Informes - GERAIS

Marketing Digital de moda: como começar a vender

25 de Julho de 2022

A moda é um dos mercados mais antigos que existem, e ele é um conceito que agrega diversas questões como a tendência, o modo de se vestir e se portar até mesmo em relações empresariais. Inclusive, é um dos aliados do marketing digital. 

Com isso, fica a questão, como vender moda?! Para responder isso e outros pontos, continue a leitura. 

O Vínculo da imagem com o Marketing Digital

O Marketing digital nada mais é do que estratégias de vendas e divulgação, só que no meio virtual. 

Agora, você pode até não se importar com as tendências do momento, mas não pode negar que elas impactam no seu estilo. Portanto, aceite que o conceito de moda é um tipo de comunicação.

Logo dentro do marketing, a moda pode passar informações de forma não verbal. Um exemplo é a psicologia das cores e paletas bem definidas que fazem parte da criação de uma marca única. 

Porém, o marketing digital também impulsiona as vendas de moda, pois o ser humano é programado a replicar o que acha belo.

São conceitos quase híbridos, ou seja, um depende do outro. Com isso, assessoria de imagem, styling e outras ferramentas ligadas ao mundo da moda são essenciais durante o processo de marketing digital.

Entretanto, não se engane, o impacto pode ser pelo o que achamos harmônico, mas também desarmônico. A atração está no impacto e não na beleza.

Ferramentas de Marketing Digital para moda

O programa crm é uma ferramenta que capta dados e aponta preferências de um determinado cliente. No mercado de moda, esse serviço, quando bem utilizado, apresenta um resultado incrível.

Apesar de acreditarmos que moda só é composta pelo que é harmônico e belo, a moda expressa a complexidade de cada pessoa que a utiliza. 

Enquanto nós como seres humanos somos diferentes, logo nos expressamos de forma distintas.

O modo crm vendas pode alavancar uma empresa do nicho de moda a partir de estratégias personalizadas ao cliente.

Quando um consultor de moda atende um consumidor para a definição de estilo e de qual mensagem ele quer comunicar através de seu estilo pessoal, há um estudo prévio de comportamentos e preferências.

Com isso, a aplicação do comercial crm é basicamente o mesmo processo. 

Portanto, o conhecimento dos comportamentos e preferências geram um banco de dados capazes de definir o melhor tipo de atendimento para o cliente e com vários benefícios, entre eles, estão:

  • Facilita a criação de estratégias de venda;

  • Reduz o tempo para realização da conversão do cliente;

  • Monitoramento do processo de venda centralizado;

  • Automatização da leitura dos dados

Todas essas vantagens podem ser vistas ao fazer o uso de um CRM para uma empresa. Com isso, veja mais sobre como administrar um negócio de moda de forma eficaz.

Como gerir minha empresa voltada para moda?

O conceito de pipeline de vendas pode não ser reconhecido por muitas empresas, mas certamente será, tendo em vista que companhias que já utilizam essa ferramenta têm obtido resultados impressionantes.

Trata-se de uma metodologia que acompanha todo o ciclo de vendas e aprende com ele a gerir melhor todo o processo.

Uma empresa de consultoria de moda de pequeno porte pode não entender a importância de implantação a curto prazo, mas quando prospectar novos clientes, entenderá que deve planejar cada passo.

Ao entender o funcionamento do ciclo comercial e saber interpretá-lo, com isso, a conclusão de venda não é será o primeiro nem o último passo que o empreendedor dará.

Algumas estratégias do pós-venda definem a recorrência e a preferência do cliente em relação a outras.

Além disso, o processo de gestão não é enrijecido no pipeline, mas sim estruturado. É apenas a aplicação de um conceito, não uma fórmula pronta que será aplicada.

Cada equipe de uma empresa é única e tem resultados que são próprios para si. 

Dessa forma, para entender qual é a dor do cliente e convencê-lo que a sua solução é mais adequada e vantajosa para ele, deve-se utilizar da vantagem de ter estratégias singulares.

Em suma, o pipeline pode ser visto como um grande manual personalizado com as características de seus consumidores para a equipe de vendas.

Aplicação da metodologia de forma eficaz

A aplicação do CRM ou como podemos chamar, um app funil de vendas, pode gerir os resultados gerados pela equipe.

Como tratado nos tópicos anteriores, o marketing digital e a moda são coligados, então, não há como separar e ter resultados sem a aplicação dos dois. Ambos são comunicação.

Assim como a gestão e vendas estão ligadas ao sucesso de uma empresa, há o benefício amplo para todos os setores. Assim como um corpo, que depende do processo de mastigação e deglutição para se nutrir.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Comentários
Assista ao vídeo