Viver - Esporte

89 anos de Evaristo de Macedo: grande precursor e campeão na Espanha

23 de Junho de 2022

O grande ídolo deixou sua marca nos maiores clubes da LaLiga como um dos primeiros brasileiros a jogar fora do país e fazer história

Na véspera de completar 89 anos de idade, Evaristo de Macedo é um fenômeno que deixou sua marca em todos os times que passou, além de fazer história em dois grandes rivais da LaLiga: Barcelona e Real Madrid. Atuando como atacante nos dois times, Evaristo conquistou o respeito dos espanhóis com o combo de um bom jogador: velocidade, visão de jogo, criação de jogadas e técnica. Até hoje, ele é o maior goleador brasileiro no Barcelona, somando os jogos oficiais e amistosos nos 5 anos em que esteve no time.

Foto: Reprodução/ Instagram

Antes de se tonar um dos primeiros brasileiros a jogar em terras espanholas, Evaristo já estava fazendo história em sua terra natal desde 1953, jogando pelo Flamengo até 1956, goleando 45 vezes em 92 jogos. Um de seus maiores marcos no Brasil é ser o único jogador a fazer uma “manita” -- marcar 5 gols numa mesma partida -- quando defendeu a camisa da Seleção Brasileira em 1957 no Campeonato Sul-Americano contra a Colômbia, que levou 9 gols dos brasileiros e não marcou nenhum. Infelizmente, essa seria sua última vez defendendo a camisa verde e amarela.

Em sua passagem pelo Barcelona, entre os anos de 1957 a 1962, Evaristo de Macedo conquistou os campeonatos espanhóis de 1959 e 1960, além das Copas da Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) de 1958 e 1960. Até hoje ele está entre os 10 maiores artilheiros estrangeiros da história do FC Barcelona, com 105 gols.

Já pelo Real Madrid, apesar do pouco tempo atuando no time, ele alcançou o primeiro lugar em dois campeonatos espanhóis entre 1962-63 e 1964, deixando o time em 1965 com 6 gols em 19 jogos.

Depois de conquistar fama e respeito nas terras europeias, Evaristo de Macedo voltou ao Brasil para finalizar a carreira de mais de 10 anos nos campos jogando pelo time que apresentou ele ao mundo, o Flamengo. A partir de 1970, o astro passou a comandar vários times como técnico, passando por 11 clubes brasileiros incluindo o Flamengo, Bahia e Corinthians. Em 1981, treinou aquele em que fez história na Europa, o Barcelona, até 1983. Em 1985, Evaristo de Macedo treinou a Seleção Brasileira nas eliminatórias da Copa do Mundo de 1986, que posteriormente ocorreu no México, já sem Evaristo no comando. Sem dúvidas, é um grande representante da atuação brasileira em terras espanholas.

Sobre a LaLiga

Fundada em 1984, a LaLiga é uma associação esportiva que compreende as 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha. LaLiga, com sede em Madrid, é responsável pela LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e pela produção televisiva, que na temporada 2018/2019 chegou a mais de 2.7 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madrid (Espanha), está presente em 41 países através de 11 escritórios e 44 delegados, abrangendo 84 países. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo com uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.

Comentários
Assista ao vídeo