacional. Quem vai dar a bandeirada da largada da prova especial será Reinaldo Campello, simplesmente um dos criadores da Stock Car. E o responsável pela bandeira quadriculada que encerrará a etapa é Wilsinho Fittipaldi, o precursor da equipe Fittipaldi na Fórmula 1.
Tão importante como reconhecer o momento atual da Stock Car é também, na visão de Paulo ‘Loco’, reverenciar as pessoas que fizeram da categoria o que ela é hoje. “Sempre que existe um evento com essa filosofia, você traz à tona um pouco da história. É o que vai acontecer agora com a Corrida das Lendas. E por trás de todos os títulos, vitórias e glórias, tem muita luta, muito dinheiro investido, muito trabalho de vários lados, desde o chefe da equipe até quem cuida dos pneus. E isso é o legal, poder homenagear e relembrar a história de luta de tantas pessoas”, complementou.

Programação em Interlagos
Sábado, 30 de julho
08h00 – Stock Series – Treino Livre 3
09h35 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
10h30 – Stock Series – Classificação
13h10 – Stock Car – Classificação
14h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)
15h30 – Stock Series – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 31 de julho
10h00 – Visitação aos boxes
11h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
12h15 – Corrida das Lendas
13h10 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13h45 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
16h10 – Stock Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Comentários
Assista ao vídeo