Colaboradores - Patrícia Fernandes

Daniela Jones, da Said Rio, fala sobre a especialidade no atendimento domiciliar de idosos

22 de Março de 2022

Said Rio conta com 350 pacientes e mais de 900 colaboradores

De acordo com o IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em 2018, ano em que foi feita sua última pesquisa sobre o tema, a profissão de cuidador de idosos cresceu 500% e já apontava que esse aumento não pararia tão cedo, devido ao baixo número de natalidade e maior expectativa de vida, graças às tecnologias que melhoram o sistema de saúde a cada dia que passa.

E esse não é o único motivo, ainda segundo a pesquisa, muitos familiares optam por essa ajuda profissional, pois ela garante melhor amparo psicológico e físico, diminuindo acidentes. Além disso, por vezes, a vida profissional de seus responsáveis os impede de conseguir manter essa atenção em tempo integral, dificultando o cuidado.

Foi pensando nessa e em outras situações que Daniela Jones resolveu abrir sua própria empresa especializada nesse serviço com a melhor idade. A administradora, apesar de sua formação, já trabalhava na empresa de sua avó, que era do mesmo segmento, desde muito nova, mas queria inovar. Então, fez a faculdade de administração para ter uma maior capacitação, já que experiência não lhe faltava para investir no seu sonho.

A Said Rio

Assim nasceu a Said Rio há 17 anos, uma empresa especializada no atendimento domiciliar de idosos, com foco em levar qualidade de vida com o aconchego da própria casa e perto dos familiares e amigos do paciente. Entre seus serviços exclusivos e diferenciais estão a enfermagem em casa, nutrição, monitoramento eletrônico, que consiste em câmeras para que os responsáveis possam acompanhar pelo celular ou computador o dia do paciente,  fonoaudiologia, atendimento médico, carro adaptado para cadeirantes, ambulância de remoção simples e de emergências, fisioterapia e psicologia.

“Quando resolvi abrir minha própria empresa voltada para a terceira idade, pensei em todos os pontos principais e o que poderia fazer para melhorá-los e tornar a Said Rio uma referência no segmento. Acredito que ter as câmeras, por exemplo, é mais do que apenas um chamativo, ela demonstra transparência dos nossos profissionais, levando segurança e confiança à família do paciente, e é essa uma das nossas diretrizes”, explica a fundadora.

Daniela ainda complementa que todos os cuidadores, médicos ou qualquer outro funcionário passam por uma rígida avaliação antes de serem contratados, para garantir que todos os idosos possam ter as melhores pessoas ao seu lado. E não para por aí, durante todo o ano, todos passam por inúmeros treinamentos e cursos para aperfeiçoar o seu trabalho, inclusive, no calendário anual fazem parte os cursos de “Psicologia e Nutrição para 3° idade”, “Fisioterapia para Idosos” e “Primeiros Socorros”.

“Todos passam por um centro de capacitação com equipamentos adequados para que absorvam o máximo de conhecimento, sem falar no treinamento para que realizem com eficiência procedimentos como gastronomia, já que serão responsáveis pela alimentação dos pacientes, HGT, colostomia, clexane e manipulação de aparelhos como balões de oxigênio e sondas”, conta.

Apesar do foco ser em idosos, a Said Rio atende também pessoas cadeirantes, sem movimentos e inteiramente acamados, em recuperação cirúrgica, com necessidades de recuperação motora, que possuem sequelas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), deficientes auditivos e visuais, entre outros.

Atualmente, a sede da empresa fica na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, no shopping DownTown, mas atende também as cidades de São Paulo e Belo Horizonte. Conta com mais de 900 colaboradores e possui cerca de 350 pacientes, mas até o final do ano pretendem alcançar a marca de 450 e totalizar um crescimento de 20% comparado ao ano de 2020.

Daniela Jones não é apenas responsável pela Said Rio, como também tem participação no decreto da cidade do Rio de Janeiro que incluiu os cuidadores de idosos na lista de vacinação da Covid-19, que resultou em mais 90% desse público vacinado, garantindo a segurança, não apenas deles mesmos, como dos pacientes.

Instituto Gota D'Água

Ela também criou, em 2017, o Instituto Gota D’Água, na qual a cada contrato assinado da Said Rio uma cesta básica é doada para a população carente do Maranhão no final do ano. Essa ideia surgiu após uma viagem para os Lençóis Maranhenses, onde viu, durante o trajeto, o estado em que muitas famílias viviam e ao chegar no Rio De Janeiro juntou várias doações e fez o mesmo caminho de volta ao Maranhão para poder ajudar. Toda essa história impulsionou as ações sociais e hoje a empresa financia além dessa, mais duas outras ONG’s, sendo uma delas a Fundação Abrinq.

“Para nós a vida é a coisa mais importante que existe no mundo e por isso tentamos ajudar de todas as formas, sendo com a Said Rio e os cuidadores de idosos, seja na criação de empregos ou nas doações para quem mais precisa. Queremos expandir nossos ideais para muitos outros lugares e conseguir ajudar o máximo de pessoas, levando um serviço de qualidade, amor e empatia”, finaliza a fundadora.

 Sobre a Said Rio

Com mais de 17 anos de trajetória no mercado, a SAID RJ é uma empresa especializada no atendimento domiciliar de idosos. Assistidos por uma equipe completa, os pacientes encontram o diferencial que procuram no atendimento a suas necessidades e de seus familiares. procuram no atendimento a suas necessidades e de seus familiares.

Patrícia Fernandes e Daniela Jones
 
Comentários
Assista ao vídeo