Xande de Pilares abre o coração e o gogó
Considerado um grande representante da Música Brasileira e da Arte, Xande de Pilares acaba de lançar o álbum "Pagode Tia Gessy - Que samba bom"
Xande já cantou para muitas mulheres e principalmente para as mulheres da sua vida. "As mulheres cuidaram de mim, minha mãe, Gessy, Jane Barboza, , minha vó, Regina Casé e vai... todas as mulheres da minha vida", comenta Xande na entrevista. "Tia Gessy'' é a tia das rodas de samba e então decidi fazer um registro mais organizado, com repertório legal e todo mundo abraçou a ideia", conta ele. Durante a pandemia, Xande brilhou e movimentou o mercado daslives e trouxe artistas de diversos estilos, com famosos e não. Cantou com Zélia Duncan e vários artistas do pagode também, "Produzi na pandemia com MPB, Zélia Duncan foi genial e ainda fui o único sambista convidado para participar do trabalho de Maria Bethânia", conta ele.
Xande de Pilares no quintal da tia Gessy | Foto: Divulgação |
"Arlindo Cruz era assim, eu sigo a história dele. Do pequeno ao grande, A música é a maior fonte de generosidade, só se vive uma vez", desabafa o Mestre Xande.
Muito espiritualista, sempre deixou claro que é um homem de fé e faz questão de mostrar isso, nas suas canções e no seu dia a dia. "Deus é tudo e sou muito agradecido, agradeço estar vivo, com saúde e Deus é pra tudo", diz.
Muito ansioso com o retorno aos palcos e a chegada do carnaval na avenida 2022. Xande explica, "Tô feliz em reencontrar o povo pós pandemia. Já são sete anos de carreira solo. Vai ser um carnaval diferente, meu Salgueiro ganha," diz.
Sobre a dança dos famosos na Globo, "quero dançar, gosto de samba de gafieira e salsa." E ainda revela que adora tango, e que abraçou a oportunidade e aceitou o convite. "Hoje eu canto sozinho e quero dançar", diz ele.
Xande de Pilares cantando ao lado de Arlindinho, filho do cantor Arlindo Cruz, no quintal da tia Gessy | Foto: Divulgação |
Xande de Pilares carrega na voz as raízes mais profundas da música brasileira. Cria dos becos e vielas do Morro do Turano, do Salgueiro, do Rio de Janeiro, é um artista universal que ao mesmo tempo preserva as tradições e moderniza o samba.
Só vira mestre quem é bom aluno, ele se dedicou. Bebeu nas fontes mais ricas da cultura brasileira, aprendeu com os orixás do samba, ouviu discos garimpados como tesouro, frequentou templos encantados, um deles o Cacique de Ramos.
Essa história tá cantada no novo trabalho de Xande, que revisita o Pagode do Quintal da Tia Gessy, no Cachambu. Ali, no começo dos anos 90, num 20 de janeiro, não à toa dia de São Sebastião, padroeiro do Rio, ele descobriu que podia sonhar e, pra sorte do país, virou um grande artista.
O trabalho que já nasce como uma obra-prima da canção brasileira é também um manifesto de resistência da cultura popular. Reverência gênios como Almir Guineto, Arlindo Cruz e o lendário Mestre André, inventor da paradinha na bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel.
Foto: Divulgação |
Xande pega o público pelas mãos e leva a um passeio por sua memória afetiva que passa pela favela do Jacaré, na zona norte do Rio, por São Paulo, onde ia atrás de novidades para cantar e ainda pelos territórios sagrados do samba como Oswaldo Cruz, Madureira, Estácio, Mangueira, Portela e Salgueiro.
A fotografia é de um artista em plena forma, brilhante. Um cantor maduro e completo, com pleno domínio da música e do improviso. Dorival Caymmi dizia que difícil é alcançar o simples e Xande faz isso naturalmente. Pagode da Tia Gessy é vestido com uma simplicidade tão brilhante que nos transporta pra dentro de uma roda de samba. É o mais puro suco do Rio de Janeiro, essência do Brasil.
Xande de Pilares é puro talento e simplicidade, grande nome e representante do samba, deixa seu recado e alegria nas rodas de samba e no canto dos brasileiros. Orgulho do Brasil.
Xande ao lado da Tia Gessy | Foto: Divulgação |
REPERTÓRIO “PAGODE DA TIA GESSY- QUE SAMBA BOM”
1- Encrespou O Mar (Roque Ferreira/Walmir Lima) / Só No Balanço (Jalcireno Fontoura de Oliveira) / Nossas Raízes (Alcino Correia Ferreira / Montgomery Ferreira Nunis)
2- Vai Por Mim (Adison Victor/ Montgomerry Ferreira Nunis) / Deixa Essa Onda (Alexandre Silva/Carlos Caetano/Moises Santiago)
3- Nosso Dia A Dia (Ricardo Eli Baldino / Wilson Rodrigues)
4- Nova Morada (Arlindo Cruz/Jose Franco Lattari/ Montgomerry Ferreira Nunis) / Don Juan a Zé Mané (Acyr Marques/Arlindo Cruz)
5- É Bem Melhor Parar (Pedrinho da Flor/Aranha) / Parei (Acyr Marques/Arlindo Cruz)
6- Não Fique Assim (Almir Guineto/ Carlos Senna)
7- Demorou / Sacode / Já É Alvorada /Palma Da Mão– (Ricardo Eli Baldino e Wilson Rodrigues)
8- Mestre André – (Xande de Pilares/ Gilson Bernini/Andrezinho)
9- Desencontro (Ricardo Eli Baldino e Wilson Rodrigues) / Sorriso De Marfim (Ricardo Eli Baldino e Wilson Rodrigues)
10- Louco apaixonado (Ricardo Eli Baldino e Wilson Rodrigues)
11- Quebro, Não Envergo (João Eduardo de Salles Nobre)
12- Você Me Venceu (Ricardo Eli Baldino e Wilson Rodrigues) / Nunca Mais Sofrer (Ricardo Eli Baldino e Wilson Rodrigues)
13- Jeito De Amar (Ricardo Eli Baldino e Wilson Rodrigues)
14- Solidão Nunca Mais (Ricardo Eli Baldino e Wilson Rodrigues) / Pra Ficar (Zenildo Ferreira dos Santos)
15- Alguma Coisa (Hamilton Paulino Alves / Paulo Alexandre Nogueira / Ivanildo Felix Silva)
16-Grande Circo Da Dor (Acyr Marques/Arlindo Cruz/Jose Franco Lattari) /Além Do Meu Querer (Alex Theodoro Ferreira) *Feat Arlindinho
17- Por Que Será? (Antônio Pecci Filho) *Feat Zé Meningite
18- Vida Vida (Almir Guineto e Luverci Ernesto)
19- Edital (Almir Guineto e Luverci Ernesto)
20 – Mundo Particular (Marquinho PQD e Mauro Junior)* inédita
21- Tá Correndo Errado (Xande de Pilares, Leandro Fabi e Carlos Caetano) *inédita
22- Juventude (Leandro Lehart)/ Pétalas De Rosas (Leandro Lehart)
23- Meu Anjo (Leandro Lehart)
24- É A Realidade (Xande de Pilares e Mauro Junior)
25-Inigualável Paixão (Adilson Bispo / Zé Roberto) / Quem De Nós (Carlos Colla) *Feat Jorginho China
26- Recado (Luiz Gonzaga Jr) *Feat Bombom
27- Furiosa (Alexandre Silva de Assis / Aldir Blanc / Francisco Wilson Sampaio)
28- Resistência (Xande de Pilares/ Dudu Botelho/ Miudinho do Salgueiro/ Betinho de Pilares/ Jassa Miguel/ Dibo W Correa)
29- Malandro Batuqueiro (Francisco Aquino/Fred Machado/Getulio Coelho/Ricardo Neves/Marcelo Motta/ Guinga do Salgueiro)
30- Samba Bombom (Alexandre Silva de Assis /Serginho Meriti/Claudemir) *inédita
Álbum de Fotos da Tia Gessy | Foto: Divulgação |
Confira o vídeo, clicando aqui