Médico geriatra e gerontólogo brasileiro é considerado uma das maiores referências em pesquisas relacionadas à cura do Mal de Alzheimer em todo o planeta
O Brasil e o mundo perderam uma das maiores referências médicas da história, no tange à procura da cura do Mal de Alzheimer. Faleceu hoje em São Paulo, aos 71 anos de idade, o Dr. Norton Marcos Sayeg Castro. O médico, especialista em Clínica Médica, Geriatria e Gerontologia, é considerado por pesquisadores, autoridades e pacientes, como uma sumidade no estudo clínico de novas drogas para serem aplicadas em pessoas que sofrem com doenças que afetam o sistema neurológico e são provocadas pelo Alzheimer.
Além de ser autor de obras literárias sobre a patologia como os livros “Doença de Alzheimer – Guia do Cuidador” (1991), “Vamos Envelhecer Bem” (1996) e “Alzheimer – Diagnóstico e Tratamento” (2012), o Dr. Norton Sayeg se dedicou às pesquisas em benefício de pacientes acometidos pela doença, mal responsável por cerca de 70% dos quadros de demência da população idosa. Nos últimos 40 anos, o fundador da Associação Brasileira de Alzheimer foi investigador principal de diversas pesquisas que buscavam a cura da doença tanto no Brasil como no exterior. Em um desses estudos, após 12 anos ininterruptos de apuração, o Dr. Norton Sayeg e a farmacêutica industrial Karina Forlenza começaram a produzir o ALZ Protect, suplemento neuroprotetor indicado para auxiliar tanto no tratamento, como na prevenção de males como o Alzheimer e demências similares.
Diplomado médico e especializado em Geriatria no ano de 1974, Dr. Norton Sayeg sempre foi figura marcante em diversos veículos de comunicação (programas de rádio e TV; revistas, mídia escrita e digital) por tamanha capacidade em dar detalhes sobre a evolução do tratamento e a busca incessante da cura para o Mal de Alzheimer. Desta maneira, ajudou a popularizar a prevenção e o acompanhamento do diagnóstico da doença a grande parte da população brasileira. A dedicação em diminuir o sofrimento dos idosos, o cuidar de quem tanto cuidou de gente durante uma vida inteira, mas padece com Alzheimer na fase idosa e a garra à procura da cura definitiva da doença sempre serão os exemplos deixados pelo legado do médico. À memória do Dr. Norton Sayeg, nossa eterna homenagem e agradecimento.
VELÓRIO E SEPULTAMENTO
O velório do Dr. Norton Sayeg ocorre nesta quinta-feira (26), das 8h ao meio-dia e o sepultamento será logo após a cerimônia, à Rua Suécia, 56 (antiga Rua Dr. Jorge Balduzzi, 520), Jd. Mimás – Embu das Artes – SP.