Colaboradores - Thiago Michelasi

Helder Silveira: especialista gastronômico fala sobre algumas mesclas curiosas que caem bem

13 de Julho de 2022

A cerveja é algo que sempre precisa estar presente nos costumes do dia a dia do brasileiro. De janeiro até dezembro, qualquer festividade e evento especial tem uma boa cervejinha acompanhada de diversos pratos e quitutes. O que não é diferente de agora, quando entramos no inverno e nas festas de São João, que geralmente são comemoradas entre junho e agosto.

E para essas festividades, nada melhor que curtir cervejas que combinam diretamente com o período, que é o mais frio de toda a temporada. Pensando nisso, o especialista em gastronomia Helder Silveira separou algumas dicas que podem combinar corretamente com as festas juninas.

Cerveja Apa e a suavidade da paçoca: “Destaque para a suavidez. Suave, leve, clara e refrescante junto com um delicioso doce de paçoca”.

Cerveja Baltic Porter e mistura do café com a cocada: “Ela é escura produzida com malte e notas que remetem a café com uma deliciosa cocada, cai muito bem”.

Cerveja Red Ale e o doce de amendoim: Avermelhada com corpo maltado e amargor equilibrado com um gosto doce de amendoim, combina muito bem”.

Sobre essas combinações mais ousadas durante as festividades de junho e julho, elas podem aparecer de diversas formas e apresentar muitas sensações. Sobre as melhores mesclas, Helder Silveira revela algumas ideias com pratos que são bem inusitados.

As combinações mais inusitadas sempre são com as cervejas escuras, que podem ser pratos mais apimentados e temperos mais fortes ou até mesmo com doce, pode ser feitas várias combinações. Mas uma que de fato é inusitada é combinar a cerveja preta com feijoada. É bem diferente, e particularmente entre feijoada e cerveja, é claro que eu fico com a cerveja”, disse Helder.

Em relação ao frio, o especialista também destacou as melhores cervejas para tomar no inverno, que começou no último dia 21 de junho. Para Helder, nessa época do ano é fundamental escolher bebidas que combinem com doces e que possam trazer uma sensação de esquentar a garganta.

Em dias mais frios, as cervejas mais escuras são uma boa pedida, pois elas possuem um teor alcoólico mais alto ajudando a esquentar. Elas combinam muito com doces e chocolates, porque não aproveitar e fazer um delicioso fondue com queijos e um doce”.

Comentários
Assista ao vídeo