Colaboradores - Tânia Voss

Música, diversão, niver de Sampa e o adeus a Elza Soares

21 de Janeiro de 2022

Tom Brasil, Paulinho Moska, Hanson e muito mais

Tom Brasil apresenta: Paralamas do Sucesso

Uma das mais importantes bandas da história da música brasileira e latina, Os Paralamas do Sucesso, se apresenta no Tom Brasil, dia 29 de janeiro, às 22 horas. Com 38 anos de carreira, 27 discos lançados, dezenas de sucessos e incontáveis shows pelo Brasil e pelo mundo, o grupo segue na estrada, influenciando novas gerações e arrebatando plateias de todas as idades.

Em 2021, o trio formado por Herbert Vianna (guitarra e voz), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria) dá início a um novo espetáculo, "Paralamas Clássicos", em que olham para a própria história sob o filtro dos sucessos absolutos. No palco junto com eles, estão os três músicos que acompanham a banda há décadas: João Fera (teclados), Monteiro Jr. (saxofone) e Bidu Cordeiro (trombone).
O trio selecionou 31 faixas que sobrevoam as quase quatro décadas de carreira, numa viagem que começa pelo disco de estreia, "Cinema Mudo" (1983), e passa pelo mais recente álbum, "Sinais do Sim" (2017). O trajeto entre um ponto e outro é a história dos Paralamas contada em forma de música.

Estão lá, por exemplo, as canções políticas que nos ajudam a entender a história recente do Brasil: "Alagados", "O Beco", "Perplexo", "O Calibre". Também não faltam músicas que cantam o amor em suas mais diversas facetas, como "Meu Erro", "Lanterna dos Afogados", "Aonde Quer Que Eu Vá” “Seguindo Estrelas". Fora "Vital", "Óculos", "Ela Disse Adeus", faixas tão peculiares quanto atemporais.
O repertório estrelado de "Paralamas Clássicos" é também um passeio pela variedade rítmica dos Paralamas, certamente o grupo que mais misturou gêneros musicais no país. É possível ver a influência do rock inglês no começo da carreira ("Fui Eu", "Mensagem de Amor"), do reggae e do dub ("A Novidade", "Melô do Marinheiro"), do requinte pop que se destacou na produção dos anos 90 ("Tendo a Lua", Busca Vida"), o diálogo com a música latina ("TracTrac", "Lourinha Bombril").

É também a chance de ver três músicos excepcionais que, a despeito da longa lista de serviços prestados, continuam produzindo uma das performances ao vivo mais vigorosas de que se tem notícia. Em "Caleidoscópio", por exemplo, é impactante ver Herbert Vianna tocando guitarra e dirigindo a canção através de solos com sotaque blues. Vale observar João Barone em "O Beco", apenas um entre os muitos momentos do show em que sua destreza salta aos olhos. E acompanhar o grave absurdo que sai do baixo de Bi, fazendo a cama sonora do show do início ao fim.
Muito mais do que um show, "Paralamas Clássicos" é a história de uma paixão que se renova: da banda pelos palcos, do público pela banda, e de ambos pela obra.

Paralamas do Sucesso | Foto: Divulgação

Blue Note São Paulo 2022 apresenta: Paulinho Moska

Paulinho Moska se apresenta com sua Voz e seu Violão, nos dias 22 e 23 de janeiro, no Blue Note São Paulo. Um show que acontece desde quando começou sua carreira. A facilidade de viajar pelo mundo com o violão debaixo do braço e cantando o que compunha o seduziu pela relação mais direta entre o artista e seu público.

Uma Voz e um Violão. Um show que não precisa de mais nada. Somente do autor com seu cúmplice (o violão) entoando juntas canções profundas e populares que nos acompanham há anos.
As canções ficam mais fiéis às composições originais e ganham a força de expressão do autor tocando e cantando “do mesmo jeito que foram compostas”.
O repertório é composto por Pensando em Você, A Seta e o Alvo, A Idade do Céu, Lágrimas de Diamantes, Último Dia, Tudo Novo de Novo, Namora Comigo, Somente Nela, Admito Que Perdi, Relampiano, Quantas Vidas Você Tem?, Sem Dizer Adeus, Muito Pouco, entre outras grandes sucessos e novas canções lançadas pelo artista em seu mais recente álbum de inéditas, chamado “Beleza e Medo”. Voz e Violão é um show solo e intimista de lavar a alma e cantar junto.

Paulinho Moska | Foto: Divulgação

Hanson no Brasil: venda de ingressos começa em fevereiro

Em outubro, o Hanson desembarca no Brasil com a turnê mundial Red Green Blue 2022. O trio irá se apresentar em sete cidades: Porto Alegre (11 de outubro no Bourbon Country), Curitiba (12 de outubro no Live Curitiba), Ribeirão Preto (14 de outubro na Arena Eurobike), São Paulo (15 de outubro no Espaço das Américas), Uberlândia (16 de outubro no Sabiazinho), Brasília (19 de outubro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães) e Rio de Janeiro (21 de outubro no Qualistage).

A pré-venda exclusiva para o fã-clube começa no dia 06 de fevereiro (domingo), às 10h, e termina às 22h do dia 09 de fevereiro (quarta-feira). A pré-venda, que será feita exclusivamente online, é limitada a 4 (quatro) ingressos por CPF e sujeita a taxa de conveniência. Para efetuar a compra é necessário ter o código fornecido pelo fã-clube oficial do Hanson.

Hanson | Foto: Divulgação

Trovadores Urbanos distribuem 468 cartões de afeto pela avenida Paulista no aniversário da cidade de São Paulo.

A festa de 468 anos da cidade de São Paulo terá uma grande programação para comemorar a data e os Trovadores Urbanos participarão intensamente dessa festa, distribuindo afeto pela cidade.
Nos dias 22 e 23 de janeiro, cortejos musicais com o grupo estarão colorindo e alegrando as tardes no Centro Cultural SP, na estação Vergueiro do metrô, como parte dessa comemoração. Será uma experiência inesquecível, uma procissão de alegria e afeto. E  acompanhando os seresteiros, uma comitiva  pomposa  e feliz dos frequentadores do CCSP.

No dia 25, o grupo estará na Avenida Paulista, com um grande show , distribuindo também 468 cartões com lindas frases de afeto.
No dia 28, a “Seresta de Sexta” da Casa dos Trovadores será especialmente dedicada ao aniversário da cidade e receberá as famílias paulistanas para a festa a partir das 19h, quando abrem os portões do Casarão, especiais, repletas de afeto e alegria.

Serviço:
Comemoração do aniversário de São Paulo

Dias 22 e 23/01      
Local: Centro Cultural São Paulo – 15h,  17h e  18h30
Estação Vergueiro do Metrô

Dia 25/01
Distribuição de cartões de afeto e Show na Avenida Paulista, 11 horas, em frente ao Masp

Dia 28/01
“Seresta de Sexta” em homenagem à SP
Local: Casa dos Trovadores
Rua Aimberê, 651. Os portões abrem partir das 19 h

Trovadores Urbanos | Foto: Divulgação

Em novo single, BELA trata o amor como um mergulho na alma do outro.

“Eu em tu, tu em mim” é a segunda faixa liberada do aguardado EP da cantora carioca, “ecoar”.
Cada vez mais ansiosos, os fãs que já se encantaram com a voz e as canções de BELA ganham mais um pedacinho do EP “ecoar”, prestes a sair do forno. Chega agora às plataformas digitais a balada “eu em tu, tu em mim”, uma delicada peça sobre o amor em tempos difíceis. “Não tive alternativa. A pandemia acabou sendo parte da minha inspiração”, conta a jovem cantora carioca.

Aos poucos, a forte influência do folk, ponto de partida da carreira musical de BELA, cede espaço a outros universos sonoros. “sal e sol”, primeiro single que antecipou o EP, é uma canção solar, libertária, que presta tributo à natureza, força essencial na vida e na arte da cantora. Depois dessa música praieira, celebração do reencontro da artista com o sol e o mar após as restrições da pandemia, no novo single ela troca o foco para outro pilar fundamental de seu trabalho. Sai a natureza, entra o amor.
“eu em tu, tu em mim” tem raízes familiares. BELA se inspirou em um poema de sua tia, Christina Facó. “É um poema lindíssimo. Eu li aquele texto e quis transmutar a mensagem da poesia em uma música. Transformar aquela arte em outra”, ela conta. O resultado beira a canção pop impecável. Como já mostrou em suas outras letras, a BELA compositora integra o pequeno e seleto grupo de autores brasileiros que produzem canções românticas muito acima do banal, do trivial.

Ela comenta a proposta da música como uma jornada íntima, pessoal. “Acho que, na pandemia, muitos relacionamentos exigiram introspecção, um verdadeiro mergulho. Sim, um mergulho, nesse sentido de que você tem que conhecer o outro profundamente. Lá dentro, você abre o caminho, você consegue ver o outro e também se enxergar. Acredito que a gente é o espelho do outro. É preciso olhar nos detalhes”, explica, arriscando comparações que a fazem rir um pouquinho. “Quando você chega na Caixa de Pandora, na caixa preta do outro, vê que na verdade você é o espelho dele. Então eu quis trazer essa ideia para a música.”
“eu em tu, tu em mim” deve ser irresistível para quem não passa um dia sem uma playlist romântica. E também poderá ser assistida em videoclipe. “Tive a ideia de dançar no clipe com o bailarino Leony Boni, uma coreografia que resgata as minhas raízes na dança. Há um bom tempo eu não visito esse meu lado, mas acho que essa música, que traz essa figura do mergulho, pede um clipe de movimento, bem corporal, no sentido de uma expressão corporal mais contemporânea.”

Assim, o mosaico musical que irá compor o EP de seis faixas revela mais uma peça. Quem se apaixonou pela pegada folk dos primeiros singles de BELA, “Desandar” e “The Wolf”, pode esperar por mais surpresas, como as indicadas no pop sofisticado de “sal e sol” e “eu em tu, tu em mim”. Claro que as raízes do gênero que conquistou o coração e o espírito musical de uma BELA quando ainda era adolescente vão permanecer em generosas doses, mas a inquietude da artista deverá abrir mais portas.
O que esperar de “ecoar”? Mais brasilidade? Essa é uma boa aposta. Uma releitura personalíssima de algum clássico do pop nacional? Por que não? Para usar uma expressão usada com graça por BELA, a Caixa de Pandora da moça ainda tem muito mais coisa para seus fãs.

“Ecoar” deve chegar em março, saindo pelo selo paulista Relva Music, seguido por um minidocumentário que mostra as gravações. Até lá, “eu em tu, tu em mim” vai afagar os seguidores de BELA, atenuando a ansiedade da espera.
Confira a música “eu em tu, tu em mim”:  https://ingrv.es/euemtutuemmim

Bela | Foto: Divulgação

Última semana do Festival de Férias do Teatro Folha.

A 34ª edição termina dia 30 de janeiro.
Tradicional no circuito teatral paulistano, o Festival de Férias do Teatro Folha chega à 34ª edição. Realizado desde 2004, soma 200 espetáculos de 90 companhias, aproximadamente. Com uma sessão às 16 horas, de segunda a sexta, e uma dobradinha (às 16h e 17h40) aos sábados e domingos, a programação de janeiro de 2022 reúne sete espetáculos, sendo duas versões de clássicos do universo infantil (Branca de Neve e O Mágico de Oz), as aventuras do personagem icônico de Ziraldo, Fortuna dirigida por Roberto Lage e o novo espetáculo da companhia de Cláudio Saltini, além de uma criação adaptada da obra de Monteiro Lobato e um musical.

Branca de Neve ao Som dos Beatles abre a programação no dia 3 de janeiro, segunda-feira, sendo apresentada até dia 24. O Menino Maluquinho é atração das terças-feiras de janeiro, entre os dias 4 e 25. A criançada poderá assistir O Mágico de Oz nas quartas-feiras, do dia 5 até o dia 26. Tchiribim Tchiribom - Cantando pelo Mundo entra em cartaz dia 6 e será apresentado às quintas. Às sextas, a partir de 7 de janeiro, é a vez de Lolo Barnabé. Nos fins de semana, tem sessão é dupla, tanto sábados como domingos: Uma Aventura na Neve II, às 16 horas, e Sítio do Picapau Amarelo em: O Circo de Cavalinhos, às 17h40, ambos a partir de 8 e 9 de janeiro.

O Mágico de Oz | Foto: Divulgação

Mais uma estrela no céu

Muita tristeza pela partida inesperada e gratidão à Elza Soares, grande artista.  Uma rainha da MPB de todos os tempos. Acompanhei sua luta há anos atrás e tive o prazer de conhecê-la.Conquistou o mundo e conseguiu chegar a grande vitória. Uma honra. Lutou pelo seu povo, pela música, pelos negros, mulheres e LGBTQI+. Viveu até os 91 anos e parte agora para fazer música no céu. Siga em paz, guerreira.

Elza Soares morreu aos 91 anos de idade. | Foto: Divulgação
Comentários
Assista ao vídeo