Cultura - Arquitetura

Como escolher um estilo de decoração?

24 de Julho de 2022

A decoração da nossa casa influencia em todas as atividades do dia a dia, podendo atrapalhar ou melhorar a nossa rotina. Por isso é tão importante tomar boas decisões referentes ao estilo dos móveis e até mesmo do décor. Está em busca de um lar cheio de bem-estar e sente que falta algo a mais? Para transformar o seu lar em uma casa cheia de personalidade, anote essas dicas de ouro que o habitissimo, plataforma especializada em serviços de médias e grandes reformas separou:

  • Preste atenção nos materiais

Muitos acreditam que comprar móveis é o suficiente para decorar, mas essa não é a realidade. É importante prestar atenção na qualidade dos materiais utilizados em cada cômodo para conseguir o aconchego esperado em casa. Abuse da madeira no piso e em portas; já na cozinha e banheiro, as pedras naturais são sempre bem-vindas; para os itens de cama, mesa e banho, aposte em materiais como algodão e linho. Todos esses elementos ajudam no bem-estar do seu lar!

  • Escolha cores adequadas

Quando pensamos na cor de nossa casa, a primeira coisa que vem em mente é a cor das paredes. Mas o campo de atuação das cores é muito mais amplo que isso. Será preciso tomar decisões com relação às cores da marcenaria, do piso, dos móveis da cozinha, do sofá, da bancada, dos azulejos, do banheiro, eletrodomésticos... Se não quiser quebrar a cabeça e tem medo de errar, o melhor é contar com os serviços de um profissional que te auxilie com relação a seus gostos e expectativas estéticas.

  • A importância da luz

Para reforçar o estilo da sua casa, preste atenção na iluminação. A não ser que sua casa também seja seu local de trabalho, fuja da luz branca e das halogêneas. Não podemos esquecer que o momento de acender as luzes em casa será durante a noite, quando estamos em busca de descanso. Se vai reformar, não se esqueça de incluir um projeto de iluminação que ajude a potencializar as coisas boas da sua casa. 

  • Seja fiel à sua personalidade 

Uma casa transpira sua essência quando reflete quem você é. Não há maneiras certas ou erradas de dar personalidade à sua casa. Os lares devem contar suas próprias histórias e também as de seus donos. Se vivemos sozinhos, se temos família, se precisamos de um espaço para trabalhar em casa, se passamos muito tempo praticando alguma atividade que gostamos… O melhor conselho que podemos dar é que se atreva a provar sempre! Misture peças novas com antigas, madeira com metal, clássico com moderno, enfim, dê sua cara ao seu lar. O mais importante é conseguir uma casa que, com seu equilíbrio e beleza, nos faça sentir bem. 

Comentários
Assista ao vídeo