Informes -

Menino de 1 ano e meio cai de escorregador em creche e quebra a clavícula; assista

24 de Junho de 2022

Segundo os pais da criança, quando foram buscar o menino na creche, não foram informados sobre a queda. Somente no dia seguinte, tiveram notícias da queda.

Os pais do pequeno Matheus Henrique Pereira Castelo, de apenas 1 ano e 4 meses, acusam de omissão uma creche municipal de Franca-SP, após não serem notificados de que o filho havia caído de um escorregador. Após a queda, segundo os pais, a criança teve fratura na clavícula. Ele se recupera em casa. As informações são do GCN Net.

Criança caiu quando tentou subir em escorregador

Segundo a dona de casa Francislene Aparecida Castelo, de 35 anos, na última terça-feira (21/6), quando foi buscar o filho, percebeu que ele estava mais quieto e choroso. Ela chegou a questionar o motivo para a professora, que lhe disse que ele apresentou a mudança de comportamento após “soninho” da tarde.

Estranhei ele muito quieto e choroso. A professora disse que ele ficou mais amuado após o sono da tarde. Eu perguntei três vezes para a professora se ele tinha caído, mas elas disseram que não, que não tinha acontecido nada. Como ele não parava de chorar, falei para meu marido para o levarmos ao pronto-socorro. Quando meu marido foi dar banho nele, percebeu que o ombrinho estralava. Isso me preocupou”, contou a mãe.

Assista:

Matheus foi levado pelos pais até o Pronto-socorro Infantil, onde foi constatado pelo raio-x uma lesão no ombro. O pequeno foi encaminhado para a Santa Casa de Franca, onde um ortopedista realizou mais dois exames e confirmou que a lesão no ombro era na verdade na clavícula.

O médico fez dois exames para confirmar se a clavícula estava quebrada. No dia seguinte, nós vamos para a escola e a diretora contou que ele tinha caído, que viram na câmera de segurança. Ela afirmou que a professora não a notificou sobre o tombo, mesmo o menino tendo ficado mais amuado”.

Depois que a queda foi confirmada pela direção da creche, os pais tiveram acesso às imagens internas da unidade. Nelas, é possível ver o momento em que o pequeno sobe no escorregador e cai.

Uma das professoras vê o acidente e pega ele no colo. A criança aparece chorando no colo de uma das professoras.

A diretora disse que nunca tinha acontecido acidente na creche e pediu desculpas. Ela (professora) podia ter contado que ele tinha caído. Quando meu marido a questionou, ela disse que pensou que havia sido um tombo como qualquer outro. Mesmo que não foi, ela tinha que ter avisado que ele caiu, a questionei umas três vezes”, continuou a mãe.

Os pais decidiram registrar um boletim de ocorrência por omissão e negligência. Eles também foram até a Secretaria de Educação e pediram a transferência do pequeno e sua irmã gêmea, o que foi negado por não ter mais vagas disponíveis na cidade.

Nesta sexta-feira (24/6), porém, Francislene recebeu uma ligação da Secretaria e foi informada que as crianças poderão mudar de creche.

Em nota, a Prefeitura de Franca informou que a professora foi demitida após o acidente. Uma reunião com os gestores da creche, que é parceira do município, também foi feita para apurar o caso.

A Secretaria de Educação informa que tomou conhecimento sobre o ocorrido nesta sexta-feira e convocou os gestores da entidade que administra a creche, que é parceira do município, para apurar o caso e foi informada sobre a demissão da professora. Comunica também que está em contato com os pais da criança para verificar o interesse em manter a mesma na unidade ou se desejam a transferência da criança para outra creche”, disse a Prefeitura, em nota.

Matheus se recupera em casa e na próxima segunda-feira (27/6), tem retorno marcado com ortopedista na Santa Casa de Franca-SP.

Comentários
Assista ao vídeo