Junto com o baralho, os dados são um elemento fundamental para o entretenimento das pessoas, pois admitem diferentes tipos de jogos, com diversas regras e complexidade de acordo com o nível dos participantes.
Embora alguns apostadores contemporâneos não o conheçam, o craps é um dos jogos de cassino mais antigos que existem, pois de acordo com os historiadores, foi criado na Idade Média, especificamente durante a época das Cruzadas.
Se você curte apostar em jogos de cassino e apostas esportivas em casas de apostas, e gosta de tentar a sorte jogando dados cada vez que tem a oportunidade, temos certeza que desfrutará deste artigo que conta as origens e as características deste particular jogo.
História do craps
A versão mais popular indica que o craps foi criado por volta do ano de 1125 por Sir William de Tyre, adquirindo o nome do castelo no qual se jogou pela primeira vez, chamado de Asart ou Hazarth, que tempo depois foi nomeado Hazard. Outra teoria sugere que o jogo é uma derivação de uma prática lúdica dos soldados romanos das Cruzadas.
Embora sua origem não esteja muito clara, o craps moderno, tal como o conhecemos hoje, foi criado em em Nova Orleans, nos Estados Unidos, pelo francês Bernard Xavier Philippe de Marigny de Mandeville, um político membro de uma família rica de Louisiana. A variante criada nesse momento tinha regras bastante laxas que davam lugar a maus entendidos.
Com o passar do tempo, o norte-americano John H. Winn modificou as regras originais para que as apostas fossem mais claras. Essa foi a versão adotada pelos cassinos e a que está vigente atualmente.
Como se joga craps
O jogo consiste em fazer apostas sobre o resultado da soma dos dois dados após serem jogados pelo shooter, que é o participante que os lança.
O primeiro lançamento é conhecido como Come Out Roll, e dá início à partida. Para que tenha validez, os dados devem ultrapassar a metade da tabela e pelo menos um deles tem que estar em contato com a parede oposta da mesa.
Quando isto acontece, tanto o shooter quanto o resto dos jogadores devem apostar ao redor do lançamento. Esta aposta, que se chama de Pass Line (passar a linha) consiste em estabelecer se os dados somarão 7 ou 11.
Também existe Don't Pass Line (não passar a linha), uma jogada na qual os jogadores apostam se o lançador errará, tirando os números 2 ou 3 ou empatando com o 11.
Se o shooter obtém os números 4, 5 ,6, 8, 9 ou 10, ganha um ponto e passa para a segunda partida do jogo. Em cada point, todas as apostas feitas em modalidade Pass Line e Don't Pass Line devem ficar na mesa.
Aqueles jogadores que apostam Pass Line apenas ganham quando o shooter volta a fazer mais um ponto. Pelo contrário, perdem se o lançador tire 7, dando-lhe a vitória a aqueles participantes que construam suas apostas como Don't Pass Line.
Sempre que o shooter conseguir um ponto, terá o direito a jogar de novo. No entanto, se tirar o número 7, perderá o turno e deverá passá-lo ao seguinte jogador na roda.