Cultura - Arquitetura

Público 60+ é protagonista de ambiente na CASACOR Ribeirão Preto

16 de Setembro de 2021

Projeto de 22m², desenvolvido em parceria com o médico geriatra do HC Ribeirão, é multissensorial e leva em consideração protagonismo deste público que está mais ativo e busca qualidade de vida

A 3ª edição de CASACOR Ribeirão Preto - que acontece de 21 de setembro a 7 de novembro - vai apresentar um novo olhar para as reais necessidades do público 60+ com um modelo de moradia totalmente adaptativo.

Em parceria com o evento, Paulo Formighieri, médico do Departamento de Geriatria do HC Ribeirão, comanda um projeto que tem a participação de Norton Mello, engenheiro biomédico, Maria Luisa Bestetti arquiteta e urbanista e professora da USP, e de Mariana Chao, arquiteta e urbanista.

"A população com mais de 60 anos hoje já possui uma demanda diferente e tem um perfil mais exigente e protagonista. São ativos, participativos, com uma rotina de vida intensa e sistemática. Dentro e fora do lar, em termos de conectividade com o mundo exterior e também em suas relações interpessoais. E neste sentido a casa precisa acompanhá-lo", explica o geriatra.

Segundo dados do IBGE (2018), um a cada quatro Brasileiros terão mais de 65 anos em 2060 - representando 25,5% do total. Antes, já em 2034, os 65+ serão 15% da totalidade e em 2046, chegarão a 20%. Para comparar, em 2010 - 11 anos atrás - essa faixa etária representava 7,3%.

A pesquisa também aponta que a partir de 2039 o número de idosos nesta faixa etária superará o de crianças de até 14 anos.

Em CASACOR Ribeirão Preto

O espaço de 22 m² traz uma série de mudanças que podem ser adotadas para um ambiente mais atrativos para o público de mais de 60 anos.

Por exemplo, as cores escolhidas que dão o ar de tranquilidade, os pisos e móveis que dão suporte aos objetos remetem também ao lazer, às lembranças em família e os cuidados diários, sinalizações e prateleiras adaptativas na cozinha, espaço destinado ao pet e home-office com mobiliário retrátil, aparelhos eletrônicos - como assistentes pessoais - acoplados e que ajudam no dia a dia, além da proposta de um jardim vertical com irrigação para dar mais contato com a natureza e bem-estar.

Maurício Siqueira, diretor da mostra em Ribeirão Preto, reforça a iniciativa como positiva e que agrega valor ao papel que CASACOR se propõe a fazer em cada edição "A população está em constante aprendizado e evolução. Firmamos a parceria para este projeto pois queremos fortalecer o nosso papel em estar atento às tendências e os conceitos, de ser um farol para os novos tempos e caminhar junto com as transformações do mundo da arquitetura, design e paisagismo", finaliza.

Programe-se

Quando: De 21 de setembro a 07 de novembro
Horários: De terça a quinta-feira das 15h às 21h, sexta-feira 15h às 22h e sábado das 14h às 22h (*venda de ingressos até às 20h). Aos domingos, das 15h às 20h
Local: Av. Carlos Consoni, nº220, Jardim Canadá

Comentários
Assista ao vídeo