Colaboradores - Tânia Voss

Lançamentos com qualidade musical de primeira

13 de Maio de 2021

Chico César e Zeca Baleiro lançam álbum juntos


Uma nova safra de mais de 20 canções, compostas ao longo deste último ano, marcou a retomada da parceria inaugurada há quase 30 anos por Chico César e Zeca Baleiro. Animados pelo resultado das novas parcerias musicais, anunciam o lançamento de um álbum para breve. Mas antes disso, Chico e Zeca antecipam as canções “Respira” e “Lovers” no próximo dia 21 de maio. O single duplo já está disponíve e chega nas plataformas digitais pela Chita/Saravá Discos com distribuição ONErpm.

Quando os shows e gravações pararam por conta da pandemia, Chico César e Zeca Baleiro começaram a compor bastante juntos. Desde maio de 2020 até o início deste ano foram mais de 20 composições - reggaes, baladas, xotes e rocks. Como os dois compõem letra e música, o processo de criação foi bem variado, com muitas experimentações. Tem letra de Chico com música de Zeca e vice-versa, mas tem também canções criadas em conjunto, refrão de um que o outro desenvolveu, enfim, melodias e versos fluindo de ambos os lados.

Com produção de Swami Jr., Chico e Zeca vêm trabalhando desde agosto em 10 canções compostas durante esse período. O primeiro lançamento reunirá duas delas, “Respira” e “Lovers", a única canção produzida por Érico Theobaldo. “Não se entregue não / Ainda tem chão, respira”, acalentam Chico e Zeca na delicada “Respira”, e evocam em “Lovers” a atmosfera romântica do estilo de reggae lovers, que os maranhenses adoram dançar coladinho, para cantar “Lovers para os haters”. “Concretiza-se assim o encontro de três décadas. Clique no link da bio ou direto em https://ps.onerpm.com/LoversERespira para receber um aviso assim que as músicas chegarem.

Chico César e Zeca Baleiro

Marília Mendonça apresenta irmão como cantor.
João Gustavo e seu parceiro Dom Vittor irão participar da live Serenata
Entre as várias surpresas que Marília Mendonça prepara para a Live Serenata, próximo dia 15 às 20h no canal do YouTube, talvez apresentar o irmão caçula como cantor seja a mais emocionante. A estreia oficial de Dom Vittor e Gustavo como dupla em nível nacional, tendo o desafio de logo de cara estar numa das lives mais esperadas do momento.

Ambos com 20 anos, se tornaram próximos ao começarem a compor juntos em Goiânia. João Gustavo que já teve dupla com Matheus e alimentava o desejo de voltar a canta, quando encontrou em Dom Vitto o parceiro ideal. E por falar em composição foi uma delas que chamou a atenção de Marília Mendonça, na mesma hora em que ouviu ela se ofereceu para participar da canção "Cauculista". O clipe já foi gravado e a faixa será mostrada em primeira mão na live da cantora.

Marilia Mendonça e irmão

O Blue Note São Paulo e a Porto Seguros Cartões comemoram o mês do Jazz com uma linda homenagem ao Grande Músico Chick Corea, que infelizmente nos deixou este ano. Com um show inédito, gravado exclusivamente para os fãs brasileiros, será transmitido pelo canal de YouTube do Blue Note SP, no dia 15 de maio, às 20h.

Este memorável ensaio aberto, que traz um dos maiores pianistas do mundo em todo seu esplendor, marca a renovação do Patrocínio Master da Porto Seguro Cartões com a icônica casa de show, Blue Note São Paulo.. Canal de YouTube do Blue Note São Paulo: https://www.youtube.com/bluenotesp 

Chick Corea

Single “Mulheres no Samba” da compositora e cantora Roberta Gomes estreia pelo novo selo ‘Mundaréu Paulista’.
A compositora e cantora Roberta Gomes lança dia 7 de maio o single “Mulheres no Samba”, marcando também a estréia do novo selo “Mundaréu Paulista” da gravadora YB Music, fundado pelo cantautor e produtor Marco Mattoli, que também assina a direção artística deste primeiro lançamento.

A música é um poderoso hino falando sobre um inevitável e urgente protagonismo feminino no samba, território onde o machismo ainda anda solto, mostrando a excelente compositora e a grande intérprete de samba.

A compositora e cantora Roberta Gomes lança dia 4 de junho o EP “No Caminho do Samba”, marcando também a estréia do novo selo “Mundaréu Paulista” da gravadora YB Music, fundado pelo cantautor e produtor Marco Mattoli, assinando também a direção artística do EP. Neste trabalho ela traz sua ancestralidade num poderoso manifesto mostrando a necessidade de trazer a mulher negra ao lugar de destaque e independência que ela deve ocupar na cultura do samba.

Roberta Gomes

Ela agita as redes sociais e seu novo trabalho virou sucesso...Hoje ela está produzindo e dando continuidade aos trabalhos.

“Nem eu consigo muito dizer de onde vem essa ligação com o folk. É um estilo que me toca muito, desde a primeira vez que eu vi o Mumford and Sons ao vivo. Depois, ganhei na agência ingressos para o show de Anavitória e fiquei maravilhada, explica Bela. ``Sol em Touro” é uma canção que fala sobre os principais traços da personalidade de um taurino em um relacionamento.

Por conta da pandemia e do lockdown, voltou para o Rio. Mas sem qualquer frustração, porque sente dentro dela um chamado forte para conduzir sua carreira no Brasil. “Desandar”, seu primeiro single, foi lançado digitalmente antes de ir para o Reino Unido. Escrever em português ou inglês não é determinante. Embora dedique muita transpiração ao ato de compor, sente que as canções estão vagando por aí. Portanto, às vezes tem a sensação de ser atravessada pela inspiração.
A vontade de levar sentimentos ao papel é forte. Contudo, ela se define como uma pessoa observadora. “Não sou falastrona”, diz, rindo. Gosta de notar as coisas não tão aparentes e escrever sobre elas.

Isabela

Músico Guapo lança álbum com Orquestra de Mato Grosso e regência de Leandro Carvalho pela Kuarup. Pantanal Sinfônico inspira-se na rica cultura do Pantanal para criar obra original com lançamento nas plataformas digitais.

Já está disponível nas plataformas digitais o álbum Pantanal Sinfônico, disco do músico Guapo em parceria com a Orquestra de Mato Grosso, sob regência de Leandro Carvalho, lançado pela produtora e gravadora Kuarup. As obras que compõem o álbum são de autoria do compositor Guapo, com orquestração de Italo Peron, pretendem ser um “testemunho autóctone” da alma região. Guapo nasceu à beira do rio Paraguai, na cidade de Cáceres, e é descendente de estirpe pantaneira com mais de dez gerações.

A Sinfonia Nativa Rio Paraguai em Quatro Movimentos e Canto Guacho retratam o cavalo pantaneiro e o ribeirinho diante da ameaça furtiva que o Pantanal vem sofrendo. O Álbum também retrata e homenageia o Marechal Rondon, um dos brasileiros mais ilustres de todos os tempos, ainda pouco conhecido do grande público. Guapo compôs Rondon, Transcendência de um Avatar em sua homenagem, utilizando gravações de telégrafos e temas indígenas para retratar a saga do Marechal pelos interiores do Brasil. O Rasqueado Contemporâneo, obra de Guapo em parceria com Marcos Levi, visita este gênero típico da região, com arranjo para cordas e solo de trompete do próprio Levi.

Pantanal Sinfônico

Começou o Festival Samba de Rosas, uma Reverência paulista a cultura do samba de roda, um dos patrimônios culturais imateriais do Brasil.
Vários convidados fazem parte do projeto.

Aqui é a vez da jornalista,  pesquisadora e Mestre em Ciência da Religião (PUC-SP), Claudia Alexandre, deixar seu recado!
O Festival Samba de Rosas terá 6 conteúdos inéditos com apresentações do comunicador Moisés da Rocha.
Atrações: Nega Duda; Samba de Roda da Dona Rosa (Mauá-SP), Afoxé Filhos do Cacique, Capoeira professora Marquinha, Paty Nabeiro, Mãe Mônica Benezutti, Tatiana Bueno, Grupo Nó na Pedra e Paty Nabeiro.

Assista e Compartilhe!
https://youtu.be/YuzpVnW60Ak

Festival do samba de rosas

Mostrando as duas faces da vida de uma Drag Queen, o espetáculo “Meu Outro Eu” Nos dias 14 e 15 de maio, às 19h, no Teatro João Caetano
Idealizado pelo Produtor Thiago Roderich, “Meu outro eu” narra a rotina e os dilemas passados por uma atriz Drag.

Depois de uma temporada de espetáculos online, a Roderich Produções conduz a estreia da primeira peça de sua própria autoria, o espetáculo “Meu outro eu”, que conta a história da Drag Queen Vivian Davis, que após uma longa temporada trabalhando como Velma Real em uma casa de shows, se vê deslocada quando ao descobrir que o estabelecimento em que trabalha vai encerrar suas atividades.

Com um tom nostálgico e ao mesmo tempo pragmático, Velma aproveita o seu último show no local para relembrar todas as histórias vividas ali, sempre colocando o contraponto entre o artista, a personagem, o local e toda a temática que envolve o trabalho de uma drag queen em relação à sociedade.

Presencial
Dias: 14 e 15 de maio
Local: Teatro João Caetano (Praça Tiradentes, s/n - Centro, Rio de Janeiro)
Horário: 19h
Ingresso presencial: R$ 30,00 (trinta reais)
Compra online: https://bileto.sympla.com.br/event/67673
Duração: 50 minutos. 
OnLine de 27 de maio a 6 de junho na plataforma Furarj em casa
Ingresso online: R$ 30,00 (trinta reais)
Horário:19h
Classificação: 18 anos.
Duração 50 minutos.
Siga a peça no instagram @meuoutroeu

Teatro
Comentários
Assista ao vídeo