Colaboradores - Thiago Michelasi

Especialista Matheus Oliveira explica as diferenças do loft para flat e kitnet

21 de Junho de 2022

O conceito de um novo tipo de apartamento chamado loft vem sendo bem requisitado por investidores e por novos inquilinos. Sem paredes e com tudo integrado, este estilo de moradia é mais moderno, prático e industrial que um flat e kitnet.

Nós denominamos como loft as unidades que possuem uma planta com 2 andares, geralmente implementamos dois banheiros sendo um na parte de baixo e um na parte de cima para aumentar a comodidade da unidade. As salas das unidades juntamente com as áreas de convivência ficam na parte de baixo e as áreas íntimas são posicionadas em cima”.

Isso quem explica é Matheus Oliveira, que é investidor e empresário no mercado imobiliário do nicho de praia. De acordo com ele, esse tipo de planta moderna nasceu em empreendimentos de Nova York na década de 70, e foi muito procurada por artistas, músicos e arquitetos. Posteriormente, foi ganhando espaço no mercado imobiliário dos EUA e logo se expandiu para a Europa, Ásia e América do Sul.

Baixo custo de manutenção dos lofts e as diferenças para os flats e as kitinetes

Apesar de terem conceitos parecidos aos flats e kitinetes, os lofts trazem uma ideia de compactação e boa ocupação de espaços bem diferentes, pois destacam uma tipologia de maior otimização e uma liberdade para diferenciar os ambientes em relação à arquitetura e elementos decorativos.“Os kitnets geralmente oferecem uma integração entre os cômodos em um espaço compacto, já a tipologia loft visa a maior sensação de amplitude possível em espaços reduzidos”, revelou Matheus.

Para o especialista, essa ideia de dar um espaço único para todos os cômodos da casa chama a atenção de investidores e inquilinos por ter um baixo custo de manutenção e que pode receber até quatro pessoas.

“É uma planta que permite a personalização do ambiente de acordo com o gosto do cliente. Em nossa operação, essa tipologia surgiu do desejo de alguns clientes de ter um apartamento mais dinâmico e moderno, possibilitando também a aplicação de um sofá-cama para comportar mais pessoas e a diferenciação na arquitetura para atrair mais clientes de aluguel por temporada”, explicou.

Além disso, existem mais duas vantagens ao adquirir um loft perto de praias. Segundo Matheus Oliveira.

Exclusividade: é essencial para o investidor e ao turista, já que buscam locação por ambientes modernos;
Custo final: “É ainda mais atrativo para quem aluga, pois na unidade loft são comportadas até 4 pessoas confortavelmente, ou seja, dividindo o investimento para 4 pessoas na hora do aluguel, o imóvel irá ficar mais em conta”, finalizou.

Comentários
Assista ao vídeo