A Recente Pandemia de Coronavírus vem preocupando a todos, e muitos que nunca se preocuparam com a saúde por toda a vida “corem atrás do prejuízo” para reforçar a imunidade.
Mas será isso possível? Melhorar a imunidade em algumas semanas?
Segundo o Fisiologista, Bioquímico e Ortomolecular Moacir Rosa é perfeitamente possível, e o período de quarentena pode servir a esse propósito, de melhoria da imunidade e da saúde como um todo.
O fator primordial (e talvez o mais difícil), é o controle do estresse. Níveis elevados de estresse aumentam o Cortisol, um hormônio quando produzido de forma exagerada atua como um imunossupressor, derrubando a imunidade. “Diminuir o estresse e dormir bem melhora sua imunidade em poucos dias” relata Moacir Rosa.
A alimentação é outro ponto nevrálgico, uma boa alimentação com comida de verdade melhora seus níveis de energia e aumentam a imunidade. Mas atenção, comer bem não é comer muito, o importante são os nutrientes. Segundo Moacir Rosa alimentos industrializados, processados e ultraprocessados, congelados, FastFood, bebidas açucaradas e alcoólicas, alimentos ricos em açúcar e farinha branca são altamente inflamatórios e desregulam a cascata inflamatória e não devem ser consumidos principalmente nesse período. Opte por uma alimentação natural, nutritiva e sem aditivos, além da melhora na sua imunidade sua saúde também vai agradecer.
Um outro ponto que nem sempre é consenso são algumas vitaminas, suplementos e minerais, elas podem melhorar a imunidade?
“Apesar de muitos profissionais de saúde continuar insistindo que não há evidências para o uso de vitaminas e minerais, é farta a literatura científica nesse sentido” afirma Moacir.
“Há centenas de trabalhos, ensaios clínicos na literatura científica demonstrando os efeitos da Vitamina C na eficiência dos macrófagos e anti corpos, o poder extraordinário da Vitamina D na modulação imune, a eficiência do Ômega 3 na regulagem da cascata inflamatória, e claro o Magnésio, que participa em mais de 300 reações no organismo entre elas a manutenção imune, isso para ficar em alguns exemplos dentre várias outras substâncias”