Business - Agronegócio

1º Fórum Nacional do Leite reúne produtores de leite e lideranças do setor

12 de Julho de 2022

Evento começa amanhã (12), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, com a presença de autoridades. Encontro também conta com exposição de produtores de queijos premiados 

A partir desta terça-feira (12) acontece o 1º Fórum Nacional do Leite, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. O evento reúne produtores de leite, representantes da agroindústria, lideranças do setor e gestores públicos visando conectar os diversos atores que atuam na cadeia produtiva e debater sobre os desafios e perspectivas para o segmento. Nos dois dias de evento também será realizada a Feira de Queijos Artesanais, aberta ao público, com a exposição de mais de 20 associações de produtores de queijos de diferentes regiões do país.

As inscrições para o 1º Fórum Nacional do Leite podem ser realizadas pela internet, no link bit.ly/ForumLeite. Serão dois dias de programação focada na valorização, importância e promoção do leite como alimento saudável, com a oportunidade para estreitar relações institucionais e governamentais, incentivando a produção e a produtividade leiteira com tecnologia e qualidade. A abertura, no dia 12, às 14h, terá a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes; do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; do presidente da Embrapa, Celso Moreti; e do presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, entre outras autoridades.

Na quarta-feira (13), as atividades serão voltadas para a discussão de temas técnicos, como o cenário do mercado de leite, com apresentação do coordenador do Insper Agro Global, Marcos Jank; debates sobre soluções financeiras, com a presença do diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, Antônio Carlos Wagner Chiarello; entre outros temas relevantes para o segmento. A iniciativa é organizada pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) em parceria com o Sebrae e apoio do Banco do Brasil.

O presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, destaca o papel fundamental dos pequenos produtores no setor e o potencial da produção artesanal dos queijos brasileiros, reconhecidos mundialmente. “Noventa por cento dos produtores de leite têm até cem animais em suas fazendas. Os nossos queijos artesanais são uma marca registrada brasileira, como é o caso do Queijo da Canastra, reconhecido como um dos melhores do mundo em diversas premiações”, disse.

Mercado

A cadeia produtiva do leite é a que mais gera empregos no Brasil e está presente em 99% dos municípios brasileiros, movimentando R$ 170 bilhões por ano. Com mais de 35 bilhões de litros produzidos anualmente, o país ocupa hoje o terceiro lugar na produção mundial de leite. Já a produção nacional de queijos coloca o país na 5ª posição mundial, com consumo de aproximadamente 5,5 kg per capita/ano, ficando atrás de países como Argentina (11kg) e Grécia (20kg).

O Brasil possui cinco indicações geográficas (IG) de queijos, registradas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). São eles: Queijo Canastra (MG), Queijo Serro (MG), Queijo de Marajó (PA), Queijo da Colônia Witmarsum (PR) e o Queijo de Campos de Cima da Serra (SC e RS).

Serviço:

1º Fórum Nacional do Leite

Data: 12 e 13/07/2022

Local: Auditório do Sebrae Nacional (SGAS 605, Asa Sul, Brasília/DF)

Credenciamento da imprensa: no local

Informações: www.abraleite.org.br

Inscrições: bit.ly/ForumLeite

O acesso à feira é livre, aberto ao público

Comentários
Assista ao vídeo