Cultura - Educação

Escritora ganha espaço no mercado com romance que evidencia a sororidade feminina

20 de Dezembro de 2021

Com mais de 400 mil visualizações no Wattpad, Vivian Duarte se destaca com narrativas diferentes das que as leitoras estão acostumadas

A jovem autora Vivian Duarte vem ganhando destaque no mercado com narrativas romanceadas diferentes do habitual. Escritora desde os 13 anos e com mais de 400 mil visualizações no Wattpad, Vivian que tem 26 anos atualmente escolhe trazer para a obra Pequeno Segredo uma nova perspectiva sobre traição e aposta na sororidade feminina.

Depois de se envolver com o chefe e descobrir uma gravidez inesperada, a protagonista precisa lidar com um dilema, pois tem amizade com a noiva do patrão. Ao invés de travar uma disputa amorosa, a personagem opta pelo diálogo. Vivian, que também é autora de O Príncipe e o Sapo e recentemente publicou da coletânea de contos natalinos Conto por Conto. 

Você mostrou em seu romance que a infidelidade pode ser encarada com naturalidade. Como foi escrever uma trama diferente das que a maioria das leitoras estão acostumadas?

Me inspirei nos diversos livros, filmes e seriados que vi onde esse tema era abordado e ficava me perguntando:  por que os personagens em vez de brigar entre si não conversavam e resolviam as coisas? Eles poderiam evitar 99% dos problemas se dialogassem. Também tive a ajuda de uma profissional que fez uma leitura crítica da obra que me deu algumas ideias de como poderia conduzir esse tema.

Sua obra trouxe uma nova perspectiva sobre o tema traição. Você se inspirou em alguma história real?

Não, infelizmente não conheci pessoas que tenham resolvido o problema dessa maneira. Conheço histórias de casais que reagem da maneira comum em relação a traição. A única coisa que fiz foi me perguntar: “e se fosse diferente?”

Em várias áreas da sociedade os temas empoderamento feminino e sororidade entre as mulheres estão em evidência. Você explorou esses aspectos na sua obra inspirada em alguma vivência?

Na minha vida sempre busquei resolver os problemas na base do diálogo, acho muito mais fácil. Então trouxe esse aspecto pessoal para as minhas personagens principais. Cris e Candace são duas mulheres independentes que amam o trabalho que fazem e são amigas que por eventualidade do destino acabam no meio de uma situação complicada. Não fazia sentido as colocarem para se xingarem e nem brigarem por um homem, não condizia com a personalidade delas.

Quando e como surgiu sua paixão pela escrita? Quais autores você admira?

Me apaixonei por esse mundo quando li meu primeiro romance de banca de jornal. O Segredo de Jaime me apresentou um mundo novo e com o tempo passei a consumir histórias de diferentes nichos. O passo seguinte foi criar as minhas próprias, cada história finalizada era um sonho que se tornava real. Durante alguns anos fiquei escrevendo apenas para mim. Com 17 que me aventurei no mundo das fanfics e publiquei meu primeiro texto on-line.  No total foram mais de oito histórias criadas. Na minha caminhada tive autores que me inspiraram a criar meus mundos, Rick Riordan, Raphael Draccon, Vivianne Fair, Sophie Kinsella e Meg Cabot.

Como surgiu a inspiração para criar este livro? Qual foi sua principal motivação?

Eu estava na escola e ouvia com uma amiga a música “They don’t know about us” do One Direction e numa parte um dos meninos cita as palavras “Little Secret” parecia que uma luz iluminou a minha cabeça. Foi apenas esse trecho. E a história da secretária que se apaixona pelo patrão ganhou vida. Primeiro ela veio ao mundo como uma fanfic com os personagens de Crepúsculo. O sucesso dela nas plataformas do Nyah! e Anime Spirit foi tão diferenciada que decidi trazer para o mundo dos livros. Essa narrativa é um dos meus maiores sucessos e somente esse título conta com mais 300 mil visualizações e, mesmo tendo sido lançada em 2015, até hoje conquista novos leitores. Obviamente essa história passou por um pente fino, mas busquei trazer os principais elementos que fizeram a fanfic ser um sucesso para o livro.  E foi assim que a história de Pequeno Segredo surgiu.

Qual é a principal mensagem que a obra traz aos leitores?

A mensagem é simples, dialoguem para resolver os problemas. Eles irão parecer menos aterrorizantes e mais fáceis de serem resolvidos sem magoar muitas pessoas.

Além desse lançamento, você pretende publicar outros livros ou uma continuação para a história? Quais são seus próximos projetos?

Junto com outros autores lancei um compilado de contos de Natal em que escrevi um texto com os personagens de Pequeno Segredo. Além disso estou trabalhando numa continuação da saga que irá acompanhar o casal Emilly e James, personagens do livro. Também estou finalizando um novo romance que narra a história de uma brasileira que retorna para a Coréia do Sul onde reencontra seu antigo amor e pai de sua filha. Espero que daqui alguns anos, eu tenha criado o “Vivianverse”, meu multiverso onde todas as minhas histórias se conectem.

Sobre a autora: Vivian Duarte, escreve desde os 13 anos. Com histórias publicadas em plataformas como o Wattpad, possui mais de 400 mil visualizações em suas narrativas. Atualmente ela possui dois livros publicados, O Príncipe Sapo e Pequeno Segredo, ambos disponíveis na Amazon. Seu maior sonho é viver de suas histórias. Ela mora no reino de tão, tão distante de Barra do Piraí (RJ) e nas horas vagas assiste dramas coreanos, filmes e seriados sempre na companhia de seu gatinho, chamado Zaion.

Para acessar o release do livro “Pequeno Segredo” clique aqui!

Comentários
Assista ao vídeo