Colaboradores - Thiago Michelasi

Unir os vereadores em prol da construção de um Poder Legislativo verdadeiramente independente

5 de Julho de 2022

Esse é o objetivo do Maior Treinamento de Vereadores do Brasil, o WORKSHOP MANDATO DE IMPACTO

Idealizado e organizado pelo Centro de Estudos da Administração Pública – CEAP BRASIL, uma das maiores escolas de Gestão Pública do país, o treinamento é ministrado pela Profa. Mônica Lopes, criadora do MVA – Método Vereador Atuante e do canal no Youtube Instituto Brasileiro de Política Municipal, o maior do Brasil em conteúdos para o Legislativo Municipal.

“Unir os vereadores em prol da construção de um Poder Legislativo verdadeiramente independente, forte e atuante”

O Brasil possui mais de 58.000 Vereadores espalhados em 5.568 municípios, conforme dados do TSE, tendo estes parlamentares municipais as principais funções de elaborar leis no âmbito do município e fiscalizar a atuação do Poder Executivo, diante disso a importância desses agentes políticos se manterem qualificados.

Manter uma equipe qualificada é garantia de entrega de melhores resultados em qualquer empresa privada, não seria diferente no setor público, principalmente na base da administração pública, essa representada pelo Poder Legislativo Municipal, através das Câmaras Municipais compostas por Vereadores. Professora Mônica Lopes destaca que “O maior desafio é unir os vereadores em prol da construção de um Poder Legislativo verdadeiramente independente, forte e atuante. É saber que apesar das diferenças políticas e ideológicas os vereadores precisam se unir para que o Legislativo seja protagonista na construção de leis eficientes e também na fiscalização”.

De acordo com o diretor do CEAP BRASIL, Luís Paulo Severo, o treinamento foi desenvolvido através da metodologia ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas. “Não tem como ensinar agentes políticos sem falar de problemas reais, esse treinamento é um instrumento para trazer efetividade aos mandatos legislativos, quebrando grandes mitos que impedem eles de Verear”, afirma Severo.

O Treinamento Workshop Mandato de Impacto na sua edição de 2022 já passou por três capitais nos estados de SC, PR e MG, mas já possui programação para mais 04 estados ainda esse ano.

Comentários
Assista ao vídeo