Viver - Esporte

A vez das crianças competirem Mountain Bike

22 de Junho de 2022

Crianças de 2 a 15 anos poderão participar da segunda etapa da Bike Kids Cup que será realizada em Contagem

Robert Dias

Eles ainda são pequenos, mas têm todo direito de disputarem o podium em trilhas como os colegas mais velhos. São as crianças que praticam mountain bike, mas não podem competir porque os campeonatos, no Brasil, são praticamente inexistentes. O segmento de mountain bike infantil é mais comum por aqui como uso recreativo.  Realidade essa que o publicitário Adriano Rocha, um apaixonado pelo esporte, vem tentando mudar. Ele criou a Bike Kids Cup, cuja segunda etapa acontece dia 27 de agosto, em Contagem, Minas Gerais.

A primeira etapa da competição, realizada em abril, no Parque Linear do Belvedere, em Belo Horizonte, reuniu um número recorde de crianças e adolescentes, nunca visto em uma prova exclusiva para o público infantil. “Foram 116 atletas, com idades entre 2 e 15 anos, disputando uma prova de mountain bike inesquecível. Foi preciso aumentar o número de inscrições em função da demanda, e, mesmo assim, muitas crianças ficaram de fora. E para a segunda etapa esperamos repetir com a mesma motivação e garra, afinal crianças e pré-adolescentes nunca tiveram lugar oficial nas competições de mountain bike”, comenta Rocha.

A primeira etapa foi puxada, mas a próxima (o circuito de Contagem) será mais divertida e lúdica.  “Mesmo os novatos poderão participar e se divertir”, ressalta.  O organizador não quer ainda dar spoiler, mas adianta que será um evento ainda maior com várias novidades.

Robert Dias

Um pouco mais sobre mountain-bike

O mountain bike é um dos segmentos de ciclismo mais difundido no mundo. É um esporte específico de montanha e trilhas, nos mais variados tipos de terrenos, subidas e descidas. Surgiu na década de 1970, na Califórnia (EUA), a partir da atividade de um grupo de amigos: Joe Breese, Gary Fisher, Charlie Kelly, Eric Koshi e Charlie Cunninghan. A diversão destes veteranos do ciclismo olímpico era subir o Monte Talmapais – em Marin Country, ao norte da Baía de San Francisco –, e despencar de lá em bicicletas que eles apelidavam de “Clunkers” ou “Transhmobiles” (tranqueira ou lixomóvel). Com o passar do tempo, eles notaram que estas bicicletas, precisavam de algumas mudanças e uma série de inovações técnicas, assim em 1977, surgiram os quadros especialmente manufaturados.

A primeira prova brasileira da modalidade aconteceu em 1988, no Rio de Janeiro. Atualmente, o Brasil tem o atleta Henrique Avancini entre os melhores do mundo.

Dentro do mountain-bike existe uma série de modalidades que são conhecidas por siglas, tais como XCO (Cross-Country Olímpico), XCM (Cross-Country Maratona) e XCC (Cross-Country Short Track). Porém, dentro dessa “sopa de letrinhas”, uma geração foi deixada de lado por um bom tempo.

Foi nesse cenário que surgiu o MTB XCK ou Mountain Bike Cross-Country Kids. O que começou com pequenas e tímidas participações em eventos de adultos mudou. As crianças, aos poucos, estão conquistando o seu espaço no mountain bike. “Já temos eventos exclusivos para crianças, pequenos atletas dedicados ao esporte, mídia especializada e bikes apropriadas. Foi assim, metendo as caras, que as crianças conseguiram o reconhecimento com o XCK”, comenta Rocha.

Ele explica que a modalidade XCK envolve a participação de crianças de 2 a 15 anos. As categorias são divididas por idade (de dois em dois anos) e pelo tamanho dos aros das bicicletas. Ao todo, são 12 categorias. As provas são disputadas em circuitos que variam entre 1 e 1,5 km e o número de voltas é determinado de acordo com as categorias. A forma de disputa segue a mesma linha do XCO, porém com exigências técnicas e físicas proporcionais à idade das crianças.

Serviço:

Programação – 2ª etapa

Sábado – 27 de agosto

Horários:

10h00 às 10h25: Reconhecimento da pista – Circuito Baby Mini

10h30 às 11h00: Reconhecimento da pista – Circuito Kids Teens

10h00 às 12h00: Retirada dos Kits

13h00: Briefing

13h30: Largada 1 (Teens A + Teens B)

14h30: Largada 2 (Baby + Mini A + Mini B)

15h45: Largada 3 (Kids A + Kids B)

17h00: Premiação

Inscrições e informações:

www.bikekidsbrasil.com.br

@instagram.com/bikekidsbrasil

@facebook.com/bikekidsbrasil

@tiktok.com/@bikekidsbrasil

Comentários
Assista ao vídeo