Viver - Esporte

Evaristo de Macedo: o brasileiro histórico que brilhou com as camisas de Barcelona e Real Madrid

13 de Janeiro de 2022

Atacante carioca fez história com a camisa dos dois rivais históricos e conquistou quatro títulos de LaLiga Santander

Luis Enrique, Luís Figo, Samuel Eto'o, Ronaldo Nazário, entre outros. Nos últimos anos, não são raros os casos de jogadores que atuaram (e conquistaram títulos) no FC Barcelona e no Real Madrid. Mas o que poucos sabem é que foi com um brasileiro que essa tradição de craques vitoriosos com as camisas dos dois times mais populares da Espanha começou: com Evaristo de Macedo.

Nascido em 22 de julho de 1933 no Rio de Janeiro, Evaristo começou sua carreira no Madureira, clube do subúrbio da sua cidade natal. Seu faro de gol rapidamente o fez atrair interesse do Flamengo. Foi no clube mais popular do país que o atacante conquistou seus primeiros títulos no Brasil (o tricampeonato estadual em 1953/54/55) e chegou à Seleção Brasileira.

Com a camisa amarela, foram poucos jogos, mas muitos gols, com destaque para uma partida em especial: Evaristo é, até hoje, o único jogador a fazer cinco gols no mesmo jogo pela seleção cinco vezes campeã do mundo. Sua “manita” aconteceu na Copa América de 1957, durante a goleada por 9 a 0 do Brasil sobre a Colômbia.

Esse desempenho com o Brasil atraiu interesse de equipes de todo o planeta no atacante. E o Barcelona acabou vencendo a disputa por Evaristo, que abriu mão de disputar a Copa do Mundo de 1958 para assinar com o clube blaugrana.

Na Catalunha, muito antes de Andrés Iniesta nascer, Evaristo já encantava o Camp Nou com a camisa 8 barcelonista. No recém-inaugurado estádio, Evaristo anotou dois hat-tricks marcantes: um, foi o primeiro oficial do estádio, em goleada por 7 a 1 sobre o Real Valladolid, pela temporada 1957/58 de LaLiga. O outro, foi simplesmente contra o Real Madrid, meses depois em uma goleada blaugrana por 4 a 0, já pela temporada 1958/59.

Foi em 1958/59 aliás, que Evaristo conquistou seu primeiro título de LaLiga. Nesta temporada, também, veio o doblete nacional, com o título da Copa del Rey. Na temporada seguinte, Evaristo e o Barça conseguiriam o bicampeonato nacional. Além disso, o Barcelona também conquistou a Taça das Cidades com Feiras (precursora da atual Europa League), em 1960.

Outro momento marcante de Evaristo contra o Real Madrid aconteceria em 1960/61, pela Copa do Campeões (atual Champions League). Após os Blancos conquistarem as cinco primeiras edições do torneio, o Barcelona enfrentava seu rival na primeira eliminatória do torneio continental.

O jogo de ida acabou com um empate em 2 a 2 na capital. Já na Catalunha, o Barça acabou com a hegemonia do rival, ganhando por 2 a 1 com um gol decisivo de Evaristo. Os culés chegariam à decisão do torneio daquele ano, mas perderiam para o Benfica, do português Eusébio.

No início da temporada 1962-63, após ser o artilheiro de LaLiga com 20 gols, Evaristo chocou a Espanha ao trocar o Barcelona pelo rival Real Madrid ao fim de seu contrato na Catalunha. E, apesar de sofrer com lesões com a camisa blanca, foi vitorioso.

Evaristo e o Real Madrid conquistaram dois títulos de LaLiga juntos, em 1962/63 e 63/64, além de um legado de muito encantamento também na capital.

Em 1965, Evaristo retornou ao seu país natal e ao Flamengo, onde atuaria por mais dois anos e conquistaria o último título de sua carreira, o Carioca de 1965.

Após pendurar as chuteiras, Evaristo começou uma longa carreira de treinador, que incluiu passagem pela Seleção Brasileira e um título brasileiro com o Bahia, em 1988. Vivendo hoje no seu Rio de Janeiro, o craque pode se orgulhar de ser reverenciado pelas torcidas dos dois clubes mais emblemáticos de LaLiga Santander.

Sobre a LaLiga

LaLiga é uma organização global, inovadora e socialmente responsável, líder no setor de lazer e entretenimento. É uma associação desportiva privada composta por 20 equipes da LaLiga Santander e 22 da LaLiga SmartBank, responsáveis ​​pela organização destas competições nacionais de futebol profissional. Na temporada 2019/2020, a LaLiga alcançou mais de 2,8 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madrid (Espanha), está presente em 55 países através de 11 escritórios e 46 delegados. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo com uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.

Comentários
Assista ao vídeo